plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUITA ONDA

34 anos: 'chinelada' em Renato Russo marcou único show da Legião Urbana em Belém

A Legião Urbana nunca mais retornou ao Pará. Foi o primeiro e último show por aqui

Imagem ilustrativa da notícia 34 anos: 'chinelada' em Renato Russo marcou único show da Legião Urbana em Belém camera Renato Russo disse que foi mal interpretado pelo público. Cantor levou com uma sandália no rosto. | Reprodução

Hoje completam-se 34 anos de um episódio de muita confusão envolvendo a lendária banda Legião Urbana, durante um show no Ginásio Superior de Educação Física, em Belém, no dia 21 de fevereiro de 1987.

A banda vivia o auge e fazia seu primeiro concerto no Estado. Empolgados com a estreia da Legião em solo paraense, os fãs esgotaram os ingressos rapidamente. Na cidade não se falava de outra coisa além do show da visceral Legião Urbana.

No entanto, o que era para ser um dia de felicidade ficou marcado por uma série de acontecimentos que resultaram na saída da banda no meio do show, em um episódio que ficou para sempre na história da Legião Urbana e, sobretudo, de Renato Russo.

O início do dia já dizia algo de tenebroso. Com o ginásio superlotado, Renato Russo chegou a apresentar à produção algumas ressalvas sobre a segurança do local, mas decidiu encarar o público sedento. Segundo testemunhas que foram ao show, além da superlotação, havia milhares de fãs em volta do ginásio na esperança de conseguir ingressos, o que piorou ainda mais toda a situação.

A Confusão

Segundo a versão mais contada por testemunhas oculares, a confusão teria começado no momento em que a banda iria tocar a canção “Índios”. Renato Russo teria dedicado a canção à cidade. Parte do público se ofendeu. Neste momento alguém arremessou uma sandália no rosto de Russo, que saiu imediatamente do palco, sem dizer mais nada.

“Era o auge da banda e houve um furor muito grande com o show em Belém. Os ingressos se esgotaram rapidamente, mas mesmo assim uma multidão tomou conta e lotou dentro e fora do ginásio”, conta Egenilson Pimentel, um dos presentes no show. O antigo fã conta um detalhe que inflamou ainda mais a confusão.

“Na época a cerveja era vendida em garrafas de vidro de 600 ml. Já pensou? Quando ele saiu do palco começaram a quebrar garrafas, xingá-lo. Acenderam as luzes do ginásio, e a situação piorou, pois o público percebeu que eles não iriam mais voltar”, diz Egenilson.

Renato Russo sempre negou que tenha feito algum comentário depreciativo sobre a população paraense, mas mesmo assim carregou o estigma de preconceituoso durante toda sua carreira. A rádio que promoveu o concerto chegou a processar a banda pelo abandono do palco e quebra de contrato, criticando o artista publicamente.

A Legião Urbana nunca mais retornou ao Pará. Foi seu primeiro e último show por aqui. Sorte de quem curtiu?

Assista a uma testemunha falando sobre o dia:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias