Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$
ATÉ QUANDO?

Jornalista faz comentários racistas e é afastado; assista!

O comentarista ainda foi defendido pelo narrador da partida, que considerou as criticas como "mimimi"

segunda-feira, 26/04/2021, 09:59 - Atualizado em 26/04/2021, 10:07 - Autor: Com informações do portal Terra


Comentaristas falam que jogadoras do time de futebol feminino do Bahia em cabelos "exóticos".
Comentaristas falam que jogadoras do time de futebol feminino do Bahia em cabelos "exóticos". | Divulgação/Bahia

Em uma transmissão de futebol ou qualquer outro esporte, é comum comentaristas e narradores brincarem com certos tipos de assuntos, desde questões técnicas, táticas e até mesmo fatores extracampo. Porém, as "brincadeiras" perdem completamente "a graça" e o sentido quando entram em terrenos mais delicados, como cor de pele, identidade de gênero ou até mesmo nacionalidade.

O jogo entre Napoli-SC e Bahia, pelo campeonato Brasileiro Feminino, foi marcado por um comentário lamentável, que chamou atenção de grande parte dos espectadores que acompanhavam a partida pela plataforma streaming MyCujoo e pela CBF TV.

O comentarista Edson Florão se referiu ao cabelo de algumas  jogadoras do Bahia como "exóticos", sugerindo que elas teriam certa vantagem em lance de jogadas aéreas. Veja o vídeo:

"Acaba tendo que rifar a bola, facilitando especialmente o sistema defensivo da equipe do Bahia, que está aí com a sua vantagem de estatura, com esses cabelos exóticos, pelo menos uma meia dúzia. A Aline tem o cabelo mais exótico me parece dessa equipe do Bahia", disse o comentarista.

Após um comentário nas redes sociais de uma pessoa que acompanhava o jogo, o narrador Paulo Cesar Ferrarin saiu em defesa do colega, considerando o comentário do espectador como "mimimi", e ainda citando grandes artistas brasileiras como Daniela Mercury e Margareth Menezes, fazendo comparação ao cabelo das jogadoras. Ambas as cantoras são baianas.

"Se o Paulo achar que é um comentário xenofóbico comparar as artistas, que são maravilhosas, que a gente falou da Margareth Menezes, poderíamos citar alguém... a Daniela Mercury, outros tantos. Paulão, você está fora da realidade. Elogiar os artistas da Bahia para você. Realmente é muito mimimi, meu amigo. A gente está elogiando. Talvez você não conheça Margareth Menezes, o talento dela e tudo que ela faz na classe artística. Pelo amor de Deus", analisou o narrador, chateado (seria mimimi?) por ver seu colega corrigido.

Horas depois, a cantora Margareth Menezes repudiou os comentários racistas ocorridos na partida: "O fatídico episódio de hoje, durante o jogo Napoli x Bahia, em que comentários preconceituosos foram direcionados às atletas e à artista Margareth Menezes, é algo que não pode ocorrer. Sobretudo em tempos em que estamos discutindo e ampliando diálogos sobre racismo, machismo e sexismo. É absurdo, impensável e inadmissível que discursos como estes sejam normalizados", disse.

Segundo a Assessoria de comunicação do Bahia, em seu Twitter, o Clube planeja uma ação em conjunto com a cantora, que também é torcedora do Bahia.

A CBF e a plataforma MyCujoo informaram que o Narrador e o comentarista da partida forma afastados de suas atividades após o corrido:



Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS