plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
RESUMÃO

Confira como foram os jogos da última rodada do Brasileirão

 Fluminense vence Corinthians com brilho de garoto de 20 anos em ItaqueraNa briga por uma vaga na próxima Sul-Americana e maior premiação, o Fluminense contou com o brilho de um jovem de Xerém para vencer o Corinthians neste domingo (8), por 2 a 1, na

Imagem ilustrativa da notícia Confira
como foram os jogos da última rodada do Brasileirão camera Mailson Santana/FFC

Fluminense vence Corinthians com brilho de garoto de 20 anos em Itaquera

Na briga por uma vaga na próxima Sul-Americana e maior premiação, o Fluminense contou com o brilho de um jovem de Xerém para vencer o Corinthians neste domingo (8), por 2 a 1, na Arena em Itaquera. Evanilson, 20 anos, fez os gols da equipe carioca na partida de encerramento do Campeonato Brasileiro. Gustavo diminuiu no segundo tempo.

Com o resultado, o Alvinegro paulista termina o Brasileirão com 56 pontos, na sétima colocação. Foi o pior desempenho em casa, desde que a Arena foi construída, em 2014: 61,4% de aproveitamento em 2019, contra 62,8% de 2018, até então pior ano no novo estádio. O Flu, com 46 pontos, ficou na 14ª posição, o que lhe dá a vaga na competição continental e mais R$ 2,2 milhões.

Agora, as equipes entram em férias. Enquanto o Corinthians aguarda Tiago Nunes, que assume em janeiro de 2020, Marcão tem futuro indefinido no Flu. Ele virou o técnico desde que Oswaldo de Oliveira foi demitido.

Com certa liberdade, o Fluminense abriu o placar após cobrança de lateral, aos sete minutos do primeiro tempo. Nenê cruzou e Evanilson completou para o gol. Aos 28, o garoto voltou a dar as caras, desta vez com chute colocado e um golaço. Cássio apenas observou a bola entrar. Na etapa final, aos 18 minutos, Lucas Piton recebeu na esquerda e cruzou na medida. Gustavo subiu mais alto e diminuiu.

São Paulo supera expulsão, segura CSA e vence com time "made in Cotia"

O São Paulo encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro neste Domingo (8) com uma vitória especial sobre o CSA, por 2 a 1, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). Escalado com um time bastante jovem e quase todo formado nas categorias de base do clube, o time ttricolor abriu dois gols de vantagem com Toró e Igor Vinícius, mas viu Helinho ser expulso e precisou se segurar no segundo tempo para manter o resultado. Ainda no fim da primeira etapa, Jarro Pedroso havia diminuído para os donos da casa.

Com o triunfo fora de casa, o São Paulo chegou aos 63 pontos, fechando na sexta colocação e classificado à fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Já o CSA, com 32 pontos, acabou na 18ª posição, rebaixado à Série B.

Toró abriu o placar para o São Paulo após receber belo passe de Gabriel Sara aos 10 minutos, e Igor Vinícius aproveitou rebote na área para fazer 2 a 0 aos 13 minutos. O CSA diminuiu aos 43 minutos, com Jarro Pedroso chutando de primeira após cabeçada de Ricardo Bueno na trave.

Logo aos 2 minutos do segundo tempo, Helinho parou um contra-ataque do CSA com falta, recebeu seu segundo cartão amarelo e acabou expulso. A equipe alagoana passou a dominar as ações, mas não conseguiu criar chances claras para empatar

O CSA foi amplamente dominado pelos meninos do São Paulo no primeiro tempo e tomou dois gols em três minutos, mas conseguiu diminuir nos minutos finais da primeira etapa em lance de escanteio. Já no segundo tempo, com um a mais, o time alagoano cresceu no jogo, mas mesmo assim não conseguiu criar chances claras. Faltou inspiração e qualidade dos homens de frente para superar a retaguarda são-paulina, que recuou bem após a expulsão de Helinho.

O São Paulo começou em ritmo acelerado, envolvendo o adversário com boas trocas de passes e chegando rapidamente a fazer dois gols, com Toró e Igor Vinícius. Já no primeiro tempo, porém, o ímpeto do time caiu, e Diniz passou a reclamar bastante na beira do campo. Quando Helinho foi expulso no começo da segunda etapa, o jogo mudou completamente. O time tricolor se fechou atrás e tentou explorar alguns contra-ataques, mas levou pouco perigo ao gol de Jordi.

Em despedida da torcida, Vasco empata com a Chapecoense em Maracanã lotado

Em um Maracanã lotado, o Vasco recebeu a Chapecoense, neste domingo (8), pela 38° rodada do Campeonato Brasileiro, e ficou no empate por 1 a 1, com gols de Yago Pikachu, de pênalti, a favor dos donos da casa, e Vinicius Locatelli, nos acréscimos, para os visitantes.

O resultado de 1 a 1 não mudou a posição na tabela de nenhum dos dois times, já que os dois times já estavam com a "missão" cumprida nesta edição do Brasileirão.

Já a Chapecoense voltará a jogar a Série B do Campeonato Brasileiro, algo que o torcedor do time catarinense não estava acostumado nos últimos anos.

Envolvido com o ritmo da torcida, o Vasco começou a partida com tudo e quase abriu o placar com apenas vinte segundos de jogo, quando Rossi cruzou pela direita e Marrony cabeceou com perigo, sobre o gol defendido por João Ricardo. Após o lance em questão, a partida ficou mais truncada, com a Chapecoense marcando forte e fechando bem as opções de ataque dos donos da casa pelo meio-campo.

A falta de criatividade e potência ofensiva dos visitantes fez com que o jogo ficasse totalmente na mão do Vasco, que tinha como maior dificuldade chegar na área do goleiro da Chapecoense.

Aos 41 minutos, os donos da casa tiveram a melhor chance de toda a primeira etapa: Rossi, um dos melhores em campo, cruzou para trás e Fellipe Bastos bateu forte, tendo o azar do chute ser bloqueado pela defesa catarinense.

No segundo tempo, o cruz-maltino voltou intenso e teve algumas boas chances de abrir o placar, mas a falta de pontaria dificultava os donos da casa. Curiosamente, mesmo com todas essas chances do Vasco, quem teve a grande oportunidade foi a Chapecoense, quando Camilo bateu forte, a bola desviou na zaga e acertou na trave de Sidão, que entrou no lugar de Fernando Miguel.

A situação mudou aos 35 minutos, quando o árbitro marcou pênalti a favor do Vasco, convertido por Yago Pikachu. Depois, Vinicius Locatelli marcou a favor dos visitantes, quando o jogador aproveitou o cruzamento e estufou as redes de Sidão, nos acréscimos do jogo.

Avaí e Athletico-PR se despedem do Brasileirão com empate

O único jogo sem transmissão na televisão da última rodada do Campeonato Brasileiro terminou empatado em 0 a 0. Neste domingo (8), na Ressacada, Avaí e Athletico Paranaense apresentaram formações alternativas e mais jovens na partida final da temporada e sofreram com o excesso de erros dos jogadores comandados pelos técnicos interinos Evando Camillato e Eduardo Barros.

Apenas os pouco mais de 2 mil torcedores que compareceram ao estádio em Florianópolis viram o duelo, pois o Furacão não tem contrato de transmissão com o canal Premiere.

O empate sem gols não muda nada na tabela do Brasileirão. O Avaí não tinha como deixar a última posição e se despede da Série A com o menor número de vitórias da história do Brasileirão por pontos corridos com 20 clubes, em 2006. Foram apenas três em 38 rodadas.

O Athletico perde a chance de terminar em quarto e fecha o torneio em quinto, com vaga garantida na fase de grupos da Copa Libertadores só por causa do título da Copa do Brasil.

Rafael Moura faz dois e Goiás bate o Grêmio em jogo com duas viradas

O Goiás bateu o Grêmio por 3 a 2, neste domingo (8), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo eletrizante no Serra Dourada, os donos da casa saíram na frente, sofreram a virada, mas viraram o jogo novamente. Rafael Moura, duas vezes, e Yago Felipe fizeram os gols dos goianos. Isaque e Patrick os gols do Tricolor.

O resultado faz o Goiás terminar o Brasileiro em décimo, com 52 pontos. Já o Grêmio manteve a quarta colocação, com 65 pontos na classificação. O time gaúcho usou equipe formada por jogadores egressos da base e deu férias para seus principais atletas antes mesmo da rodada.

O Goiás saiu na frente com gol de Rafael Moura. Mas o Grêmio empatou com Patrick e virou com gol de letra de Isaque. No fim do primeiro tempo, o Goiás voltou a empatar com Rafael Moura e na etapa final virou a partida novamente com gol de Yago Felipe.

O Goiás entrou em campo para cumprir protocolo para encerrar a temporada. Com a bola rolando, a equipe de Ney Franco mostrou que realmente não parecia muito empenhada. Marcação frouxa, longe da linha defensiva do adversário, pouca criação e até mesmo Michael, destaque do time na temporada, esteve pouco inspirado. Foi diferente, porém, na bola aérea.

Já o rival entrou mais interessado na vitória. Pecando, entretanto, por dois fatores importantes de jogo: a inexperiência e a falta de entrosamento. Muitas foram as vezes que Darlan, um dos mais experientes em meio aos meninos que defenderam o time gaúcho, errou passes por não entender a movimentação dos colegas.

Fortaleza vence Bahia e se consolida como melhor nordestino do país em 2019

Empurrado por mais de 52 mil torcedores num belíssimo e lotado Castelão nesta última rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza venceu o Bahia por 2 a 1 no fim de tarde deste domingo (8), na capital cearense, e se consolidou como principal força do Nordeste no futebol nacional em 2019. Os comandados de Rogério Ceni já haviam vencido a Copa do Nordeste no primeiro semestre.

Nono colocado no Brasileirão, o Fortaleza vê o Bahia terminar em 13º lugar. O arquirrival Ceará escapou do rebaixamento nesta última rodada e ficou assim com a 16ª colocação. O alagoano CSA, por sua vez, cai para a Série B na 18º posição.

O Fortaleza, que chegou a flertar com o sonho da Libertadores nesta reta final de Brasileirão, festeja uma classificação inédita para a Copa Sul-Americana. É um prêmio e tanto para quem passou boa parte do campeonato lutando contra a zona de rebaixamento e termina a temporada a apenas dois pontos do G8.

O Bahia também conseguiu vaga na Sul-Americana, mas a recebe com certa frustração. Há apenas dois meses, o time de Roger Machado estava na zona de classificação para a Libertadores. Desde então, porém, a equipe entrou em crise de resultados que culminou com um modesto 13º lugar na tabela final do Brasileirão.

Agora de férias, Fortaleza e Bahia voltam a jogar (inclusive como adversários) já mês que vem. Além de seus respectivos estaduais, os Tricolores estão também confirmados na próxima edição da Copa do Nordeste, cujo atual campeão, inclusive, é o Fortaleza.

Inter vira no último minuto e termina Campeonato com vitória sobre o Atlético

O Internacional suou para não fechar o Campeonato Brasileiro com derrota. Contra o quase reserva do Atlético-MG, o Inter lutou para vencer o time mineiro por 2 a 1, no Beira Rio. Otero abriu o placar para o Atlético aos 5 do primeiro tempo e o empate foi confirmado apenas aos 41 do segundo, quando o VAR validou o gol marcado por Guerrero. Aos 52 minutos, Cuesta conseguiu a virada.

Ambos os times chegaram à 38ª rodada com suas situações já definidas na tabela. O Inter termina o Campeonato com 57 pontos, a oitava colocação e uma vaga na fase preliminar da Libertadores. Já o Atlético-MG fica nos 48 pontos, encerra sua participação no Brasileirão em 12º e com vaga na Copa Sul-Americana.

Foi na base de muita luta que o Inter conseguiu a virada em casa. O time pressionou bem o Atlético-MG e construiu melhores jogadas. Enquanto isso, Victor crescia no gol, protagonizando boas defesas. Somente aos 36 do segundo tempo que o empate enfim foi alcançado e no minuto final que veio a virada

O time do Atlético-MG não estava tão interessado com a última rodada. Já classificado para a Sul-Americana, Vagner Mancini colocou um time repleto de reservas para o jogo no Beira Rio. Seu único gol saiu com 5 minutos de jogo, graças a Otero. Com a vantagem, a equipe mineira preocupou-se apenas em não sofrer o empate, mas acabou vendo o Inter alcançando a virada nos momentos finais da partida.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias