plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Soberba do Clube do Remo é o destaque de Gerson Nogueira

Para Gerson, Clube do Remo precisa de reforços e humildade para série B

Imagem ilustrativa da notícia Soberba do Clube do Remo é o destaque de Gerson Nogueira camera Edson Cariús ainda ainda não mostrou futebol no Baenão. | Samara Miranda/Ascom Remo

Lições para o brasileiro

O Remo está fora da decisão do Parazão 2021. Vai acompanhar pela TV a festa exclusiva de Tuna e PSC, finalistas da competição. Pior que isso: chega ao terceiro revés em finais nos últimos seis meses – Série C, Copa Verde e Estadual. Conta indigesta para uma torcida exigente; número negativo para o técnico Paulo Bonamigo, respeitado e identificado com o clube, mas que ainda não acertou a mão na hora de decidir títulos.

A repercussão da derrota para o Vila Nova-GO na Série C foi atenuada pelos muitos desfalques provocados pela covid-19 no elenco, após a festa do acesso. Em seguida, veio a Copa Verde. O Remo chegou à final diante do Brasiliense e jogou as duas partidas como se tivesse o condão de resolver tudo a qualquer momento. Perdeu.

Contra a Tuna, anteontem, no Evandro Almeida, a situação se repetiu. O Remo ostentou certa soberba, como de resto em quase todo o campeonato. Terminou superado por um time tecnicamente modesto, mas esforçado e determinado a vencer.

Em vários jogos, o Leão exibiu autossuficiência, como se sobrasse na disputa. Até sobrava, pelo menos em tese, na qualificação dos jogadores. Ocorre que o futebol não é (ainda bem) pautado por uma régua cartesiana segundo a qual elencos mais caros são naturalmente vencedores.

Fatores diversos contribuem para que uma equipe avance e alcance objetivos dentro de um torneio. O Remo de Bonamigo teve três grandes momentos no campeonato: a estreia contra o Gavião, a goleada sobre o PSC e o início arrasador diante do Águia em Marabá pelas quartas de final.

Foram sempre lampejos, nunca uma atuação completamente boa. Chegou perto disso no Re-Pa, mas em nenhum outro jogo mostrou a mesma volúpia ofensiva. Fazia um gol e descansava na sombra. Se marcasse dois, tirava o pé em definitivo. Ocorreu isso em quase todas as rodadas.

Contra a Tuna, na primeira partida, o Remo foi bastante superior. Impôs seu plano de jogo, fez um gol logo de cara, mas arrefeceu e permitiu a reação. Quando foi buscar o resultado, bateu de frente com o goleiro Gabriel e enfrentou a correria da jovem equipe cruzmaltina.

Não foi o suficiente para alertar a comissão técnica. No jogo de quarta-feira, a Tuna veio mais disposta a conquistar a vaga. Deixava claro essa vontade até nas duras entradas toleradas pela arbitragem. O Remo se resguardava, tentava jogadas de efeito, era quase petulante.

O grande lance foi o passe de primeira que Gedoz deu a Marlon para o cruzamento que levou ao gol. Estranhamente, essa manobra não se repetiu mais. O ataque se perdeu em tentativas individuais de Lucas Tocantins, Dioguinho e Edson Cariús. Todos renderam abaixo das expectativas, mas é fundamental reconhecer os méritos da brava Águia do Souza.

As mudanças feitas no 2º tempo foram um tiro no pé. Erick Flores e Vinícius Kiss precisam de tempo para entrosar. Renan Oliveira já teve tempo demais para mostrar utilidade. A dura realidade é que, após tirar Tocantins e Dioguinho, Bonamigo não tinha armas para o ataque. O Leão foi eliminado provavelmente nas substituições.

O grande legado da perda do Parazão talvez esteja nas lições deixadas para a Série B. Em primeiro lugar, está claro que o grupo carece de reforços. É evidente também que algumas peças não estão à altura dos planos para a competição nacional. E, por fim, a necessidade de calçar as chuteiras da humildade, ensinamento válido para qualquer tipo de competição.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias