plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SUPERAÇÃO

Do Marajó para Tóquio: Ian Matos, um salto espetacular!

Conheça a história do atleta que saiu da Vila de São Miguel do Pracuúba para tentar uma vaga nas olimpíadas de Tóquio

Imagem ilustrativa da notícia Do Marajó para Tóquio: Ian Matos, um salto espetacular! camera Saltador Paraense conta um pouco de sua história ao Dol. | Dovulgação/CBDA

O esporte sempre teve um papel social gigante dentro da sociedade, dentre outros motivos ele vem trabalhando junto com a redução da criminalidade, a ascensão social, escolaridade, disciplina e muitos outros fatores. Para Ian Carlos Matos, ex-morador do bairro do Marco, em Belém, e hoje atleta olímpico, o esporte significa tudo isso.

Aos 11 anos de idade, através de um projeto chamado “Papo Cabeça” organizado pelo Universidade do Estado do Pará, ainda no ano de 2001, Ian gostou da modalidade Saltos Ornamentais, e participou de sua primeira competição aos 12 anos, em 2002. Mal ele sabia, que esse esporte se tornaria sua profissão futuramente.

ORIGENS

O atleta que tem origens marajoaras, do distrito de São Miguel do Pracuúba, que pertence ao território da cidade de Muaná, na Ilha do Marajó, a simplicidade sempre fez parte da vida da vida do jovem saltador, porém, nasceu em Belém, no bairro do Marco.

Quando perguntado sobre as influências de sua terra nas competições, ele mencionou, em entrevista exclusiva ao DOL, que não leva nada, vai além, leva para vida: “Eu nasci em Belém, minha família é de Pracuúba e eu sempre procuro estar lá uma vez por ano. Da minha vivência lá não levo nada pra competição mas sim para minha vida, respeitar as origens, simplicidade, família, essas são coisas que trago sempre comigo.”

Ian e sua vó, no Distrito de São Miguel do Pracuúba, Marajó.
📷 Ian e sua vó, no Distrito de São Miguel do Pracuúba, Marajó. |Reprodução/Facebook

O COMEÇO DA VIDA COMO ATLETA

Sua primeira competição internacional foi o Sul-Americano, em 2003, e o mundial juvenil em 2004, ambos em Belém. No ano de 2007, Ian se mudou para Brasília para treinar. Chegou ao Rio de Janeiro em 2014 para se preparar para as Olimpíadas Rio 2016. Em todos esses anos, o paraense já se tornava um dos principais nomes dos Saltos Ornamentais no País, disputando três Pan-Americanos, duas copas do mundo e dois mundiais de desportos aquáticos.

MARCO NA CARREIRA E VIDA PESSOAL

O divisor de águas na vida profissional do atleta foi quando, aos 14 anos, ele pode usufruir do benefício Bolsa Atleta, do Governo do Estado do Pará, podendo assim, focar totalmente no esporte. “O divisor de águas na verdade foi o Bolsa Atleta do governo estadual, eu pude começar a receber dinheiro para focar só no treinamento.”

Em janeiro de 2014, em entrevista para o jornal Correio Brasiliense, Ian afirmou publicamente ser homossexual e também ressaltou que teve grande inspiração em outro atleta de Saltos Ornamentais, o Britânico Tom Daley, em 2013. Em outra entrevista, afirmou buscar a representatividade de pessoas com orientação sexual diferente no esporte.

TREINAMENTOS E PLANOS FUTUROS

O atleta, que hoje treina pelo Fluminense, tem uma rotina de treinamentos programados durante a semana, divididos em: físicos, na água, psicológico e nutricional: “Meu cronograma de treino é dividido em 6 treinos semanais sendo 3 dias de manhã e de tarde e 3 dias de academia, todos os dias eu uso o ginásio próprio para saltos ornamentais, e todos os dias uso a piscina também. Tenho acompanhamento psicológico 1 vez por semana e nutricional de 2 em 2 meses.”

Aos 32 anos de idade, Ian ainda não pensa em parar de competir, mas já se forma esse ano, e no futuro pretende ser técnico de saltos. Segundo ele, embora com a idade alguns reflexos começam a ficar deteriorados, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que tem como missão formação e manutenção de atletas, possui uma equipe de preparadores físicos excelentes para prevenção de lesões.

“Eu me formo em educação física esse semestre, quero ser técnico de saltos. Eu ganhei a eliminatória e enquanto tiver entre os melhores atletas do Brasil vou me manter competindo a nível nacional, internacional, vai ser um pouco mais complicado mas vou tentar aproveitar meu corpo. Atualmente não tenho nenhuma lesão que me preocupe, minha parte física do treino é muito bem feita pelos preparadores do cob.”

TÓQUIO 2020

Ian estava disputando agora pouco vaga nas Olimpíadas de Tóquio, no pré-olímpico que está acontecendo no Japão, o Paraense não conseguiu vaga nos jogos, e comunicou isso por meio de suas redes sociais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias