Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
Música

Há exatos 50 anos, The Beatles subia ao topo de prédio para seu último show

quarta-feira, 30/01/2019, 11:40 - Atualizado em 30/01/2019, 11:44 - Autor:


30 de Janeiro de 1969. Essa data definitivamente é um dos marcos mais importantes na prolífica (e curta) carreira da banda britânica The Beatles.

Foi exatamente há 50 anos que o quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr subiu ao topo do prédio onde ficava a Apple Corps, empresa da própria banda que, entre outras coisas, era também uma gravadora.

Nesse dia os Beatles convidaram o tecladista Billy Preston e, completamente de surpresa, tocaram cinco canções, mais de uma vez, aparentemente como uma última tentativa de sentir prazer nas apresentações ao vivo para voltar aos palcos, já que a banda dava seus últimos passos e cada vez menos seus integrantes pareciam dispostos a continuar fazendo shows, mesmo que viessem a gravar o disco Abbey Road posteriormente.

The Beatles’ Rooftop Concert

A ideia para o show no telhado da Apple tem vários donos e ninguém sabe ao certo quem foi que a definiu. Tem gente que diz que foi John Lennon, Ringo Starr já deu declarações dando a entender que foi algo coletivo e até mesmo o engenheiro de som Glyn Johns falou que a iniciativa veio dele.

De qualquer forma, o resultado deu muito certo e os Beatles não apenas pegaram todo mundo que passava pela rua de surpresa como também surpreenderam seus fãs ao redor do globo, já que de repente havia material inédito ao vivo em áudio e vídeo de uma forma que ninguém tinha feito antes.

Polícia

É óbvio que uma apresentação de uma das maiores bandas do planeta iria chamar atenção, e mesmo que uma confusão propriamente dita não estivesse acontecendo nas ruas, a Polícia de Londres entendeu que o trânsito estava sendo prejudicado e o barulho era muito alto.

Sendo assim, entrou no prédio da Apple e chegou a ameaçar de prisão os funcionários que não liberaram o acesso em um primeiro momento.

Quando os policiais chegaram ao telhado, os Beatles tocaram por mais alguns minutos e eventualmente perceberam que seria hora de terminar. Ao final, John Lennon falou ao microfone:

Eu gostaria de agradecer em nome do grupo e de todos nós e eu espero que tenha passado na audição.

Fim de Uma Era

O show dos Beatles de 30 de Janeiro de 1969 foi o último da carreira da banda e é possível dizer que o quarteto se foi em grande estilo.

Não apenas causou impacto e entrou para a história mais uma vez com um show icônico que foi gravado em vídeo de boa qualidade e áudio no próprio estúdio da banda que ficava no prédio, a banda ainda pareceu estar muito à vontade fazendo aquilo ali.

Como é possível ver no vídeo oficial de “Don’t Let Me Down”, ao final do post, os integrantes estão soltos, rindo a todo momento, se olhando e percebendo como a ocasião era especial.

Fosse por finalmente se divertir mais uma vez com a parte ao vivo do negócio ou por saber que tudo estava chegando ao fim e um peso seria tirado das costas, os Beatles definitivamente encerraram a carreira com chave de ouro em uma apresentação de 42 minutos, 9 takes e 5 canções no Inverno inglês.

Você pode ver várias imagens divulgadas pela própria banda em seu site oficial clicando aqui.

Setlist

  1. “Get Back” (take um)
  2. “Get Back” (take três)
  3. “Don’t Let Me Down” (take um)
  4. “I’ve Got a Feeling” (take um)
  5. “One After 909”
  6. “Dig a Pony”
  7. “I’ve Got a Feeling” (take dois)
  8. “Don’t Let Me Down” (take dois)
  9. “Get Back” (take três)

Fonte: TMDQA!

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS