plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CRIME

Jogadores não se calam diante de racismo e falam de trauma após o ato

Taison e Dentinho usaram as redes sociais para desabafar sobre os atos racistas que sofreram de torcedores do Dínamo de Kiev, durante jogo no domingo (10).Brasileiros sofrem ofensas racistas em jogo e se revoltam; Taison acaba expulso e chora. Veja!'Olh

Imagem ilustrativa da notícia Jogadores não se calam diante de racismo e falam de trauma após o ato camera Reprodução

Taison e Dentinho usaram as redes sociais para desabafar sobre os atos racistas que sofreram de torcedores do Dínamo de Kiev, durante jogo no domingo (10).

Brasileiros sofrem ofensas racistas em jogo e se revoltam; Taison acaba expulso e chora. Veja!

'Olha a sua cor', diz Torcedor do Atlético-MG contra segurança do Mineirão

O atacante brasileiro Taison, do Shakhtar Donetsk, publicou texto no qual afirma que jamais irá se calar diante de um "ato tão desumano e desprezível". A publicação vem acompanhada de uma foto na qual mostra o dedo do meio para os torcedores rivais, o que lhe custou a expulsão no jogo.

Ver essa foto no Instagram

“ Amo minha raça, luto pela cor, o que quer que eu faça é por nós, por amor... “ Jamais irei me calar diante de um ato tão desumano e desprezível ! Minhas lágrimas foram de indignação, de repúdio e de impotência, impotência por não poder fazer nada naquele momento ! Mas somos ensinados desde muito cedo a sermos fortes e a lutar ! Lutar pelos nossos direitos e por igualdade ! O meu papel é lutar , bater no peito , erguer a cabeça e seguir lutando sempre ! ✊🏿 Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, precisamos ser antirracista ! O futebol precisa de mais respeito, o mundo precisa de mais respeito ! Obrigada a todos pelas mensagens de apoio ! Seguimos a luta ...✊🏿 Net rasizmu

Uma publicação compartilhada por Taison Barcellos Freda (@taisonfreda7) em

A postagem tem um trecho da música "Jesus Chorou", dos Racionais MC's, e cita ainda frase célebre da filósofa e ativista negra Angela Davis sobre a necessidade de ser antirracista.

"'Amo minha raça, luto pela cor, o que quer que eu faça é por nós, por amor...' Jamais irei me calar diante de um ato tão desumano e desprezível! Minhas lágrimas foram de indignação, de repúdio e de impotência, impotência por não poder fazer nada naquele momento!", disse o atleta, que havia deixado o campo chorando.

"Mas somos ensinados desde muito cedo a sermos fortes e a lutar! Lutar pelos nossos direitos e por igualdade! O meu papel é lutar, bater no peito, erguer a cabeça e seguir lutando sempre! Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, precisamos ser antirracistas! O futebol precisa de mais respeito, o mundo precisa de mais respeito! Obrigada a todos pelas mensagens de apoio! Seguimos a luta... Net rasizmu", completou na postagem.

Além de Taison, o também brasileiro Dentinho foi alvo dos insultos racistas na partida em Metalist, casa do Shakhtar Donetsk, válida pelo Campeonato Ucraniano, e foi visto ainda no gramado em lágrimas.

O ex-Corinthians, classificou, em texto publicado em seu Instagram nesta segunda-feira (11), o dia anterior como o pior de sua vida. Visto em lágrimas ainda no gramado, o jogador disse que chorou muito e que não conseguiu dormir na noite após o episódio.

"Eu não queria comentar sobre o que aconteceu ontem [domingo], mas acho que não posso me calar diante de algo tão grave. Eu estava fazendo uma das coisas que mais amo na minha vida, que é jogar futebol e, infelizmente, acabou sendo o pior dia da minha vida", escreveu.

"Durante o jogo, por três vezes, a torcida adversária fez sons que lembravam macacos, sendo duas vezes direcionadas a mim. Essas cenas não saem da minha cabeça. Não consegui dormir e já chorei muito. Sabe o que eu senti naquele momento? Revolta, tristeza e nojo de saber que ainda existem pessoas tão preconceituosas nos dias de hoje. Agradeço a todos pelas mensagens de apoio e manifestações de carinho", completou.

Revoltados com as ofensas, os dois atletas brasileiros não quiseram seguir jogando, e os próprios jogadores do Dinamo Kiev tentaram fazer com que os torcedores parassem os insultos, se aproximando da grade.

A arbitragem chegou a paralisar a partida e retirar os dois times de campo. O confronto, no entanto, foi reiniciado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias