Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$
Serendi

Coletivo de artistas ganha edital para produzir quadrinhos

O Coletivo Serendi é um grupo de 5 artistas paraenses: Lívia Guimarães, Julia Lustosa, Marina Pantoja, Louise Guimarães e Francy Botelho. Atuantes no mercado de ilustrações e quadrinhos no Pará.

sábado, 06/02/2021, 09:29 - Atualizado em 06/02/2021, 09:36 - Autor: Emerson Coe


HQ Naira
HQ Naira | Divulgação

Batemos um papo com a Francy Botelho que está a frente do projeto, ela nos contou um pouco sobre sua carreira e de com foi a formação do Serendi além de falar sobre a HQ Naira que foi selecionada pelo edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura do Pará.

 

O Coletivo Serendi é um grupo de 5 artistas paraenses: Marina Pantoja, Francy Botelho, Lívia Guimarães, Julia Lustosa e Louise Guimarães.
O Coletivo Serendi é um grupo de 5 artistas paraenses: Marina Pantoja, Francy Botelho, Lívia Guimarães, Julia Lustosa e Louise Guimarães. Divulgação
 

Em Barcarena Francy teve seu primeiro contato com histórias em quadrinhos ainda na infância, onde teve uma influência direta dos mangás (quadrinhos japoneses), foi quando começou a escrever e desenhar suas próprias HQs, enquanto durante a Universidade de Artes Visuais criou uma história em quadrinhos chamada Purpúreo sendo lançada no Anime Geek e na Feira do Livro, no espaço Beco dos Artistas em 2019, “Foi aí que conheci e me aproximei de muitos produtores de quadrinhos que estão atuando. Em 2020 a Lívia Guimarães que foi uma das pessoas que tive a oportunidade de conhecer nesse meio reuniu esse grupo de 5 meninas e nos apresentou o roteiro da HQ Niara, escrito por ela e então começamos a trabalhar nessa história. Inspirada na Amazônia, na comunidade ribeirinha, nos contos e lendas, então quando a Marina deu a idéia de criar o coletivo a gente decidiu que essa seria a nossa inspiração, falar sobre a Amazônia, nossas histórias, mostrar um universo mágico mas que dialogasse com a nossa vivência, nossa cultura”. Disse Francy.

O Coletivo decidiu inscrever seu projeto com uma proposta de dialogar sobre cultura com a comunidade principalmente com as crianças através da linguagem dos quadrinhos. “A publicação de uma HQ não é fácil, envolve muitos custos e um dos objetivos é tornar essa história acessível e inspirar as novas gerações, principalmente a valorizar as nossas histórias e o que é produzido aqui. Editais costumam ser complexos e isso às vezes assusta quem participa pela primeira vez, mas estamos muito focadas em tentar, nos inscrevemos nos últimos minutos e a espera do resultado foi uma aflição, com muitos artistas incríveis competindo e nós queríamos muito passar, nos empenhamos muito e acho que fizemos um bom trabalho com a nossa proposta. Quando o resultado saiu ficamos muito felizes, a gente quase não acreditou”. Disse Francy.

HQ Naira

O roteiro conta a história de uma menina ribeirinha chamada Niara que vive em uma vila de pescadores e que se aventura pelos rios e paisagens da Amazônia para ajudar o peixe poraquê, um ser mágico e enfeitiçado e salvar a sua vila. A HQ está em processo de conclusão. “2020 foi um ano muito difícil pra todos nós e teve um muito impacto nos trabalhos da classe artística, me refiro aos eventos presenciais que mantinham os autores mais perto do público, muitos trabalhos puderam ser adaptados para uma versão online de uma forma que todos pudessem estar mais seguros, mas nada substitui esse contato e aproximação das pessoas com a arte. Eu desejo com todas as minhas forças que esse ano de 2021 seja um ano de cura, queremos muito levar esse projeto pro maior número de pessoas possíveis, espalhar nossas idéias e histórias sobre esse lugar. Por enquanto estamos trabalhando bastante e devemos apresentar os resultados desse projeto em abril deste ano e então vamos traçar novos planos”. Finalizou Francy

As atividades do projeto serão feitas nas escolas públicas de Barcarena. Para saber mais acesse o perfil nas redes sociais @serendipa.



Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

Para quem vai sua torcida no BBB21?

MAISACESSADAS