plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ATÉ QUANDO?

Jornalista faz comentários racistas e é afastado; assista!

O comentarista ainda foi defendido pelo narrador da partida, que considerou as criticas como "mimimi"

Imagem ilustrativa da notícia Jornalista faz comentários racistas e é afastado; assista! camera Comentaristas falam que jogadoras do time de futebol feminino do Bahia em cabelos "exóticos". | Divulgação/Bahia

Em uma transmissão de futebol ou qualquer outro esporte, é comum comentaristas e narradores brincarem com certos tipos de assuntos, desde questões técnicas, táticas e até mesmo fatores extracampo. Porém, as "brincadeiras" perdem completamente "a graça" e o sentido quando entram em terrenos mais delicados, como cor de pele, identidade de gênero ou até mesmo nacionalidade.

O jogo entre Napoli-SC e Bahia, pelo campeonato Brasileiro Feminino, foi marcado por um comentário lamentável, que chamou atenção de grande parte dos espectadores que acompanhavam a partida pela plataforma streaming MyCujoo e pela CBF TV.

O comentarista Edson Florão se referiu ao cabelo de algumas jogadoras do Bahia como "exóticos", sugerindo que elas teriam certa vantagem em lance de jogadas aéreas. Veja o vídeo:

"Acaba tendo que rifar a bola, facilitando especialmente o sistema defensivo da equipe do Bahia, que está aí com a sua vantagem de estatura, com esses cabelos exóticos, pelo menos uma meia dúzia. A Aline tem o cabelo mais exótico me parece dessa equipe do Bahia", disse o comentarista.

Após um comentário nas redes sociais de uma pessoa que acompanhava o jogo, o narrador Paulo Cesar Ferrarin saiu em defesa do colega, considerando o comentário do espectador como "mimimi", e ainda citando grandes artistas brasileiras como Daniela Mercury e Margareth Menezes, fazendo comparação ao cabelo das jogadoras. Ambas as cantoras são baianas.

"Se o Paulo achar que é um comentário xenofóbico comparar as artistas, que são maravilhosas, que a gente falou da Margareth Menezes, poderíamos citar alguém... a Daniela Mercury, outros tantos. Paulão, você está fora da realidade. Elogiar os artistas da Bahia para você. Realmente é muito mimimi, meu amigo. A gente está elogiando. Talvez você não conheça Margareth Menezes, o talento dela e tudo que ela faz na classe artística. Pelo amor de Deus", analisou o narrador, chateado (seria mimimi?) por ver seu colega corrigido.

Horas depois, a cantora Margareth Menezes repudiou os comentários racistas ocorridos na partida: "O fatídico episódio de hoje, durante o jogo Napoli x Bahia, em que comentários preconceituosos foram direcionados às atletas e à artista Margareth Menezes, é algo que não pode ocorrer. Sobretudo em tempos em que estamos discutindo e ampliando diálogos sobre racismo, machismo e sexismo. É absurdo, impensável e inadmissível que discursos como estes sejam normalizados", disse.

Segundo a Assessoria de comunicação do Bahia, em seu Twitter, o Clube planeja uma ação em conjunto com a cantora, que também é torcedora do Bahia.

A CBF e a plataforma MyCujoo informaram que o Narrador e o comentarista da partida forma afastados de suas atividades após o corrido:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias