plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
RETOMADA

Libertadores da América retorna hoje após seis meses de paralisação

Paralisada em março por causa da pandemia do novo coronavírus, a Copa Libertadores será reiniciada nesta terça-feira (15), com quatro jogos. Santos e Athletico são os brasileiros que estarão em campo na retomada da disputa, que teve sua situação competiti

Imagem ilustrativa da notícia Libertadores da América retorna hoje após seis meses de paralisação camera Disputa volta desequilibrada | Reprodução

Paralisada em março por causa da pandemia do novo coronavírus, a Copa Libertadores será reiniciada nesta terça-feira (15), com quatro jogos. Santos e Athletico são os brasileiros que estarão em campo na retomada da disputa, que teve sua situação competitiva significativamente alterada pela Covid-19.

SBT assina com a Conmebol e garante Libertadores para a TV aberta

Os times já vivem momentos bem distintos após seis meses. No caso dos representantes do Brasil, houve tempo para recuperar o ritmo desde o retorno dos campeonatos, entre junho e julho, porém o calendário está bem apertado. Com duas rodadas por semana no Campeonato Brasileiro até aqui, os jogadores já acusam o desgaste físico.

Entre os concorrentes continentais, alguns convivem com o problema oposto. É o caso dos clubes argentinos, que foram autorizados a reiniciar os treinamentos em agosto, mas não participam de duelos oficiais desde março. Estão na disputa Boca Juniors, River Plate (no grupo do São Paulo), Racing, Tigre (no grupo do Palmeiras) e Defensa y Justicia (no grupo do Santos).

Há duas semanas, o elenco do Boca teve um surto de casos de Covid-19, com um total de 22 atletas infectados após falha na bolha sanitária elaborada pelo clube. No último dia 8, a pouco mais de uma semana da sua reestreia na competição, o técnico Miguel Ángel Russo começou a receber de volta alguns jogadores que haviam sido contagiados. Outros, que ainda tinham testes positivos, mas não apresentavam sintomas, trabalharam separadamente.

O tempo maior levado pela Argentina para permitir a volta do futebol em relação aos adversários faz com que times que antes não eram considerados favoritos em seus grupos passem a sonhar com uma classificação. É o caso da LDU, que está na chave de São Paulo e River Plate. “Sempre há equipes que são candidatas [ao título], mas agora está equiparado, principalmente porque os argentinos não puderam arrancar [em seu campeonato]”, disse o goleiro argentino da LDU, Adrián Gabbarini, que acredita em vantagem do São Paulo sobre o River Plate na retomada do torneio.

Além da Argentina, o futebol também não voltou na Venezuela e na Bolívia. No Uruguai, no Chile, no Peru, na Colômbia e no Equador, as competições tiveram seu recomeço entre o fim de julho e o começo de agosto -sem público, como ocorrerá na Libertadores.

Na disputa continental, a retomada não vai manter a programação original de locais de jogo. Por questões logísticas ligadas à pandemia, alguns estádios foram excluídos do torneio. No Peru, por exemplo, todos as partidas serão realizadas na capital, Lima. A mudança afetou diretamente o São Paulo, que perdeu por 2 a 1 para o Binacional nos 3.800 m de Juliaca. No até agora equilibrado Grupo D, River Plate e LDU não precisarão encarar essa dificuldade. Todos na chave, após duas rodadas, somam três pontos.

Treinador estuda poupar titulares pensando em jogo da Libertadores

A situação da tabela é a mesma no Grupo C, com as quatro equipes empatadas com três pontos. O Athletico tentará pular à frente a partir das 19h15 (de Brasília) desta terça, contra o Jorge Wilstermann, na Bolívia. Já o Santos, que receberá o Olimpia às 21h30, na Vila Belmiro, venceu as duas partidas que disputou, contra Defensa y Justicia e Delfín, ainda com Jesualdo Ferreira no comando. Agora, com Cuca à frente da equipe, joga para deixar sua situação bem encaminhada no Grupo G.

Flamengo e Palmeiras, também 100%, lideram o Grupo A e o Grupo B, respectivamente. No Grupo E, o primeiro lugar é dividido pelos rivais Grêmio e Internacional, cada um com quatro pontos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias