plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FAMA

10 destaques positivos de ‘A Força do Querer’

Foi ainda na primeira semana de janeiro que o DOL noticiou que uma equipe da TV Globo estaria em Belém para gravar algumas cenas da próxima novela das 21h da emissora. O que a população paraense não imaginava é que a trama seria o maior sucesso do horário

Foi ainda na primeira semana de janeiro que o DOL noticiou que uma equipe da TV Globo estaria em Belém para gravar algumas cenas da próxima novela das 21h da emissora. O que a população paraense não imaginava é que a trama seria o maior sucesso do horário desde o fenômeno ‘Avenida Brasil’, em 2012.

‘A Força do Querer’ chega ao fim nesta sexta-feira (20) com audiência de 36 pontos, bem superior aos 27 pontos da antecessora ‘A Lei do Amor’ e como assunto das mesas de bar à linha do tempo do Facebook.

Motivos para isso não faltaram. A trama de Glória Perez mostrou temas originais, como uma dona de casa que entra para o mundo do tráfico, uma mocinha nada convencional que acredita ser sereia e o drama de um jovem trans.

Além disso, a autora optou por contar a história de seis protagonistas, todos tendo seus momentos na trama e circulando pelos núcleos da novela: Ritinha, Bibi, Jeiza, Zeca, Ruy e Caio.

E mais: a novela apresentou ao grande público um pouco da cultura paraense. Boa parte dos personagens vivia na fictícia Parazinho – que na trama era próxima à Castanhal – e depois se muda para o Rio de Janeiro.

Se no começo o sotaque dos autores e expressões causaram estranhamento e reclamações do público paraense – “lasquei-me” – , ao final da trama eles conquistaram o público nas outras regiões do país. Isis Valverde declarou que sempre alguém grita um “Égua!” para ela. “O pau te acha”, dito por Edinalva (Zezé Polessa), também virou bordão.

A autora homenageou ainda o Estado com a devoção dos personagens por Nossa Senhora de Nazaré e artistas paraense se apresentando na venda de Nazaré (Luci Pereira). Passaram por lá nomes como Joelma, Lia Sophia e, mais recentemente, Dona Onete.

O carimbó também esteve presente, mesmo que muitas vezes a gente não entendesse os passos de Ritinha (Isis Valverde) ou risse da performance de Jeiza (Paolla Oliveira).

O DOL mostra dez destaques desta novela de sucesso:

10) Maria Fernanda Cândido e Dan Stulbach

A trama marcou o retorno de ambos às novelas. E voltaram em grande estilo. O casal que enfrentou problemas por causa de uma falsa amiga e ainda os dilemas com os filhos foi bem defendido pelos atores. Dan, provavelmente, ainda vai raspar todos os prêmios de “Melhor Ator” do ano.

9) Silvério Pereira

Uma das apostas da novela, o jovem ator mostrou com sensibilidade e talento a história de Nonato/Elis Miranda. Ainda fez uma boa dupla com Humberto Martins.

8) Zezé Polessa

Edinalva, a mãe de Ritinha, foi uma das personagens mais populares da trama. A atriz parece ter estudado a cultura paraense e usou e abusou de expressões como “levar o farelo”, “está só me abicorando” e “O pau te acha”. Não foi à toa que conquistou muitos elogios do público.

7) Elizângela

Como Aurora, a mãe de Bibi, a atriz conquistou e emocionou o público. Era ela quem dizia tudo o que a audiência gostaria de falar para a Perigosa. A cena em que bate na filha na cadeia foi de lavar a alma dos expectadores.

6) Lilia Cabral

Silvana poderia ter sido uma personagem menor na carreira da atriz. Mas com o drama da viciada em jogo fez o público se emocionar e rir durante algumas situações, principalmente nas quais enrolava o marido. Ainda fez uma boa dupla com fiel empregada Dita (Karla Karenina).

5) Carol Duarte

Estreante em novela, a atriz deu conta de uma das personagens mais difíceis e de maior destaque: o trans Ivan. No começo, Ivana conquistou o público, depois a autora mostrou o que são as pessoas trans e ainda confundiu o público ao torna-lo um homem trans grávido apaixonado por outro homem. Ousadia é pouco. E vai ser difícil ouvir ‘True Colors’ e não lembrar da personagem.

4) Débora Falabella

A atriz voltou a trabalhar com Glória Perez anos após Mel, a menina viciada em drogas de ‘O Clone’, outro sucesso da autora. Como Irene, a atriz pôde mostrar um lado vilão e enterrar de vez o fantasma de Nina, de ‘Avenida Brasil’. A morte da personagem causou nas redes sociais.

3) Isis Valverde

Ritinha poderia estar na lista de piores personagens das novelas, como uma garota egocêntrica, se Isis Valverde não soubesse cativar o público com a menina que acreditava ser filha do boto e que se amava mais do que amava os outros. Nos primeiros capítulos da trama só deu ela e é difícil imaginar outra atriz no papel.

2) Paolla Oliveira

Policial, lutadora de MMA, parteira, DJ, amiga dos animais. Jeiza era a supermulher. A personagem mais correta da novela também poderia cair na chatice, mas foi humanizada pela atriz que, com os figurinos justíssimos, ainda mostrou estar em boa forma.

1)Juliana Paes

A novela foi dela. A trama da estudante de Direito, dona de casa, que se envolve com o tráfico foi uma das que mais chamou a atenção na novela e virou assunto. Serviu para comprovar também que Juliana Paes não é só a “boazuda”, mas também uma grande atriz. Vem Emmy, que esse é teu Juliana.

(Antônio Santos/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias