plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DESABAFO

Ex-jogador nascido em Salinas: 'Pelé quebrou minha perna e fiquei 5 anos sem jogar'

Zagueiro de destaque do futebol Brasileiro nos anos 1960 e 1970 e ídolo do Cruzeiro, Procópio Cardoso ficou afastado do gramado por 5 anos após receber uma entrada de Pelé em 1968 e romper os ligamentos do joelho esquerdo. Em seu retorno pela Raposa, em 1

Imagem ilustrativa da notícia Ex-jogador nascido em Salinas: 'Pelé quebrou minha perna e fiquei 5 anos sem jogar' camera Zagueiro Procópio Cardoso conta sobre entrada do Rei que o deixou cinco anos fora do futebol. | Reprodução/Que Fim Levou/ASSOPHIS

Zagueiro de destaque do futebol Brasileiro nos anos 1960 e 1970 e ídolo do Cruzeiro, Procópio Cardoso ficou afastado do gramado por 5 anos após receber uma entrada de Pelé em 1968 e romper os ligamentos do joelho esquerdo. Em seu retorno pela Raposa, em 1973, Procóprio tinha a missão de marcar o atacante Roberto Dinamite, que vivia grande fase no Vasco, e acabou tendo uma atuação de destaque naquele dia. Procópio relatou no Twitter o passo a passo de sua árdua recuperação. Procópio é natural de Salinas, no norte de Minas Gerais.


Para ser reintegrado ao elenco do Cruzeiro após quase encerrar a carreira, o ex- zagueiro teve que passar por um teste no clube. Depois, precisou superar a desconfiança do técnico Hilton Chaves, que não o relacionava para as partidas, até que um dia foi surpreendido pela própria mulher, Mariam, assim que chegou em casa. Ela disse que ele viajaria com o restante do elenco para encarar o Vasco, em uma partida do Campeonato Brasileiro.

"Liguei para o clube e, para minha surpresa, de fato a ordem era para me dirigir ao aeroporto. Estranhei porque na Toca ninguém tinha me dito nada. O jogo seria dois dias depois contra o Vasco da Gama, no Rio."

Após receber a notícia de que voltaria a entrar em campo, Procópio foi avisado por um amigo, o ex-jogador Carioca, que a missão de marcar Roberto Dinamite era uma forma de queimá-lo para que ele não voltasse a jogar.

"Estávamos em 1973, Roberto estava no auge de sua carreira. Mas eu estava tranquilo, me sentia preparado. Nunca temi nada nem ninguém, principalmente quando eu vestia a camisa do Cruzeiro".

O zagueiro acabou levando a melhor no duelo com Dinamite, e permaneceria no Cruzeiro até 1974, quando decidiu deixar os gramados. Nessa segunda passagm pela Raposa, Procópio, foi duas vezes vice-campeão brasileiro e ganhou um Campeonato Mineiro. Hoje, o ex-zagueiro é professor de educação física da UFMG,

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias