plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
VALE TÍTULO

Flamengo pode entrar em grupo seleto de brasileiros na Libertadores

Mais do que levantar o título da Libertadores da América após 38 anos, o Flamengo-RJ quer entrar em grupo seleto de times brasileiros que conseguiram um feito na competição sul-americana: vencer times argentinos na grande final e o desafio carioca será ne

Imagem ilustrativa da notícia Flamengo pode entrar em grupo seleto de brasileiros na Libertadores camera Flamengo busca título e entrar em grupo de grandes times do futebol brasileiro. | Divulgação / Conmebol

Mais do que levantar o título da Libertadores da América após 38 anos, o Flamengo-RJ quer entrar em grupo seleto de times brasileiros que conseguiram um feito na competição sul-americana: vencer times argentinos na grande final e o desafio carioca será neste sábado (23), contra o River Plate-ARG, em Lima, no Peru.

Das 59 edições da Copa Libertadores, 14 tiveram brasileiros e argentinos cara a cara na grande final. Os argentinos venceram nove vezes contra cinco conquistas brasileiras e o grande responsável por isso é o Boca Juniors, que venceu quatro das cinco finais disputadas contra times do Brasil.

Apenas cinco times brasileiros sentiram o gosto de vencer os argentinos na grande final. O primeiro foi o Santos, de Pelé, que em 1963 foi bicampeão justamente em cima do Boca e o melhor: dentro do estádio La Bombonera.

13 anos depois, mudaram os times, mas o enredo foi o mesmo: Cruzeiro venceu o River Plate em uma época onde o torneio tinha três jogos para conhecer o campeão. A taça veio após vitórias por 3 a 2 sobre os argentinos.

O Brasil voltou a ganhar a Libertadores em cima da Argentina em 1992: dessa vez o São Paulo que perdeu a final para o Independiente na década de 70 levou a melhor sobre o Newells Old Boys com Morumbi lotado. Coube a Zetti defender o pênalti de Gamboa para iniciar a festa e também ao ciclo vitorioso na história do tricolor paulista.

20 anos mais tarde outro time paulista ganharia a América em cima dos Hermanos. Agora foi o Corinthians-SP, que nunca havia ganhado o torneio levantar a taça de forma invicta e a vítima foi o Boca Juniors, que já tinha sido algoz de Palmeiras-SP e Santos-SP, nos anos 2000.

O último brasileiro a vencer o torneio foi o Grêmio-RS, que venceu o Lanus, em dois jogos. Coube a Luan comandar o tricampeonato do time gaúcho na competição e se igualar a Santos e São Paulo como os maiores campeões do Brasil na Libertadores.

Agora, o Flamengo-RJ tem a missão de diminuir a ventagem alviceleste e entrar neste grupo seleto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias