plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TÓQUIO

Dirigente deve propor adiamento da Olimpíada 2020 em razão do coronavírus

Um membro do conselho executivo do comitê organizador dos Jogos de Tóquio disse nesta quarta-feira (11) que irá propor a possibilidade de adiar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, marcados inicialmente para julho e agosto deste ano, devido ao surto de

Imagem ilustrativa da notícia Dirigente deve propor adiamento da Olimpíada 2020 em razão do coronavírus camera Divulgação

Um membro do conselho executivo do comitê organizador dos Jogos de Tóquio disse nesta quarta-feira (11) que irá propor a possibilidade de adiar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, marcados inicialmente para julho e agosto deste ano, devido ao surto de coronavírus.

A ideia, conforme Haruyuki Takahashi relatou à agência Kyodo News, é apresentar essa proposta durante reunião do grupo no final deste mês. "Precisamos lidar [com o caso] com base na realidade. O tempo está se esgotando", disse.

Na terça-feira (10), o Wall Street Journal informou que Takahashi declarou que seria mais realista adiar os Jogos por um ou dois anos, em vez de cancelar o evento por causa do surto.

"Eu não acho que os Jogos possam ser cancelados, seria um atraso. O Comitê Olímpico Internacional (COI) estaria em apuros se houvesse um cancelamento. Os direitos da TV americana por si só fornecem uma quantia enorme [de dinheiro]", afirmou Takahashi.

Em resposta nesta quarta, o comitê organizador negou ter conhecimento sobre a sugestão de seu membro e reafirmou que a cerimônia de abertura da Olimpíada continua prevista para 24 de julho.

De acordo com o jornal americano, cerca 73% das receitas do COI são provenientes dos direitos de transmissão das competições.

Adiar o megaevento, algo que nunca ocorreu na sua edição moderna (desde 1896), vai contra o estabelecido na Carta Olímpica, documento que rege a atuação da entidade. Três edições dos Jogos de Verão já foram canceladas, todas em razão das Guerras Mundiais (1916, 1940 e 1944).

O contrato do COI com a cidade de Tóquio a princípio vale apenas para 2020. No último dia 3, a ministra da Olimpíada do governo japonês, Seiko Hashimoto, admitiu a possibilidade de adiamento caso os Jogos sejam realizados ainda neste ano. De acordo com ela, o contrato dos organizadores com o comitê prevê essa possibilidade.

"O COI tem o direito de cancelar os Jogos somente se eles não ocorrerem dentro de 2020. Isso pode ser interpretado como a possibilidade de os Jogos serem adiados, contanto que sejam realizados durante este ano", disse a ministra. "Estamos fazendo tudo o que podemos para assegurar que os Jogos sigam como planejado", completou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias