Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$
Dia do Quadrinho Nacional

7ª edição Semana do Quadrinho Nacional com programação virtual e com acessibilidade

30 de janeiro acontece com programação totalmente virtual e com acessibilidade em libras a 7ª edição Semana do Quadrinho Nacional com Bate-papos, Desafios dos Quadrinhos e Masterclasses

quinta-feira, 28/01/2021, 11:43 - Atualizado em 28/01/2021, 11:43 - Autor: Emerson Coe


Divulgação
Divulgação | Semana do Quadrinho Nacional

O já tradicional evento que comemora do Dia do Quadrinho Nacional no próximo dia 30, chega a sua 7º edição desta vez totalmente virtual em função da pandemia do novo coronavírus. A novidade este ano foi a inclusão da língua brasileira de sinais aos Bate-papos, Desafios dos Quadrinhos e Masterclasses que acontecem até o dia 03 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e já estão abertas até o próximo domingo.tudo realizado pela coordenação da Biblioteca Arthur Vianna da FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ

No sábado, acontece uma live com o bate papo QUADRINHOS NA AMAZÔNIA reunindo quadrinistas paraenses e amazonenses apresentando seus trabalhos e falando dos desafios e perspectivas da produção e publicação de quadrinhos na região amazônica. Participam desse debate: Ty Silva- Coletivo Açaí Pesado (PA); Ademar Vieira- Estúdio Black Eye (AM); Romahs (AM); Woylle Masaki (PA); Robson Marone- Coletivo Contos da Terra (PA).

Pela primeira vez, o eventol, tratará sobre inclusão de pessoas especiais por meio dos quadrinhos. A design Thayz Magnago, ministrará a Masterclass QUADRINHOS & INCLUSÃO e vai falar de sua experiência como produtora das HQs do Lucas, uma iniciativa que fala do autismo de uma forma diferente, através do trabalho desenvolvido pelo ilustrador Lucas Moura Quaresma, um jovem autista. O segundo dia de Masterclass aborda A PRODUÇÃO FEMININA NOS QUADRINHOS, ministrada pela quadrinhista Dani Marino que foi uma das organizadoras do livro MULHERES E QUADRINHOS, livro que reúne mais de 120 mulheres que trabalham na área de ilustração e quadrinhos no Brasil.

A Semana do Quadrinho Nacional foi criada em 2013 como proposta de prolongamento do Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, data de publicação das “As Aventuras de Nhô Quin” ou “Impressões de uma Viagem à Corte” (1869) de Ângelo Agostini, italiano que firmou carreira no Brasil.

O Dia do Quadrinho Nacional foi comemorado pela primeira vez em Belém no ano de 1992 na Casa da Linguagem, proposto pelo grupo de quadrinhos Ponto de Fuga, que também participou da organização do evento.

De lá pra cá, a data vinha sendo comemorada por grupos de quadrinhos e quadrinhistas em parcerias com órgãos públicos da área de cultura como a Casa da Linguagem, Curro Velho e Centur, dentre outros, até se tornar um evento realizado regularmente pela Fundação Cultural do Pará.

O principal objetivo do evento é colocar em destaque o quadrinho produzido no Brasil e, especificamente, o que é produzido no Pará. Assim como, valorizar o quadrinho como linguagem e forma de expressão artística.

SERVIÇO:

A 7ª Semana do Quadrinho Nacional- 2021 é realizada pela da Fundação Cultural do Pará, de 30/01 a 03/02/2021. Programação e inscrições gratuitas aqui

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

Para quem vai sua torcida no BBB21?

MAISACESSADAS