plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES

De ‘Escola das Águas’ a ‘shopping’: as propostas dos candidatos de Belém para o Esporte

O DOL analisou os programas dos candidatos para saber as propostas deles para a área

Imagem ilustrativa da notícia De ‘Escola
das Águas’ a ‘shopping’: as propostas dos candidatos de Belém para o Esporte camera Os candidatos durante debate da RBA TV | Celso Rodrigues/Diário do Pará

Faltando poucos dias para os eleitores de Belém retornarem às urnas, o DOL resolveu conferir nos programas de governo dos candidatos à prefeitura de Belém quais as propostas para a área de esporte.

Veja na íntegra como foi o debate entre os candidatos à prefeitura de Belém

Tanto o candidato Edmilson Rodrigues (PSOL) quanto a do candidato Delegado Eguchi (Patriota) trazem nos programas o esporte relacionado com temas como educação e lazer, mas sem detalhar como isso será feito e nem como os projetos serão financiados.

Veja:

EDMILSON RODRIGUES (PSOL)

De acordo com o programa do candidato, a Política de Esporte e Lazer como Direito Social de todas as pessoas e dever do Estado, “será desenvolvida na perspectiva do direito à cidade, integrada enquanto política intersetorial e baseada em princípios de participação popular, transparência e controle social”.

O programa cita parques ambientais e áreas verdes da cidade da cidade para conectar a natureza na cidade aos moradores.

“Assim como a Escolas das Águas para desenvolvimento de práticas corporais aquáticas peculiares ao cotidiano da comunidade ribeirinha”, diz.

Da mesma forma, os programas de arte, cultura, esporte e lazer são apontados pelo candidato como importante estratégia, principalmente para a juventude no território dos CRAS.

O programa de governo critica ainda a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) por não assumir o papel de articulação com os demais setores de políticas públicas para a formulação e a implementação de políticas que de fato buscassem a democratização do acesso ao esporte e lazer como direitos sociais.

“Houve diminuição drástica do atendimento à população nos últimos 8 anos com a redução e, até mesmo, a extinção de programas e projetos de esporte e lazer”.

Conforme dados do Portal da Transparência, a não execução integral dos recursos destinados à pasta chegou a 90,62% em 2020.

DELEGADO EGUCHI (PATRIOTA)

A construção de um “Shopping da Cidadania” com atendimento permanente à população nas áreas de artes marciais e esportes em geral é a principal proposta que aparece no programa do delegado Eguchi.

A obra, que teria parceria com Governo Federal e empresas privadas, também terá atividades de pintura, lazer, cultura, economia criativa, capacitação profissional, aulas de música, dança, teatro, robótica, programação de games, áudio e vídeo, internet e redes sociais, bem como atendimento psicológicos em geral e às vítimas de violência familiar, com especial atenção aos idosos, crianças, adolescentes, mulheres e portadores de necessidades especiais.

O candidato pretende ainda promover parcerias com Associações de Pais e Professores, para utilização de espaços públicos voltados à integração entre comunidades e difusão educativa do esporte, lazer e cultura.

Outra proposta apresentada no governo é a criação do projeto “Belém Tem Talentos”. Por meio de parcerias público privadas, com incentivos de dedução de ISS para empresas, elas deverão investir no “desenvolvimento de 29/32 programas de fomento a esporte, lazer e cultura para crianças e adolescentes carentes. Isso em harmonia com os agentes comunitários voluntários que possam conduzir esses projetos”.

O programa de governo fala ainda em dar continuidade aos projetos “Escola de Esporte” e “Esporte Sem Barreiras “.

Outra proposta do candidato é adequar as praças públicas municipais e o Portal da Amazônia com quadras poliesportivas, pistas de skate, quadras de tênis e academias a céu aberto, “com a devida atuação da Guarda Municipal de Belém na conscientização do uso adequado pela população”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias