Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$
Diarinho

Não vai viajar? Confira 20 dicas para as férias

segunda-feira, 02/01/2017, 15:54 - Atualizado em 02/01/2017, 16:02 - Autor:


As férias escolares estão aí, mas nem todos conseguem viajar em família. Porém, isso não é motivo para tristeza. Com muita disposição e criatividade dá para brincar bastante e aproveitar esse período de folga dos estudos.  Confira as dicas:



1 – Que tal cozinhar juntos? Crianças que se envolvem nas atividades na cozinha junto com os adultos se divertem e se interessam mais por alimentos que ainda têm alguma resistência, como frutas e verduras. Mas claro: cuidado com facas de corte ou o contato com o fogão, por exemplo. 


2 – Ir à feira. Vivenciar esse ambiente pode ser muito enriquecedor. Aproveite para conhecer alimentos diferentes e experimente  frutas que não tem o hábito de consumir.


3 – Bicicletas e patins. Não tem o hábito de visitar os parques da sua cidade? Aproveite para conhecê-los ou explorá-los de forma diferente, andando de bicicletas ou patins!


4 – Já pensou em ir até à biblioteca? Visitas a bibliotecas públicas são ótimas oportunidades para tirar a criançada de casa e conhecer lugares diferentes. 


5 – Observe a natureza. Pegue uma lupa e saquinho plástico transparente e vá observar e juntar elementos da natureza, como uma folha diferente, ou pedrinhas, em uma praça, canteiro ou trilha. Não esqueça de respeitar os bichos que moram lá.


6 – Visite praças e parques. Em muitas cidades, no período de férias escolares, praças, parques, jardins botânicos ou zoológicos oferecem programação especial, com teatros, contação de histórias, entre outras atividades. Informe-se sobre o que está acontecendo na sua cidade e aproveite!


7 – Trem imaginário. Construa um trem com cadeiras e outros objetos da casa. Pegue o que for precisar e use a imaginação!


8 – Varal de livros. Pendurar livros em um varal feito com barbante e preparar o ambiente com tapete, tecidos e almofadas  é  um jeito legal de escolher histórias para contar e se aconchegar.


9 – Pescaria no sofá. O sofá será o barco, o chão em frente ao móvel, o rio, onde serão colocados objetos que poderão ser os peixes, como brinquedos e sucatas. A vara pode ser feita com colher de pau e uma peneira presa na ponta.


10 – Vôlei com bexiga. Pegue duas cadeiras, amarre um barbante para fazer de rede, encha uma bexiga e que comece a diversão.
11 – Bola ao cesto. Faça uma bola com papel ou aproveite as meias enroladas. Um balde vira o cesto e aí é questão de treinar a pontaria.


12 – Que tal formar uma banda em família? Os utensílios da cozinha podem ser os instrumentos musicais que acompanham a cantoria. Vale apostar em músicas conhecidas ou mesmo inventar as próprias canções.


13 – Teatro de fantoches. Amarre um barbante firme em duas cadeiras e coloque um lençol por cima. Os personagens podem ser fantoches, bonecos, utensílios de cozinha, sucatas, escovas de dente...


14 – Café da manhã especial. Montar a mesa de café da manhã para bonecas e bonecos, utilizando elementos da cozinha de verdade: jogo americano, talheres pequenos, pratinhos...


15 – Faça um acampamento. Pegue umas lanternas, alguns lençóis para barracas, colchões (se tiver inflável, melhor ainda!), separe alguns lanchinhos e histórias e acampe com toda a família na sala.


16 – Faça uma festa do pijama. Convide os amigos mais próximos e faça uma festa do pijama. Vale separar filmes, brincadeiras e guloseimas. Boa ideia para matar a saudade dos amigos.


17 – Fantasias. Tire as fantasias do armário e tenha um dia de princesa, super-herói, pirata, bruxa, palhaço...


18 – Vá ao cinema. Muitos lançamentos de filmes e desenhos infantis acontecem durante as férias.


19 – Visite o museu. Tenha contato com objetos de outras épocas.


20 – Faça um piquenique. Prepare os lanchinhos, peque a toalha, alguns brinquedos e escolha um parque ou praça nos arredores da sua casa.


(Com informações da Crescer)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS