Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


25°
R$
Música

Chance The Rapper finalmente anuncia disco de estreia; saiba mais

quinta-feira, 14/02/2019, 12:00 - Atualizado em 14/02/2019, 12:00 - Autor:


A semana passava de forma tranquila no mundo do hip-hop quando, de repente, uma bomba! Chance The Rapper anunciou o seu primeiro álbum de estúdio, com lançamento previsto para Julho deste ano.

O anúncio surgiu na conta oficial do rapper no Twitter. Em tweets separados, foram citados o mês e a palavra “owbum” (uma brincadeira com a sonoridade da palavra “album”).

Sim, caro leitor: está acontecendo!

Primeiro álbum? Tem certeza disso?

Chance The Rapper é um nome famoso no hip-hop norte-americano, e não à toa. O músico é a voz por trás de algumas canções famosas nos últimos anos, como “Same Drugs“, “Angels” e “No Problem“. De onde vieram essas músicas então?

Apesar de trabalhar um nome ativo na música desde 2011, o rapper nunca lançou um álbum cheio de estúdio. Seus três compilados musicais lançados até hoje são enquadrados (e defendidos pelo próprio) como mixtapes. Isso inclui o excelente Coloring Book, de 2016. Apesar de ser uma mixtape, o trabalho é considerado um dos melhores lançamentos daquele ano. O trabalho garantiu três Grammys para ele na edição de 2017 da premiação, incluindo o disputado Artista Revelação.

Vale também lembrar que tanto Coloring Book quanto os dois lançamentos anteriores de Chance, 10 Day e Acid Rap, não foram lançados em mídia física.

Mixtape vs. álbum

OK, mas qual é a diferença?

As mixtapes não são gravadas em estúdio mas, sim, majoritariamente por DJs. O termo remete ao início da propagação do movimento hip-hop, durante a década de 70. Trata-se de um trabalho lançado de forma independente, sem pretensões grandes de publicidade ou de direitos autorais.

No entanto, com a evolução da música independente proposta pelas novas tecnologias, que facilitam esse tipo de produção, as coisas passaram a ficar mais confusas. No atual contexto, uma mixtape pode muito bem ser entendida como um álbum ou vice-versa.

Fonte: TMDQA!

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS