plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR

Projeções otimistas apontam reinício do futebol no Brasil para junho

Esperar. Essa é a única saída para clubes, federações, patrocinadores  e amantes do futebol, sobre o reinício das atividades que foram paralisadas em todo país por causa da pandemia do coronavírus. A “previsão” seria de, no mínimo, três meses após o pic

Imagem ilustrativa da notícia Projeções otimistas apontam reinício do futebol no Brasil para junho camera Divulgação/ CBF

Esperar. Essa é a única saída para clubes, federações, patrocinadores e amantes do futebol, sobre o reinício das atividades que foram paralisadas em todo país por causa da pandemia do coronavírus. A “previsão” seria de, no mínimo, três meses após o pico da doença no país, que ainda nem chegou. Contudo, ainda é muito difícil afirmar quando os campeonatos retornarão e/ ou começarão.

O epicentro inicial da pandemia, a China, já superou o pico do covid-19, e por lá, as conversas sobre o reinício da temporada recorrem sobre o mês de maio, mas depois de confirmados dois casos de jogadores com a doença, estuda-se a hipótese de somente em junho.

Vale lembrar que o pico da covid-19 no Brasil está previsto para ocorrer ao longo de abril. A perspectiva para o próximo mês é que a epidemia aumente, uma vez que o país está no início da curva de crescimento pela qual a Itália, Reino Unido e Estados Unidos passam hoje.

Na Itália, o futebol está parado desde o início deste mês. A pandemia do coronavírus já matou mais de 8 mil pessoas no país. O ministro dos Esportes, Vincenzo Spadafora, disse que “duvida muito” que o Campeonato Italiano seja retomado em maio, a menos que seja realizado sem a presença de público.

Caso o Brasil siga a mesma tendência da Itália, as projeções do Núcleo de Operações e Inteligência e Saúde (Nois) indicam que, até 11 de abril, o país ultrapasse os 25,2 mil casos.

Por este cenário de incertezas, não dá para saber, de fato, o que vai ser do calendário do futebol brasileiro, somente quando a bola definitivamente rolar.

A luta dos clubes para que sejam mantidas as regras dos regulamentos pode não valer nada daqui a dois, três meses devido a todo este cenário de incertezas trazido pela pandemia do Coronavírus.

Campeonatos estaduais

Se o futebol voltar somente no mês de junho a CBF, federações e clubes terão que tomar uma atitude drástica: cancelar os estaduais.

No início da semana passada, foi debatido na Casa do futebol brasileiro que a conclusão dos estaduais e da Copa do Brasil seriam prioridade. Mas, ao longo da semana, as conversas mudaram o curso: se tiver que sacrificar, que sejam os estaduais, que devem ser finalizados com mudanças no regulamento para diminuir a quantidade de partidas.

Brasileirão

Também na semana passada, os clubes que participam da Série A do Campeonato Brasileiro entraram em contato com a CBF e avisaram que não querem mudar, em nada, o regulamento do Brasileirão.

Sugestão avaliada com preocupação pela Federação, pois pode não haver data suficiente ainda este ano.

Libertadores

Ainda que o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, tenha dito “que sonha retomar a Libertadores no início de maio”, diretores da entidade trabalham com junho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias