Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
TREINADOR DE VOZES

Paraense faz sucesso como preparador de cantores nacionais

Fonoaudiólogo Vinícius Araújo é coach internacional em Comunicação e Voz pela High Performance Vocal Coach de Portugal.

sábado, 24/04/2021, 12:04 - Atualizado em 24/04/2021, 12:09 - Autor: ALINE EPIFANIO RODRIGUES


A lista é cheia de estrelas. Rebeca Lindsay, Nira Duarte, Cris Santos, Pablo Paludo, Tierry, Gabi Martins e Manu Bahtidão estão entre os artistas atendidos pelo fonoaudiólogo paraense Vinícius Araújo, que com apenas 24 anos também é coach internacional em Comunicação e Voz pela High Performance Vocal Coach de Portugal, além de especialista em Neurociência e Aprendizagem pela Faculdade Única de Ipatinga-MG.

“Sou fonoaudiólogo artístico, trabalho com artistas tanto regionais quanto nacionais. Fiquei mais conhecido por atender alguns artistas como Tierry e Gabi Martins, e venho desenvolvendo este trabalho em Brasília, Belém e Goiânia. Atendo diversos cantores e compositores, tanto presencial quanto on-line”, explica Vinícius.

VISÃO INTEGRAL

Além do trabalho de voz, o profissional trabalha terapias integrativas com os artistas, que são técnicas que auxiliam na saúde emocional, física e psíquica. Tudo porque o profissional acredita que o cantor deve ser visto como um todo. “Não é sobre abrir a boca e cantar. É importante manter sempre a saúde vocal, que é o instrumento de trabalho deles, para sempre manter o condicionamento de voz, pois são artistas que passam por turnês e necessitam de um esforço e cuidado redobrado vocal. Mas os exercícios vocais são atrelados a técnicas físicas que possibilitam trabalhar também a performance deste artista no palco”, explica ele.

Neste sentido, a conduta diante das câmeras, o falar, a posição do microfone são fatores que afetam o desenvolvimento do artista em público. Por isso o trabalho de Vinícius inclui também a conduta corporal, incluindo a vestimenta desses artistas. Sim, a roupa também implica diretamente na questão vocal.

“Adornos e roupas apertadas podem comprimir o diafragma e dificultar a passagem de ar. E se dificulta a passagem de ar, a voz não sai com tanta excelência”, destaca Vinícius, que ainda presta assessoria vocal. Por este serviço ele viaja com os artistas e fica 24h os acompanhando.


“Além de fonoaudiólogo, sou coach vocal, trabalho com técnicas e aplicações que irão melhorar as habilidades afetivas e emocionais desse cantor”, detalha.

Vinícius diz que falar em fonoaudiólogo artístico é algo mais recente. “Estou remodelando isso. É por isso que os artistas me procuram. Levando em consideração o tempo, são cantores que não possuem disponibilidade para ir ao consultório, preferem levar o profissional com eles para viajar”, destaca o profissional, que já acumula histórias de bastidores. “Já ocorreu o caso de um cantor que não subiu no palco porque teve uma perda de voz temporária total, e isso afeta não só o contratante, mas o psicológico desse artista, além do público que ficou esperando, que comprou ingresso meses antes. Antigamente, o fonoaudiólogo era visto como um profissional só para tratar as questões de fala. Hoje atuamos muito além disto”, conclui.


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS