plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REALIDADE ALTERNATIVA

Vem aí a 2ª temporada do Circuito Saravah

Além da programação diversa e inclusiva, o Saravah tem como objetivo compartilhar a vivência de sua produção cultural.

Imagem ilustrativa da notícia Vem aí a 2ª temporada do Circuito Saravah camera Circuito Saravah: evento é um encontro de multilinguagens artísticas, que ocupa diferentes espaços, trazendo reflexões e debates a respeito do indivíduo e sua trajetória. | Divulgação

A 1ª Edição do Circuito Saravah foi realizada em 2019, com duração de três dias, e uma programação composta por rodas de conversas, shows, exposição e performances, ocupando a galeria Benedito Nunes e terreiros de candomblé na cidade de Belém.

Veja os estabelecimentos que receberão auxílio de R$ 2 mil

Este ano, a 2ª temporada do Circuito Saravah será em formato híbrido (virtual e presencial), de 1º a 9 de maio. A programação é totalmente gratuita e conta com performances, oficinas, bate-papo, desfile, grafite e shows, que serão compartilhados no Instagram, canal do YouTube da Melé Produções e Via Zoom.

Tropicaliente: Bernardo Miranda retorna aos palcos

O evento é um encontro de multilinguagens artísticas, que ocupa diferentes espaços, trazendo reflexões e debates a respeito do indivíduo e sua trajetória.

Em 2021, o festival está imerso em uma realidade alternativa. É nítida a sensação de que mais cedo ou mais tarde todo o sistema irá ruir. E a pergunta que fazemos, é: o que virá? A proposta do Circuito para sua 2ª Edição, é trazer toda essa reflexão que nos atravessou - e ainda atravessa - sobre a consciência do comportamento humano e suas consequências, buscando provocar inquietação e possíveis mudanças. Cada vez mais precisarmos estar alinhados a uma prática de respeito e coletividade, fortalecendo assim, artistas e empreendedores criativos.

“Meu show "Sou Mulher Preta" traz muita representatividade e força ancestral. Mulher negra fazendo samba é um ato político e ter um circuito que fortaleça essa arte, aqui em Belém, é muito importante. O repertório foi feito com muita paixão para o Saravah, com o propósito de levar esperança, força, e alegria para as casas das pessoas nesse período tão delicado que estamos enfrentando. As pessoas vão poder curtir um show cheio de energia gostosa, cantado por uma voz que carrega muita resistência”, declara a sambista, Ruth Costa.

Além da programação diversa e inclusiva, o Saravah tem como objetivo compartilhar a vivência de sua produção cultural. E nesta edição contou com a participação de 2 jovens do bairro da Terra Firme, que atuaram como estagiários, recebendo bolsa e participando de todo processo de construção e desenvolvimento do projeto cultural, contribuindo a partir de suas experiências pessoais.

Toda a produção do Circuito Saravah foi pensada com o propósito de garantir a segurança e saúde de todos os envolvidos no processo. Por isso, a ação que será realizada de forma presencial na Casa Samaúma, vai contar com todos protocolos, garantindo que artista e espectador possam ter a melhor experiência possível.

O Circuito Saravah é um Projeto selecionado pelo Edital de Festivais Integrados via Lei Aldir Blanc Pará, contando com o patrocínio de Secult/ Governo do Estado e do Ministério do Turismo / Governo Federal. Apoio do Ôvibe, Treme Filmes, Ôvibe Kitchen, Casa Namata, Casa Igá, Casa Samaúma e Guardô Self Storage.

PROGRAMAÇÃO

O empreendedorismo criativo e cultura pulsam no Brasil, e nos atravessam de uma forma única. E é isso que o Circuito Saravah busca compartilhar com o grande público. A programação começa dia 1º de maio, com o Afoxé Ita Lemi Sinavuru, abrindo os caminhos do Circuito, com o show intitulado “Vidas Negras Importam Sim”.

O grupo musical possui forte essência percussiva, com batuques, cores e muito suor cantando e rezando em memória dos seus ancestrais. O show será exibido no canal do YouTube da Melé Produções.

No dia 02/05, a programação fica por conta das artistas paraenses Helena Ressoa, Anna Suav e Sinara Assunção, com o bate- papo “Toma Tua Pisa”, onde serão debatidos diversos temas que atravessam cada uma delas, de diferentes formas. Ao longo da programação, serão disponibilizadas Pílulas do bate-papo no YouTube da Melé, assim o público terá acesso a programação em um formato menor.

Na segunda-feira (03/05), a Casa Samaúma vai receber os artistas Douglas Baena e Gabriel Vyctor, ambos do projeto Periferart, que ocuparão o espaço para a realização de uma Live Painting com pintura e grafite, que será transmitida pelo Instagram da Melé Produções, a partir das 10hs. Ainda no dia 03/05, às 20hs, as artistas Sâmia Oliveira e Gabriela Luz, irão participar de uma Live no Instagram da Melé para um bate-papo sobre performance.

Já na terça-feira (04/05), às 20h, a programação é no canal do YouTube, com show do trio Raidol, Malu Guedelha e Thalia Sarmanho, apresentando o projeto Sol, Lua e Estrela.

Dia 05/05, quarta-feira, às 16h, será realizada a Oficina de Escrita Criativa com o cantor, professor de canto, escritor e ilustrador André Gabeh, do Rio de Janeiro. A oficina será totalmente online, Via Zoom e gratuita. As inscrições estão abertas pelo Sympla.

Na quinta-feira, dia 06/05, a Casa Samaúma receberá, a partir das 16h a performance intitulada “Devastidão”, que será realizada pela artista Sâmia Oliveira, onde ela irá interagir com o cotidiano do bairro da Campina. A programação será aberta ao público e transmitida pelo Instagram da Melé Produções. Também às 16h, Samantha Chaar do @compostabelem, e Mateus Lima do @compostagem_na_real, irão realizar uma oficina, Via Zoom, sobre Compostagem Doméstica. As inscrições estão abertas pelo Sympla. Para encerrar o dia, às 20h, teremos show do Flor de Mururé com apresentação do seu projeto “Orí”, no canal do YouTube.

A sexta-feira (07/05), fica por conta do Kambô, artista multimídia que realizará, Via Zoom, a oficina Realidade Aumentada, uma prática que ele desenvolve em suas obras artísticas e que vai compartilhar com os participantes. A oficina é para artistas já iniciados. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Dia 08/05, às 16h, Sabrina Ginga, dançarina e diretora artística no coletivo Musical

Heavy Baile, vai realizar a oficina GingaTour, com aulas de funk e samba. Inscrições via Sympla. Já no canal do YouTube, às 20h, Ruth Costa sobe ao palco para apresentar o show “Sou Mulher Preta”, trazendo muito samba e resistência.

Encerrando a programação do Circuito Saravah, no dia 09/05, às 20h, a estilista e modelo, Bella Pamplona, lançará sua primeira coleção, através de um Fashion Show, que será transmitido no canal do YouTube da Melé Produções. Logo após ao desfile, Bella vai participar de uma live no Instagram para compartilhar com o público o processo de construção da sua coleção.

Ao todo são mais de 30 artistas e empreendedores criativos envolvidos em toda a programação do Circuito Saravah, trazendo a potência da arte e uma grande experiência cultural para o espectador.

Veha a agenda completa:

01.05 – SÁBADO

20h - Show da banda de Afoxé Ita Lemi Sinavuru: YouTube da Melé Produções - https://bit.ly/3sTv8Ta

02.05 – DOMINGO

20h – Bate-papo “Toma Tua Pisa”: YouTube da Melé Produções - https://bit.ly/3sTv8Ta

03.05 – SEGUNDA

10H - Live Paiting com os artistas Douglas Baena e Gabriel Vyctor do Projeto Periferart: instagram.com/meleproducoes

20H - Breve conversa sobre performance com Sâmia Oliveira e Gabriela Luz: instagram.com/meleproducoes

04.05 – TERÇA-FEIRA

20H - Show do trio Raidol, Malu Guedelha e Thalia Sarmanho, que apresentam o projeto Sol, Lua e Estrela: YouTube da Melé Produções - https://bit.ly/3sTv8Ta

05.05 – QUARTA-FEIRA

14H - Vai ao ar 1ª Pílula do bate-papo “Toma Tua Pisa”: YouTube da Melé Produções - https://bit.ly/3sTv8Ta

16H - Oficina de Escrita Criativa com André Gabeh – Via Zoom

Inscrições: https://bit.ly/3nl1mFX

06.05 – QUINTA-FEIRA

16H - Realização de Performance “Devastidão” de Sâmia Oliveira: Casa Samaúma (Tv. Frutuoso Guimarães, 648 – Campina) e através do instagram.com/meleproducoes

16H - Oficina de Compostagem Doméstica, com Samantha Chaar e Mateus Lima: Via Zoom

Inscrições: https://bit.ly/32RFOax

20H - Show Orí de Flor de Mururé: YouTube da Melé Produções - https://bit.ly/3sTv8Ta

07.05 – SEXTA-FEIRA

14H - Vai ao ar 2ª Pílula do bate-papo “Toma Tua Pisa”: YouTube da Melé Produções - https://bit.ly/3sTv8Ta

16H - Oficina de Realidade Aumentada para artistas já iniciados, com Kambô: Via Zoom

Inscrições: https://bit.ly/3dPUFbO

08.05 – SÁBADO

16H -Oficina GingaTour com Sabrina Ginga: Via Zoom

Inscrições: https://bit.ly/3aEK4hT

20H - Show “Sou Mulher Preta”, de Ruth Costa: YouTube da Melé Produções - https://bit.ly/3sTv8Ta

09.05 - DOMINGO

18H - Vai ao ar 3ª Pílula do bate-papo “Toma Tua Pisa”: YouTube da Melé Produções - https://bit.ly/3sTv8Ta

20H – Fashion Show com apresentação da primeira coleção da estilista Bella Pamplona: YouTube da Melé Produções - https://bit.ly/3sTv8Ta

21H - Live com Bella Pamplona e Kazu sobre Fashion Show: instagram.com/meleproducoes

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias