plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
HISTÓRICO

Paraense vence etapa de circuito brasileiro de surf pela primeira vez 

O circuito segue com a última etapa, em dezembro, na Bahia, quando será definido o novo campeão brasileiro.

Imagem ilustrativa da notícia Paraense vence etapa de circuito brasileiro de surf pela primeira vez  camera Nayson Costa se consagrou como campeão da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional | Lima Júnior

Um feito histórico para o esporte paraense vindo do surf e da cidade de Salinas, nordeste do estado. Nayson Costa, morador da praia do Atalaia, sagrou-se, na tarde de sexta-feira (27), como campeão da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, realizada nas águas da praia da Taíba, na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

Nayson Costa, 23, conquistou o título inédito, numa reviravolta emocionante e nos instante finais da última bateria, quando acabou vencendo a etapa sobre o catarinense Ian Gouveia, que esteve na liderança em grande parte da disputa. O paulistano Wesley Dantas foi o terceiro e o paraibano Samuel Igo, o quarto. Detalhe, Ian Gouveia é filho de Fábio Gouveia, surfista lendário e campeão mundial na década de 1990.

Limitações

O surfista paraense foi único atleta do Norte do país a desembarcar na competição por colaboração e “vaquinha” feita por amigos e familiares. Outra particularidade foi que Nayson surfou todo o campeonato com uma prancha emprestada, realidade que não limitou a atuação do paraense. Ele acabou “fazendo a mala” de atletas renomados que disputam o circuito mundial. O salinense não se intimidou e saiu vitorioso por apenas 0,10 décimo (13.60 a 13.50), quando desbancou o catarinense Ian Gouveia. A competição foi de alto nível e contou com boa ondulação, que elevou mais ainda a desenvoltura dos atletas, representantes das regiões Norte, Sul, Sudeste e Nordeste.

Paraense vence etapa de circuito brasileiro de surf pela primeira vez 
📷 |Lima Júnior

Carismático, Nayson Costa, que mora em uma das barracas da praia do Atalaia, foi muito festejado nas areias de Taíba. É a primeira vez na história do surfe brasileiro uma vitória no circuito profissional, tanto para o estado do Pará, quanto para a Região Norte. No ranking do circuito profissional, o paulista Marcos Corrêa, vencedor da etapa inicial, em Ubatuba, manteve a ponta e o potiguar Israel Júnior assumiu o segundo lugar. O circuito segue com a última etapa, em dezembro, na Bahia, quando será definido o novo campeão brasileiro.

Paraense vence etapa de circuito brasileiro de surf pela primeira vez 
📷 |Lima Júnior

Cena

O surf no Pará teve seus anos dourados nos anos 1990, mas ainda mantém seus praticantes, a exemplo dos que aproveitam as boas ondas em Salinas, que começam a surgir com a chegada do inverno amazônico. Nesse contexto, está Nayson Costa, que recebe uma bolsa-atleta, conquista da Federação Paraense de Surf. O surfista tem contado com o grande incentivo da família, amigos, empresários e gente envolvida com a modalidade.

Olhar

De acordo com Alex Cavalcante, 53, surfista, praticante do esporte há 37 anos e hoje dono de uma escola de kitesurf e surf, em Salinas, Nayson Costa é uma promessa e demonstrou isso desde cedo. Segundo Cavalcante, que acompanha o jovem desde a adolescência e teve a oportunidade de patrociná-lo por três anos, Nayson reúne características completas dentro do surf moderno, que combina o surf power com o surf progressivo, muito conhecido nas performances de surfistas profissionais como Gabriel Medina e ítalo Ferreira. “Ele (Nayson) é completo e vem demonstrando isso ao longo do tempo. Desde cedo mostrou diferencial. É muito talentoso”, afirma.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias