plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DICAS

Sem futebol na TV, saiba o que ler, ver e ouvir sobre o tema

A Netflix estreia nesta sexta-feira (20) a minissérie "The English Game" (O Jogo Inglês), cuja trama é centrada na história de dois jogadores de futebol ingleses que, atuando por equipes rivais e pertencendo a classes sociais diferentes, expõem as dis

Imagem ilustrativa da notícia Sem
futebol na TV, saiba o que ler, ver e ouvir sobre o tema camera Reprodução

A Netflix estreia nesta sexta-feira (20) a minissérie "The English Game" (O Jogo Inglês), cuja trama é centrada na história de dois jogadores de futebol ingleses que, atuando por equipes rivais e pertencendo a classes sociais diferentes, expõem as discussões sobre o amadorismo e o profissionalismo na Inglaterra da década de 1870, primórdios do esporte.

Dividida em seis episódios, a produção chega à plataforma em meio à pandemia de coronavírus, que paralisou o futebol pelo mundo, cancelando também a oferta de jogos e campeonatos pela TV.

Diante da paralisação das principais ligas, a reportagem preparou um guia com dicas do que ver, ler e ouvir sobre futebol enquanto a bola não voltar a rolar pelo mundo.

*

O QUE VER:

NETFLIX

"Barra Bravas" (2020)

Série ficcional, dividida em oito episódios, mostra o funcionamento de uma torcida organizada na Argentina e como esses grupos têm influência sobre os próprios clubes e as autoridades do país. Cenas foram gravadas no estádio do Huracán, o mesmo que aparece no filme "O Segredo dos Seus Olhos".

"The English Game" (2020)

Série que estreia nesta sexta (20) mostra o conflito entre dois jogadores, de equipes rivais, nos primeiros anos do futebol na Inglaterra, e de que forma o esporte se desenvolve entre o amadorismo e o início da prática profissional. O diretor, Julian Fellowes, é o mesmo de "Downtown Abbey".

"Maradona no México" (2019)

Em sete episódios, mostra os bastidores de Diego Armando Maradona como técnico do Dorados de Sinaloa, do México, em 2017 e 2018. Série mostra o ídolo argentino em estado puro e tem até xingamento (gratuito) a Luiz Felipe Scolari.

"Apache - A vida de Carlos Tevez" (2019)

Dramatização da vida do atacante Carlos Tevez, da infância pobre no bairro de Forte Apache (por isso o título da série) à chegada no Boca Juniors, clube do qual é ídolo. Produção dividida em oito episódios.

"Meu Tricolor de Aço" (2018)

Documentário conta a história do Fortaleza, que completou seu centenário em 2018, ano em que também conseguiu o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Filme traz entrevistas de jogadores e torcedores do clube, além de jornalistas.

"Sunderland Até Morrer" (2018)

Produção conta em oito episódios como foi a temporada 2016/2017 do clube inglês, que tentava voltar à primeira divisão do país. Contudo, as coisas dão muito errado para o time, que termina rebaixado para a Terceirona inglesa. A segunda temporada estreia no dia 1º de abril.

AMAZON PRIME VIDEO

"Tudo ou Nada: Seleção Brasileira" (2020)

Em cinco capítulos, série documental mostra alguns bastidores da conquista da seleção brasileira na Copa América de 2019. Tite, que antes era cético às gravações, termina como personagem principal da trama.

"Inside Borussia Dortmund" (2019)

Divida em quatro episódios, série documental mostra de dentro do Borussia Dortmund o andamento da temporada 2018/2019 do clube, com imagens de vestiários, das instalações do clube, entrevistas com os jogadores e os treinadores. O Borussia terminou a Bundesliga em segundo, dois pontos atrás do campeão Bayern de Munique.

"All or Nothing: Manchester City" (2018)

Nos mesmos moldes da série sobre a Copa América, produção exibe um pouco da intimidade do Manchester City de Pep Guardiola na conquista do Campeonato Inglês na temporada 2017/2018, a primeira de duas consecutivas que o clube conquistou sob o comando do técnico.

"Les Bleus 2018" (2018)

Dividida em quatro episódios, conta a história do título francês na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Bastidores mostram até uma bronca do técnico Didier Deschamps em seus atletas após a vitória na estreia, contra a Austrália, que abriu o caminho para a conquista.

"Six Dreams" (2018)

Série acompanha a temporada 2017/2018 de LaLiga sobre a expectativa seis personagens do Campeonato Espanhol: três jogadores (Saúl Ñíguez, Andrés Guardado e Iñaki Williams), um técnico (Eduardo Berizzo), um dirigente (Quiqué Carcel) e uma presidente de clube (Amaia Gorostiza).

FUTEBOL ARGENTINO

O jornalista argentino Federico Peretti disponibilizou até o próximo dia 29 de março, de forma gratuita, o documentário "El otro fútbol", que conta histórias do futebol argentino nas divisões de acesso, do Ushuaia (Patagônia) a Jujuy (norte do país).

O QUE LER:

EDITORA GRANDE ÁREA

Fundada em 2015, a Grande Área se dedica exclusivamente ao futebol, com traduções de obras consagradas em outros idiomas. No catálogo da editora há livros sobre Pep Guardiola, Jürgen Klopp, Carlo Ancelotti, além de outros títulos dedicados ao estudo ou análise do jogo, como "Pirâmide Invertida", do inglês Jonathan Wilson.

DOLORES EDITORA

Também especializada em futebol, a Dolores é uma editora independente que surgiu em 2019. Seu primeiro livro, "A Selva do Futebol", mostra a penúria do futebol amazonense e as questões que cercaram a escolha de Manaus como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A editora também tem uma revista anual, a "contrAtaque FC", com textos de 27 autores. Em 2020, a Dolores prevê o lançamento de uma obra sobre a Coligay, torcida organizada do Grêmio nos anos 1970 e 1980.

REVISTA LÍBERO

Baseada em Madri, a revista trimestral espanhola disponibilizou suas dez primeiras edições de forma gratuita na plataforma Issuu. A Líbero trata o futebol dentro de um contexto social, com textos, entrevistas e reportagens que se entrelaçam com a política, a música e a cultura em geral. Revista é publicada em língua espanhola.

FUTEBOL DE ESQUERDA

O jornalista espanhol Quique Peinado disponibilizou em seu perfil no Twitter os links para download de seus dois livros relacionados a futebol: "A las armas!", em que ele conta como é ser torcedor do Rayo Vallecano, clube ligado à esquerda de Madri, e "Futbolistas de Izquierdas", sobre jogadores alinhados à esquerda e/ou que se colocaram contra o establishment do futebol, como o brasileiro Sócrates (1954-2011). Ambas as obras são em língua espanhola.

THE TACTICAL ROOM

O jornalista espanhol Martí Perarnau, ex-atleta olímpico e autor de dois livros sobre Pep Guardiola, é dono da revista "The Tactical Room", que como o próprio nome sugere aborda o futebol sob o ponto de vista da análise do jogo, com entrevistas, personagens e reportagens que ajudam a entender melhor o que se passa no campo. Perarnau disponibilizou a 50ª edição da revista digital, também em língua espanhola.

ANDRÉS BURGO

Jornalista e autor de seis livros sobre futebol, o argentino Andrés Burgo, que também é fanático pelo River Plate, disponibilizou para download gratuito uma de suas obras, "Diego Dijo" (Diego disse, em espanhol), que escreveu junto de Marcelo Gantman e reúne as "mil melhores frases de toda a carreira" de Diego Maradona.

O QUE OUVIR:

BOLA DE CHUMBO

O série em podcast "Bola de Chumbo, publicada pela Folha em 2019, reúne em cinco episódios momentos nos quais futebol, política e por vezes até guerras se misturaram. Disponível em diferentes plataformas de podcasts.

HOJE SIM

O podcast do narrador Cleber Machado, da Globo, traz semanalmente entrevistas com personagens do futebol brasileiro. Cada episódio tem, geralmente, mais de uma hora de duração.

CORRESPONDENTES PREMIER

Apresentado pelos correspondentes da ESPN Brasil na Inglaterra, o podcast conta os bastidores da cobertura, traz entrevistas com personalidades da Premier League e discute temas quentes do futebol inglês. Uma boa oportunidade para matar a saudade da liga inglesa, suspensa durante a pandemia.

THE PITCH INVADERS

Podcast do Footure, uma produtora de conteúdo independente sobre futebol, que discute o futebol de um ponto de vista analítico. O programa "The Pitch Invaders" já tem três anos e conta com entrevistas, análises sobre o trabalho dos treinadores no futebol brasileiro, além de também discutir gestão e marketing.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias