plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
EMPODERAMENTO

Roger Machado e Marcão, únicos técnicos negros na Série A, falam de racismo estrutural

O futebol brasileiro teve uma aula contra o racismo. Na partida entre Fluminense e Bahia, realizado no Maracanã, na noite deste sábado (12), os únicos treinadores negros que atuam na elite do futebol brasileiro ficaram frente a frente.Roger Machado, no

Imagem ilustrativa da notícia Roger Machado e Marcão, únicos técnicos negros na Série A, falam de racismo estrutural camera Observatório da Discriminação Racial no Futebol

O futebol brasileiro teve uma aula contra o racismo. Na partida entre Fluminense e Bahia, realizado no Maracanã, na noite deste sábado (12), os únicos treinadores negros que atuam na elite do futebol brasileiro ficaram frente a frente.

Roger Machado, no tricolor baiano, e Marcão, no tricolor carioca protagonizaram uma cena histórica no Brasil. Antes do início do jogo, os dois vestiram a camisa do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, para marcar esse momento.

Porém, durante coletiva de imprensa, no pós-jogo, Machado deu declarações fortes sobre o racismo. “Para mim nós vivemos um preconceito estrutural, institucionalizado. O preconceito que sofri não foi de injúria racial. O que sofro é quando vou a um restaurante e só tem eu de negro. Fiz uma faculdade onde era só eu era negro. As pessoas podem falar que não há racismo porque estou aqui e eu nego: há racismo porque só eu estou aqui”, declarou o treinador.

Ele ainda lamentou o fato do confronto ter chamado tanto a atenção. “Não deveria chamar atenção e ter uma repercussão grande dois treinadores negros, que foram destaque como jogadores, estarem se enfrentando na área técnica. Para mim isso é a prova que existe um preconceito, à medida que a gente tem 50% da população negra e a proporcionalidade que se representa não é igual. A gente tem que se questionar: se não há preconceito no Brasil por que os negros tem um nível de escolaridade menor que os brancos, por que a população carcerária é 70% negra, por que quem mais morre são os jovens negros no Brasil…”, destacou.

Diversos comentaristas esportivos foram às redes exaltar a declaração dada por Roger, que abordou também sobre feminicídio e o espaço das mulheres negras na sociedade.

Um dia depois, o tema parece não tem importado bastante. Foi difícil encontrar informações sobre o acontecimento nos veículos de comunicação. A exemplo do perfil Central FOX Brasil, da Fox Sports, que postou a declaração completa e pouco depois apagou a publicação. A ação gerou muitas críticas dos internautas. Em seguida, o mesmo perfil publicou dois tuítes sobre a coletiva de Machado sem citar a declaração dada por ele sobre o racismo estrutural, em um possível caso de censura interna.

Usuários do Twitter questionaram a motivação do vídeo ter sido deletado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias