plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Funk tipo exportação: ritmo cresce 3.421% fora do Brasil

Por muito tempo, o funk carioca lutou para sair da favela e ser reconhecido como parte da cultura do país – em caminho parecido ao do samba. Conseguiu, mas não se deu por satisfeito. Graças a nomes como Anitta, MC Fioti, Kevinho e Nego do Borel, entre o

Por muito tempo, o funk carioca lutou para sair da favela e ser reconhecido como parte da cultura do país – em caminho parecido ao do samba. Conseguiu, mas não se deu por satisfeito. Graças a nomes como Anitta, MC Fioti, Kevinho e Nego do Borel, entre outros, o ritmo saiu das fronteiras do Brasil e conquistou fãs no mundo todo. Prova disso é a recente pesquisa realizada pelo Spotify, onde o consumo das playlists do estilo cresceu 3.421%.

De acordo com o relatório da plataforma, os Estados Unidos é o país que mais ouve funk fora do Brasil, seguido por Portugal e Argentina. É inegável o impulso dado pela internet para o ritmo se consolidar e expandir como um gênero universal. E os artistas têm mostrado saber utilizar a ferramenta a seu favor.

Uma das peças fundamentais para a popularização do funk é Anitta. A “sensação da favela” como ressalta J.Balvin, em Machika, conseguiu emplacar três hits em terras gringas só em 2018: Paradinha, Vai Malandra e Indecente. Atrás da carioca, seguem  MC Fioti, Kevinho, Zaac, Yuri Martins, Dennis DJ, MC Jhowzinho, MC Kadinho e Jerry Smith.

Veja quais são os 10 hits mais ouvidos fora do Brasil:

Duos internacionais
O pontapé nas parcerias com estrangeiros também foi dado por Anitta. Em 2016, a cantora escolheu dois colombianos: Maluma, em Sim ou Não, e J.Balvin, com Ginza – que depois fez duo com a morena em outras duas faixas Downtown Machika.

A criadora do quadradinho também soma participações em singles com os DJs Alesso, Is That For Me e Major Lazer, Sua Cara. Além dos cantores norte-americanos Iggy Azalea, Switch, e Poo Bear, Will I See You. Segundo funk mais ouvido pelos gringos no Spotify, Olha a Explosão chamou a atenção de nomes como French Montana (Marrocos / EUA), Nacho (Venezuela / EUA) e 2 Chainz (EUA) e ganhou releitura.

Estourado no Brasil com mais de 874 milhões de visualizações no YouTube, o Bum Bum Tam Tam de MC Fioti ganhou uma nova versão com o feat de J. Balvin (Colômbia), Stefflon Don (Reino Unido), Future (EUA) e Juan Magán (Espanha). Sexto lugar no ranking, Você Partiu Meu Coração, de Nego do Borel, Anitta e Wesley Safadão virou Corazón, na voz de Maluma.

Influenciados por brasileiros, alguns artistas aventuram-se nas batidas do funk. Exemplo disso é a dupla israelense Static & Ben-EL Tavori que arriscou em Tudo de Bom, não só as batidas do funk, mas algumas palavras em português.  A ideia dos cantores deu certo e a música gerou bastante burburinho, ultrapassando 48 milhões de views no YouTube. Recentemente, até Jennifer Lopez incluiu o ritmo em seu repertório. El Anillo, lançado em abril deste ano, soma 99 milhões de views.

Fonte: Metropoles

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias