plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
87 É DO SPORT?

Flamengo é hexa ou hepta? Justiça e CBF divergem sobre título; entenda

No último domingo (24) o Flamengo, sem entrar em campo, se sagrou campeão brasileiro de 2019 após o Grêmio, fora de casa, superar o Palmeiras pelo placar de 2 a 1.Porém, ficou a dúvida: o título deste ano é o sexto ou o sétimo do Mengão? A dúvida está por

Imagem ilustrativa da notícia Flamengo é hexa ou hepta? Justiça e CBF divergem sobre título; entenda camera Divulgação/Conmebol

No último domingo (24) o Flamengo, sem entrar em campo, se sagrou campeão brasileiro de 2019 após o Grêmio, fora de casa, superar o Palmeiras pelo placar de 2 a 1.

Porém, ficou a dúvida: o título deste ano é o sexto ou o sétimo do Mengão? A dúvida está por conta do sempre polêmico título de 1987.

Em março de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o caso e decretou o Sport como único campeão brasileiro de 1987. Decisão que não é aceita de forma alguma pelos flamenguistas. Assim, respeitando a decisão jurídica, o Flamengo deveria ser tratado como hexacampeão em 2019.

A CBF, entretanto, para evitar atritos dos dois lados, considera o Flamengo e o Sport campeões brasileiros daquele ano. Em seu site oficial, na reportagem sobre o título deste ano, tratou o Rubro-Negro carioca como "hepta".

RELEMBRE

A confusão sobre o título brasileiro de 1987 começou com o enfraquecimento da CBF que, em meados dos anos 1980, estava sem dinheiro para organizar um campeonato com 40 clubes, a praxe na época já que as vagas eram obtidas por meio dos estaduais – não havia mais de uma divisão e, portanto, descenso.

Os clubes então tomaram a frente para organizar a competição, vender patrocínios e a transmissão e criaram o Clube dos 13 (os fundadores foram Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia). Com o aval da CBF, realizaram a Copa União, convidando Coritiba, Santa Cruz e Goiás, a pedido da entidade, para contemplar outras regiões do país.

Equipes que se destacaram no torneio de 1986, como o Guarani (vice-campeão) e América-RJ (semifinalista), ficaram fora e a CBF decidiu criar um torneio paralelo, também com 16 equipes, as melhores classificadas do Brasileiro 86 que ficaram fora da Copa União (a exceção foi o Sport, que entrou na vaga da Internacional de Limeira-SP). A união dos grandes clubes foi chamada de módulo verde e o torneio organizado pela CBF de módulo amarelo.

Para valorizar o seu torneio (de olho em patrocínio), a CBF sugeriu ao Clube dos 13 que os dois melhores do módulo verde enfrentassem, em quadrangular, os dois melhores do amarelo, para assim definir o campeão brasileiro de 1987. Eurico Miranda, do Vasco, representou o C13 na reunião e aceitou. Mas a diretoria do grupo, presidido por Márcio Braga, do Flamengo, quando soube preferiu recusar. Os campeonatos começaram com o impasse, que não mudou ao final de ambos.

Flamengo (campeão) e Inter (vice) do módulo verde não toparam enfrentar Sport e Guarani, que dividiram o título do amarelo depois de uma decisão por pênaltis tumultuada (após empate em 11 cobranças, os presidentes decidiram dividir a taça).

Mesmo assim, em janeiro de 1988 Sport e Guarani entraram em campo para definir o título brasileiro de 87. Flamengo e Inter foram considerados desistentes e perderam por WO. Em Campinas, Guarani e Sport empataram por 1 a 1, mas Ilha do Retiro os pernambucanos venceram por 1 a 0 e a CBF os considerou campeão brasileiro de 1987. Sport e Guarani participaram da Libertadores em 1988.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias