plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
GAMES

10 jogos do SNES Classic Edition que são clássicos da história

A Nintendo finalmente anunciou que o SNES Classic Edition está a caminho, para alegria dos fãs, trazendo de volta em versão miniatura seu console mais icônico com 21 jogos, incluindo o nunca lançado Star Fox 2. Todos os títulos inclusos no pequeno aparelh

A Nintendo finalmente anunciou que o SNES Classic Edition está a caminho, para alegria dos fãs, trazendo de volta em versão miniatura seu console mais icônico com 21 jogos, incluindo o nunca lançado Star Fox 2.

Todos os títulos inclusos no pequeno aparelho são clássicos por méritos próprios, mas alguns são considerados os melhores de toda a história dos games, às vezes até mesmo ajudando a estabelecer padrões na indústria que são vistos até hoje. Sendo assim, separamos aqueles que mais se destacam na lista (o que não foi fácil). Confira:

Donkey Kong Country (1994)

donkey-kong-country-snes3

Foi com este jogo que Donkey Kong ganhou um lugar no coração dos fãs, mas este com certeza não é o único mérito do título, que se destacou por sua jogabilidade precisa, design de fases criativo e cheio de segredos escondidos, trilha sonora excelente e, claro, seus gráficos que utilizavam modelos tridimensionais pré-renderizados, algo ainda incomum e impressionante na época.


EarthBound (1994)

earthbound

Explicar a grandiosidade deste título não é simples. Como o nome japonês indica (Mother 2), EarthBound não foi o primeiro da franquia, mas foi o único a ser lançado no ocidente na época. O jogo, que não foi bem um sucesso de vendas, tem visuais bonitinhos, com personagens carismáticos e inocentes e mecânicas de batalhas divertidas que fogem do comum (melhor não falar delas porque é um spoiler).

No entanto, é por baixo desta superfície simpática que se esconde diversas mensagens filosóficas que quebram a quarta parede, tramas sombrias, surpresas e um dos chefes finais mais perturbadores dos games. Todos estes elementos inusitados fizeram deste um verdadeiro clássico, mesmo que não tenha sido um sucesso quando foi lançado.


Final Fantasy III (1994)

final-fantasy-vi

Não se engane: apesar do nome, este na verdade é Final Fantasy VI, que recebeu uma numeração diferente no ocidente por ter sido o terceiro da franquia a ser lançado deste lado do mundo. Para muitos fãs, este é considerado o melhor Final Fantasy já feito e é fácil ver por quê.

O jogo se destacou por sua escala: quando foi feito, não existia nada tão grandioso. Desde a complexa trama e personagens interessantes (heróis e vilões) que eram representados de forma caricata pelos gráficos até a trilha sonora, que não era um mero enfeite para o ambiente, Terra e seus companheiros comovem muitos jogadores até hoje.


F-Zero (1990)

f-zero

O primeiro F-Zero foi uma verdadeira surpresa. O jogo foi um dos primeiros a conseguir simular um ambiente tridimensional no console graças a uma função do Super Nintendo. Em termos de mecânica, também não tinha nada parecido, sendo um jogo de corrida futurista em alta velocidade onde o jogador precisava ter reflexos rápidos e pensar nas condições de sua nave. O título acabou criando um subgênero próprio, influenciando o surgimento de franquias como Wipeout, Redout e Fast Racing.


The Legend of Zelda: A Link to the Past (1991)

zelda-lttp

Antes de ter seus paradigmas quebrados em Breath of the Wild, a maior parte dos elementos que definiam um jogo de The Legend of Zelda surgiram em A Link to the Past, que apresentou uma aventura como nunca tinha sido visto antes, com um enorme mundo para ser explorado (dois, se contar o Dark World, uma realidade paralela para onde viajávamos durante a jornada), quebras-cabeças criativos, calabouços complexos e chefes icônicos. Não é à toa que este título disputa com Ocarina of Time o melhor título da franquia até hoje.


Star Fox (1993)

starfox

Animais antropomórficos que pilotam naves espaciais e enfrentam uma cabeça gigante parece uma ideia maluca, mas é só um charme de Star Fox. No entanto, o que destaca o jogo mesmo é o uso do Super FX, um chip adicionado ao cartucho que permitia o uso de gráficos poligonais pela primeira vez no console. Claro, hoje parece feio, mas foi um feito impressionante para a época, dando um gostinho do que veríamos no futuro dos games.

Apesar dos visuais ultrapassados, o título ainda se sustenta como um bom jogo. O SNES Classic Edition também terá o Star Fox 2, que nunca foi lançado oficialmente, mas vários de seus conceitos foram reaproveitados, dando origem ao que foi visto em Star Fox 64, considerado o melhor da franquia.


Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting (1992)

street_fighter_ii

A primeira versão de Street Fighter II foi um jogo revolucionário que estabeleceu um padrão copiado até hoje nos jogos de luta. A versão Turbo: Hyper Fighting, que foi a terceira da longa lista de versões especiais com títulos complicados, é certamente uma das melhores simplesmente por ter acelerado o combate, algo que acabou se tornando um padrão na franquia e até mesmo no gênero.


Super Mario Kart (1992)

mariokart

Este é mais um exemplo de um jogo que mostrou algo nunca antes visto na indústria. Mario Kart não foi um sucesso apenas por usar personagens amados das franquias da Nintendo, mas também por introduzir a divertida mecânica de acabar com amizades: itens que tornavam todas as partidas imprevisíveis. A fórmula acabou sendo um sucesso, iniciando uma das maiores franquias da empresa e criando um subgênero seguido por títulos como Sonic & All-Stars Racing, Diddy Kong Racing, Crash Team Racing e muitos outros.


Super Mario World (1990)

mario-world

Este é um jogo que disputa com Super Mario Bros. 3 e Super Mario 64 como o melhor do encanador bigodudo, mostrando o quanto este jogo foi importante. Para começar foi um dos motivos para que muitas crianças pedissem um Super Nintendo para seus pais. O jogo também introduziu elementos vistos na franquia até hoje, além de introduzir o dinossauro Yoshi, que acabou virando um personagem de sucesso à parte. Sem dúvida, um dos clássicos supremos dos games.


Super Metroid (1994)

super-metroid

A Nintendo anunciou Metroid Prime 4 para o Switch, então parece o momento perfeito para voltar ao maior clássico da franquia, Super Metroid. O jogo não apenas é considerado um dos melhores da franquia, como também da história da indústria. Sua ambientação sombria, a trilha sonora que ajudava a dar uma sensação de claustrofobia, as batalhas épicas e o enorme mapa para explorar são alguns dos elementos que definem este jogo.

Mais do que isso, Super Metroid foi o grande responsável pelo subgênero popularmente conhecido como Metroidvania, que recebeu este nome também graças a Castlevania: Symphony of the Night. O título também ajudou a popularizar os speedruns, onde jogadores tentam terminar os jogos o mais rápido possível, graças a seu final especial que depende da velocidade e do quanto você completou o game.


Como comentamos no começo, estes são só alguns exemplos, já que todos os títulos inclusos no SNES Classic Edition foram marcantes por diferentes motivos. Que outros jogos do Super Nintendo criaram os maiores legados? Deixem nos comentários!

Fonte: Jovem Nerd

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Games

Leia mais notícias de Games. Clique aqui!

Últimas Notícias