Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Entretenimento / Promoções

Promoções

Tiranossauro era máquina de caça entre espécies

domingo, 05/07/2015, 11:00 - Atualizado em 05/07/2015, 11:22 - Autor:


Com o pomposo nome de "Lagarto Tirano Rei", o Tiranossauro Rex é o mais conhecido dos dinossauros. Ele ganhou fama como um dos mais vorazes predadores após ser apresentado no filme "O Parque dos Dinossauros", de 1993. O animal, no entanto, não foi o maior carnívoro da história. Com 12 a 14 metros de comprimento e pesando entre 5 e 8 toneladas, ele ocupa o quarto lugar da lista, atrás do Giganotossauro (15m), Carcarodontossauro (17m) e Espinossauro (17m).


O Tiranossauro  Rex, que vivia até os 30 anos, é um dos dinossauros mais estudados pelos paleontólogos, já que existem mais de 30 fósseis totalmente remontados, a maioria encontrada nos Estados Unidos, onde ele viveu. Uma de sua presas preferidas era o edmontossauro, sabemos disso porque foram encontrados esqueletos do bicho com marcas de mordida do T. Rex. Embora não fosse o mais letal, este dinossauro definitivamente entrou para o imaginário popular como um dos mais conhecidos e assustadores predadores do mundo.


CURIOSIDADES


OLFATO APURADO


O bulbo olfativo do T.Rex foi estudado recentemente a partir de uma TAC (Tomografia Axial Computadorizada) e os pesquisadores concluíram que o dinossauro foi o animal com o melhor olfato entre seus congêneres.


VISÃO


O Tiranossauro Rex tinha grandes olhos, com uma visão apurada como a de uma águia. Seus olhos eram voltados para a frente e permitiam avaliar muito bem o ataque, dando-lhe uma visão de 55 graus, maior do que a dos falcões. 


CABEÇA


A cabeça do T. Rex era imensa, com aproximadamente 1,2m de extensão. Seu crânio tinha várias cavidades para diminuir o seu peso total, porém a cabeça era muito musculosa, dando ao animal um alto poder de mastigação.


DENTES


Este dinossauro possuía enormes dentes, com raízes profundas. Ao todo, eram mais de 50 dentes. Eles eram fortes o bastante para cortar ossos ao meio. Se um deles quebrasse, outro logo nascia no lugar. Sua mordida atingia uma pressão de 1,3 quilo.


BRAÇOS PEQUENOS


Os braços do Tiranossauro Rex eram pequenos, com apenas dois dedos e garras afiadas. Os pesquisadores ainda não descobriram exatamente o uso que ele fazia desses braços, mas acredita-se que o ajudavam a manipular uma presa morta e levantar até 
1.800 quilos.


PERNAS


Suas pernas musculosas tinham maior parte do volume concentrado no alto das coxas. Esse formato é típico de animais corredores, como cervos e cavalos. Alguns pesquisadores acreditam que ele poderia atingir de 40 a 60 Km/h.


FICHA TÉCNICA


Alimentação: Carnívora.
Período: Entre 145,5 milhões e 65 milhões de anos.
Região: Estados Unidos
Tamanho: 5m x 14m, 8 t. (altura x comprimento e peso)


PROMOÇÃO JURÁSSICO CARDS


A partir desde domingo (05), na compra de um exemplar do jornal você ganhará um card dos mais incríveis e aterrorizantes dinossauros. Ao todo são 25 cards que virão nos jornais diariamente. Amanhã, além do card, os leitores também ganharão uma caixa dos dinossauros. Diariamente os leitores também terão uma matéria especial contando as características de cada um dos dinossauros.


(Diário do Pará)                      

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS