plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Filho de Elis Regina fala em show com imagem da mãe em AI

O nome da cantora figurou em debates na web após uma campanha publicitária que usou a tecnologia para colocar o ícone da MPB ao lado da filha, Maria Rita.

Imagem ilustrativa da notícia Filho de Elis Regina fala em show com imagem da mãe em AI camera Elis e Maria Rita aparecem em campanha publicitária. | (Divulgação/Wolksvagem)

A música brasileira, principalmente a MBP, se tornou marcante por causa de uma das vozes mais inesquecíveis de todos os tempos: Elis Regina, cantora que morreu em 1982. Nos últimos dias, o nome de Elis voltou à tona por um comercial da Wolksvagem.

João Marcelo Bôscoli, filho da cantora, não descartou a possibilidade de realizar um show com uma versão em 3D de sua mãe: "A inteligência artificial é como a televisão em seus primeiros dias. Em um primeiro momento, pode nos deixar confusos sobre o que realmente é, mas aos poucos ela vai se tornando parte do nosso cotidiano, queiramos ou não", afirmou João.

+ Há 40 anos, morria a grande voz do Brasil: Elis Regina

+ Ariana Grande canta Anitta e engrossa onda do deepfake

Em uma entrevista ao jornal O Globo, ele destacou que vê o uso de novas tecnologias como algo positivo para preservar a memória artística de Elis Regina e revelou que utiliza recursos de inteligência artificial para a restauração do acervo deixado por sua mãe.

A POLÊMICA PROPAGANDA

Elis Regina, falecida há 41 anos, protagonizou um emocionante dueto com sua filha, Maria Rita, em um comercial de carro e impactou os fãs na última terça-feira (4/7). Como isso se tornou possível? A marca utilizou a inteligência artificial para promover o reencontro entre mãe e filha.

O vídeo inicia com Maria Rita dirigindo uma versão moderna da Kombi, enquanto canta "Como nossos pais", clássico de Belchior que se tornou um sucesso na voz de Elis Regina.

A campanha prossegue com imagens de carros da marca que marcaram gerações, até que uma antiga Kombi, guiada por Elis, se aproxima do veículo de Maria Rita para completar o dueto.

De acordo com informações da Volkswagen, a tecnologia conhecida como deepfake foi utilizada para trazer de volta o ícone da MPB para a campanha. Uma atriz dublê representou a cantora conduzindo o veículo.

DEBATE NAS REDES SOCIAIS

A canção "Como nossos pais" tornou-se um dos tópicos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias, gerando um debate que mesclou opiniões e conceitos sobre publicidade e inteligência artificial.

A campanha publicitária conseguiu despertar um sentimento de nostalgia entre os brasileiros, tanto pela interpretação das cantoras quanto pelos próprios carros antigos. O encontro de gerações gerou repercussão com algumas pessoas comparando o comercial a um episódio da série "Black Mirror", levantando questões sobre o uso da inteligência artificial para "reviver" memórias ou pessoas.

Além disso, muitos chamaram a atenção para a utilização comercial da imagem de Elis Regina, opositora do regime ditatorial no país que recebeu apoio da empresa automobilística na época.

Independentemente das opiniões divergentes, o vídeo da Volkswagen obteve um enorme sucesso nas redes sociais e conquistou milhares de visualizações em pouco tempo, permitindo que esse dueto inédito, antes possível apenas na imaginação, se tornasse "real" graças a tecnologia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias