plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
QUE VENHA O TRI!

Final da Copa Verde: vai que é tua, Papão!

Sem conseguir título nas competições que já disputou - Parazão, Copa do Brasil e Série C do Brasileiro, o Paysandu tem na Copa Verde a última chance para não fechar o ano no vermelho. Mas, para não dar a temporada como perdida, o Papão precisa fazer o

Imagem ilustrativa da notícia Final da Copa Verde: vai que é tua, Papão! camera O clube bicolor está muito próximo de ter mais uma taça da Copa Verde em sua galeria | Jorge Luiz / Paysandu SC

Sem conseguir título nas competições que já disputou - Parazão, Copa do Brasil e Série C do Brasileiro, o Paysandu tem na Copa Verde a última chance para não fechar o ano no vermelho. Mas, para não dar a temporada como perdida, o Papão precisa fazer o seu dever de casa, hoje, às 21 horas, no Mangueirão, diante do Cuiabá-MT, na segunda e última partida da final do regional. Para chegar a sua terceira conquista do torneio, que venceu em 2016 e 18, a equipe bicolor conta com bons aliados: o fator campo, sua inflamada torcida e o que, teoricamente, é mais importante, o simples empate.

A vantagem de já entrar em campo como campeão foi assegurada ao Paysandu após a vitória do time - 1 a 0 - no jogo de ida, resultado que surpreendeu a muitos torcedores. Pela campanha regular que faz na Série B do Brasileiro, na qual é hoje o 8º colocado, e por jogar em casa, o Dourado, apelido da equipe mato-grossense, era apontado como favorito. Mas o Papão, que não disputava partida oficial, há pouco mais de um mês - a última havia sido no dia 6 de outubro, contra o Clube do Remo -, acabou desbancando os donos da casa.

Apesar de o vento soprar favorável ao time, o técnico Hélio dos Anjos e seus jogadores são cautelosos, mantendo os pés no chão e evitando a cabeça nas nuvens. Desde o final do jogo de ida que o discurso entre os bicolores é de respeito ao adversário. “Nada está ganho. Tudo está em aberto. Mas valeu a pena ir lá e conquistar os pontos que conquistamos”, ressalta o treinador, que prevê muito mais dificuldade para sua equipe no confronto de hoje. “Acredito que as dificuldades aqui serão maiores”, vaticina Dos Anjos.

Entre os jogadores o pensamento não foge ao exposto pelo comandante do time. “Não ganhamos nada ainda”, alerta Nicolas. “O que conseguimos lá (em Cuiabá) foi apenas um passo rumo ao objetivo maior, que é o título”, diz o atacante, artilheiro do clube na temporada com 12 gols oficiais. O goleiro Giovanni segue a mesma linha de raciocínio do companheiro de ataque. “Demos o primeiro passo. Ainda há muito chão para caminhar. É mais um jogo difícil”, avalia o arqueiro.

A decisão deste ano da CV tem script mais ou menos parecido com a de 2018, que teve o Papão como campeão. Pelo menos até o jogo de ida, quando a equipe bicolor derrotou o Atlético-ES, fora de Belém, só que por 2 a 0, empataram o jogo de volta em casa por 1 a 1. Para que a história fique ainda mais parecida o Papão precisa levantar o troféu, seja com um simples empate ou, melhor ainda, com uma vitória, o que daria um gosto especial à Fiel.

Hora de mostrar poder de fogo

Nicolas é a principal esperança de gols do time bicolor hoje
📷 Nicolas é a principal esperança de gols do time bicolor hoje |Jorge Luiz / Paysandu

Dos 49 gols marcados pelo Paysandu até aqui em competições oficiais na temporada, 12 deles saíram dos pés e, principalmente, da cabeça de Nicolas, 30 anos. A artilharia do atacante nascido na cidade de Alegria, no Rio Grande do Sul, representa 24.5% do aproveitamento ofensivo do time bicolor em 2019. Com retrospecto tão positivo do jogador, nada mais natural que a Fiel deposite grande esperança na eficiência do “matador” na partida decisiva de hoje, contra o Cuiabá-MT. Mas, além do “Cabeludo”, o Papão conta em seu time com outros jogadores que podem decidir em favor do time.

Entre os jogadores que compõe, digamos, o plano B do poder de fogo bicolor estão o meia-atacante Tomas Bastos e o atacante Vinícius Leite, cada um com 5 gols na temporada. Leite, inclusive, tem se destacado por marcar gols importantes. Outro que pode ser incluído na lista, mas este com menor poder de fogo, é o atacante Hygor Silva. O jogador está há algum tempo sem jogar devido a folga concedida ao elenco e, em seguida, uma contusão que sofreu em sua volta à Curuzu. Hygor soma apenas 3 gols em 8 partidas. O atleta, caso esteja relacionado, deve compor o banco de reservas.

Contrariando a ousadia que costuma mostrar em campo, se entregando ao jogo enquanto estiver em campo, Nicolas evita prometer gol à Fiel. Contudo, ele não abre mão de continuar sendo o mesmo atleta brigador que tem sido desde que chegou à Curuzu, o que representa meio caminho percorrido para o gol. “O meu objetivo é muito claro”, diz. “Quero estar sempre ajudando, independente da maneira que for. Felizmente até aqui tenho conseguido ajudar o grupo, seja com gols ou de outra maneira. Espero que o ano termine de maneira positiva pra nós, com a conquista dessa Copa Verde”, diz.

EQUILÍBRIO

A ordem no Bicola é jogar com inteligência

Usar a cabeça. Essa é a principal mensagem do técnico Hélio dos Anjos para os seus jogadores com vistas à partida de hoje, quando o Paysandu poderá acabar com o jejum de títulos no ano e salvar 2019 diante do Cuiabá-MT. “Temos de ser uma equipe inteligente, sem fugir das nossas características, batendo em cima daquilo que tem sido normal do nosso time”, recomendou, ontem, o treinador. O fato do Papão ter a seu favor o empate foi comentado pelo comandante bicolor. “Essa vantagem só deve ser usada nos minutos finais (da decisão)”, alertou Dos Anjos. Sobre o Cuiabá, o técnico afirmou não acreditar que o adversário vá mudar de postura em relação a maneira como tem se comportado em seus jogos na Série B do Brasileiro e, também, na Copa Verde. “Em todos os jogos decisivos do Cuiabá, ele teve a mesma postura que teve contra a gente lá”, declarou. “O adversário sempre iniciou fulminante, tanto dentro como fora de casa. O jogo em que o adversário menos teve ímpeto agressivo, em jogo decisivo, foi contra o Brasil de Pelotas”, observou. O treinador, que, mais uma vez, não revelou a formação que pretende mandar a campo, observou, na coletiva, a dureza da decisão para ambos os lados. “Será um jogo dificílimo”, previu Dos Anjos, voltando a conclamar o torcedor bicolor para incentivar sua equipe. “Contamos com uma coisa muito importante, que é o nosso torcedor. A resposta que nos demos, com esse campo cheio e a nossa torcida presente, sempre foi positiva. Espero que assim se repita”, encerrou.

QUE BOM!

Destaque cuiabano segue de fora

Mais uma vez o Cuiabá não contará com sua principal estrela na final de 180 minutos da Copa Verde. O habilidoso meia Jean Patrick, que não esteve em campo no jogo de ida, contra o Papão, segue vetado pelo Departamento Médico do clube mato-grossense. Ele se recupera de lesão no posterior da coxa direita e só voltará a jogar em 2020. Patrick é apontado como a “cabeça pensante” do Dourado, sendo o responsável pelo toque de criatividade no meio de campo da equipe. O apoiador, porém, não é o único desfalque do adversário bicolor para a partida.

O técnico Marcelo Chamusca também não dispõe do lateral-direito Léo, este expulso na reta final da partida de ida na Arena Pantanal. As opções do treinador para o setor são Jonas, com maiores possibilidades de entrar no time, e Tory, que corre por fora. Além dos desfalques por lesão e suspensão, Chamusca também não conta com o zagueiro Hélder Maciel, o meia-atacante Lucas Braga e o meia Renan Bressan. Os três não estão inscritos na Copa Verde.

O zagueiro Anderson Conceição conta que a estratégia do time será a mesma adotada contra o Goiás-GO, que venceu o jogo de ida, em Goiânia, e foi eliminado na partida de volta, em Cuiabá, quando tinha a vantagem do empate. “Precisamos ter o mesmo respeito que tivemos contra o Goiás, mas vamos jogar de igual para igual, mesmo jogando na casa do adversário, que além do empate tem essa outra vantagem”, comentou o defensor.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias