plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
OLIMPÍADAS

Natação brasileira faz teste para Olimpíadas mesmo desfalcada

Os nadadores brasileiros chegam ao Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, principal teste antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, com chances de medalha em ao menos sete provas, mas têm um desafio de última hora para superar na mais aguardada delas.A

Os nadadores brasileiros chegam ao Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, principal teste antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, com chances de medalha em ao menos sete provas, mas têm um desafio de última hora para superar na mais aguardada delas.

A equipe do revezamento 4 x 100 m livre não contará com Gabriel Santos, 23, um dos seus titulares, na Coreia do Sul.

Nesta sexta (19), ele foi suspenso pela Fina (Federação Internacional de Natação) por oito meses após ter sido flagrado no antidoping. A informação foi confirmada à Folha de S.Paulo pela defesa do atleta.

Em maio, um exame apontou a presença do anabólico sintético clostebol no corpo de Santos. Cabe recurso da decisão, que também o tira dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Ele ainda pode tentar vaga em Tóquio, já que a seletiva olímpica será em 2020.

As eliminatórias do 4 x 100 m livre serão realizadas logo no primeiro dia da natação no Mundial, neste sábado (20), a partir das 22h (de Brasília). As finais estão marcadas para as 8h de domingo (21). O evento, com transmissão para o Brasil dos canais SporTV, vai até o domingo seguinte (28).

Sem um dos nadadores mais regulares do país, peça-chave do revezamento medalhista de prata no Mundial de 2017, o reserva André Calvelo, 18, deve assumir a vaga, pelo menos nas eliminatórias. Em abril, no Troféu Maria Lenk, evento classificatório para o Mundial, Calvelo nadou os 100 m em 48s74, contra 48s53 de Santos.

Há também a possibilidade de Bruno Fratus, 30, entrar na prova. O experiente velocista tem como prioridade os 50 m livre, em que tem o melhor tempo do ano (21s31) e está entre os favoritos ao ouro. Ele poderia nadar a final.

Marcelo Chierighini, 28, Pedro Spajari, 22, e Breno Correia, 20, são os outros titulares da equipe brasileira. Os três, além de Santos, treinam juntos no Pinheiros, comandados por Alberto Pinto da Silva, também técnico da seleção.

O entrosamento e a convivência sempre foram destacados como trunfos da equipe, que agora terá que lidar com a necessidade de reposição.

O ex-nadador Fernando Scherer, medalhista olímpico na mesma prova em 2000 ao lado de Gustavo Borges, Carlos Jayme e Edvaldo Valério, minimiza o impacto da ausência de um dos integrantes.

"Os outros 75% continuam sendo pessoas que treinam junto todo dia e estão sólidos. Eu não treinava com o Gustavo, e ele ainda era meu rival, o último que eu queria por perto [risos]. Mas quando a gente se juntava fazia o nosso melhor, e a saída dele era sempre precisa", afirmou à Folha.

Esse não é o único revezamento do Brasil com chance de pódio. O quarteto do país no 4 x 200 m livre foi campeão mundial em piscina curta (25 m) em dezembro de 2018, batendo o recorde mundial.

Agora, no principal evento do ciclo olímpico, em piscina longa (50 m), a concorrência será bem mais forte. Fernando Scheffer, 21, Luiz Altamir, 23, João de Lucca, 29, além de Breno Correia, serão os titulares.

Outra prova olímpica em que o país aparece com chance de pódio é o 100 m livre. Chierighini tem o terceiro melhor tempo do ano (47s68), atrás do australiano Kyle Chalmers e do russo Vladislav Grinev.

Brasileiros também aparecem com grandes chances em três provas que não são disputadas na Olimpíada. Nicholas Santos, 39, é o favorito nos 50 m borboleta. Felipe Lima, 34, e João Gomes Júnior, 33, são bem cotados nos 50 m peito, assim como Etiene Medeiros, 28, nos 50 m costas.

A pernambucana, uma das duas mulheres do país nas provas de piscina, também disputará os 100 m costas e os 100 m livre no Mundial. A é Viviane Jungblut, 23, inscrita para os 800 m e os 1.500 m livre.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias