Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$
Música

Spotify apresenta lucro pela primeira vez na história da companhia

terça-feira, 12/02/2019, 15:40 - Atualizado em 12/02/2019, 15:40 - Autor:


Nem sabíamos o que significava o termo streaming direito há 10 anos. Hoje, a palavra já faz parte do vocabulário de qualquer ser humano que consuma conteúdo digital.

O consumo por demanda, ao longo da última década, passou a conquistar um número cada vez maior de adeptos. Tome como exemplo o Netflix, que impactou significantemente o mercado de audiovisual. A indústria fonográfica também não escapa disso, já que plataformas de streaming hoje dominam o consumo de música, superando tanto os downloads quando as vendas físicas.

Mas as coisas demoraram a se consolidar. Tanto que, em mais pouco mais de 13 anos de existência da plataforma Spotify, apenas o último trimestre de 2018 foi capaz de gerar lucro para a empresa.

Lucros de aproximadamente R$ 396.000.000,00

O resultado foi constatado por um anúncio oficial aos acionistas do serviço. Pela primeira vez, os levantamentos de lucro operacional, lucro líquido e fluxo de caixa livre tiveram todos um saldo positivo.

Algumas novas iniciativas da plataforma certamente contribuíram para o sucesso. O Spotify agora tem ferramentas para upload de podcasts, além do fato de que artistas independentes agora também podem lançar suas músicas sem o intermédio de uma gravadora.

A quantidade de assinantes da versão Premium do aplicativo aumentou bastante desde o fim de 2017, chegando a 96 milhões de contas. Isso, é claro, sem contar com aqueles que usam a versão gratuita. O total estimado atualmente é de 207 milhões de pessoas que frequentemente consumem música pelo Spotify.

Por fim, os lucros calculados pelos acionistas medem cerca de 94 milhões de euros, o que equivale aproximadamente a 396 milhões de reais. Promoções de fim de ano também facilitaram os lucros, chamando mais ouvintes para a plataforma.

O mesmo anúncio, no entanto, traz uma notícia ruim. Se os cálculos estiverem certos, a empresa volta a apresentar prejuízos no fim do primeiro semestre deste ano. No entanto, a curva se mostra ascendente, e o próximo fim de ano pode dar ainda mais lucro para o Spotify.

Por sinal, se você é um artista musical e ainda não mergulhou de cabeça no mercado do streaming, corra para ler as nossas dicas para os tempos atuais da indústria.

Fonte: TMDQA!

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS