plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
Sawe!

Paraense lança quadrinhos na Europa

Com previsão de ser lançado agora no início do ano pela editora em Londres. O quadrinista Tom Gomes mostra a cultura indígena mítica

Imagem ilustrativa da notícia Paraense lança quadrinhos na Europa camera Tupã é a voz de Nhanderuvuçu. Conhecido como "O Espírito do Trovão". Arte do projeto, Sawe! | Ronilson Freire

Com lançamento previsto para o início do ano em Londres e para toda a Europa, Sawe! Os quadrinhos do paraense Tom Gomes mostra o modo de vida na Amazônia em tempos imemoriáveis em que os seres divinos caminhavam ao lado dos seres humanos.

Guaçú, um jovem guerreiro Guarani do povo Tucujús, nos guia por este mundo ancestral e a aventura começa quando o mesmo se vê amaldiçoado durante o combate com um monstro, colocando em risco o seu povo.

Os quadrinistas Tom Gomes e Ronilson Freire
📷 Os quadrinistas Tom Gomes e Ronilson Freire |Divulgação

Com ilustrações de Ronilson Freire (Chiaroscuro) e cores de Fabrício Guerra. No primeiro volume da obra, os povos Tucujús e os Marajoaras, protagonizam enredos cheios de ação, transitando entre o céu e a Yby (terra ou mundo físico). Não se sabe ao certo os motivos mas os Marajoaras e Tucujús, desapareceram antes da chegada dos colonizadores.

É sobre o desaparecimento desses povos que gira a história. Há registros de objetos de cerâmica de 7.000 anos atrás encontrados na região amazônica, sendo a mais antiga do continente. Os artefatos de cerâmica são recorrentes nos trabalhos arqueológicos na região, que tem entre seus destaques a cerâmica tapajônica (do Tapajós às Guianas) e a marajoara (da Ilha de Marajó), estão datados entre os anos 400 e 1300 d.C.

"Esse livro foi feito para desconstruir o discurso obscurantista sobre os povos originários e também para ser um instrumento de força e promover a luta e a resistência da cultura indígena, pensado para também ser usado em sala de aula pelos professores." disse o autor.

Capa da revista Sawe!
📷 Capa da revista Sawe! |Ronilson Freire

Finaciamento coletivo

Os leitores paraenses não ficaram de fora Sawe! estará em breve no site Catarse. Fiquem ligados!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em HQPOP

Leia mais notícias de HQPOP. Clique aqui!

Últimas Notícias