Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


23°
R$

Cultura / Últimas

Últimas

Livro mostra importância de produtos da Amazônia

sábado, 25/05/2019, 08:45 - Atualizado em 25/05/2019, 08:45 - Autor:


O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lança amanhã o livro “Preços dos produtos da floresta: uma década de pesquisa e divulgação”. A publicação reúne os principais resultados das análises sobre os preços dos produtos não madeireiros da floresta praticados no mercado. O banco de dados da pesquisa abrange 80 produtos, mas no livro os pesquisadores analisaram oito: açaí, buriti, cupuaçu, castanha-do-pará, mel, andiroba, copaíba e pupunha nas feiras de Belém, Breves, Gurupá e Santana do Amapá.


A principal conclusão é de que 80% das comunidades onde esses produtos são extraídos vivem exclusivamente da renda dessa comercialização. Juntos, eles geram R$ 1,5 bilhão na economia, porém menos de 0,2% fica no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O pesquisador do Imazon e autor do livro, Paulo Amaral, explica que a principal razão é que essas comunidades trabalham na informalidade. Outra conclusão é que o açaí responde por 89% da receita bruta gerada pelos produtos da pesquisa.
“É uma publicação útil que pode futuramente embasar novas políticas públicas para este setor”, destaca o autor da obra.


O livro será lançado no Programa Clube do Campo, da Rádio Clube, veiculado das 7h às 9h. A publicação será doada a parceiros e disponibilizada no site www.imazon.org.br.

(Leidemar Oliveira/Díario do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS