Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$
Pitiú & Xibé

As aventuras de Pitiú e Xibé em defesa do meio ambiente nas redes sociais

Os quadrinhos do ilustrador Léo Dressant abordam temas ambientais e políticos com bom humor nas redes sociais

domingo, 01/11/2020, 13:51 - Atualizado em 01/11/2020, 13:51 - Autor: Emerson Coe


As aventuras de Pitiú e Xibé
As aventuras de Pitiú e Xibé | Léo Dressant

Figuras icônicas do mercado Ver-o-peso em Belém os urubus por muitas vezes são vistos como aves agourentas ou animais sujos, mas que, na verdade tem um importante papel ambiental. São testemunhas do nosso cotidiano, atentos aos fatos esses cronistas inspiram os artistas, que não conhece a piada do urubu do Ver-o-peso? Ou a canção de Dona Onete sobre um urubu namorador?

Numa dessas, num momento difícil entre a conclusão do tcc e a entrada no mestrado, Léo Dressant atravessando a ponte do Tucunduba que fica ali na UFPA testemunhou o embate entre um urubu e uma garça por um pedaço de peixe teve um estalo “Isso dá uma tirinha!”.

Daquele momento surgiu a dupla Pitiú e Xibé que vem sobrevoado as redes sociais, cronistas da cidade sempre de olho no movimento dos internautas as tiras falam de meio ambiente e política sempre com bom humor.

Sob influência dos mestres clássicos Hanna e Barbera e do criador do Tex Aurelio Galleppini a tirinha bebe diretamente do desenho animado, Faísca e Fumaça (Heckle and Jeckle, 1946). Sem muito tempo Léo faz o esboço das suas ideias, finaliza no computador e pronto! Já nasce uma nova postagem.

Emerson Coe
 

As postagens podem ser acompanhadas no Instagram e facebook (@pitiuexibe). E algumas HQ's são publicadas e comercializadas em eventos.


Procurem conhecer os artistas locais, existem muitos trabalhos interessantes feitos em todo o estado. Que não  deixam a desejar a nenhum artista do mundo.”disse Léo Dressant!

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS