Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


23°
R$

Cultura / Últimas

Últimas

Belém recebe o 'Mês da Francofonia' com intensa e gratuita programação cultural

segunda-feira, 11/03/2019, 22:51 - Atualizado em 11/03/2019, 22:51 - Autor:


Concurso, exibição de curtas metragens, apresentações culturais, ateliês gastronômicos, palestras e encontros francófonos integram a programação do “Mês da Francofonia 2019”, com o tema "Mulheres à frente", a partir de quarta-feira (13) na Aliança Francesa de Belém. 

O evento é uma celebração à língua francesa, idioma falado nos cinco continentes, e ocorre com apoio da Direction des Affaires Culturelles da Guiana (DAC-Guyane), Institut Français, Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil e Pró-Reitoria de Extensão (Proex-UFPA) e parceria da Fundação Cultural do Pará (FCP) e curso de Graduação em Francês da UFPA. Este ano, a temática central será "Mulheres à frente", com destaque para debates sobre questão de gênero em alusão ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. 


A Fête du Court Métrage é gratuita e começa a partir das 16h30, com sessão infantil e adolescente, no salão cultural da AF Belém, e às 18h30 apresentação de curtas inéditos sobre os 50 anos do GREC (Grupo de Pesquisa e de Ensaio Cinematográfico), criado por Jean Rouch em 1969. A atividade terá bate-papo com a cineasta paraense Jorane Castro e mediação de Lorenna Montenegro, a partir de curtas feitos somente por mulheres. De 14 a 19 a exibição ocorrerá às 16h, no Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP), e no dia 19, às 14h30, a exibição será no auditório do Instituto de Letras e Comunicação - UFPA - com temas que versam sobre esporte, linguagem, a Cinemateca Africana, e às 18h, na Faculdade Estácio FAP.


Encontro francófono


No dia 15/03 será realizado o encontro “Francofonia, um mundo em Belém”, também no salão cultural da AF Belém, com participação da Associação dos Estudantes Estrangeiros da UFPA, em meio a um coquetel internacional, jogral e quizz de cinema com premiação aos participantes. E mais: apresentação das produções do concurso “Dis-Moi Dix Mots”, além de palco aberto com karaokê.


Slam


De 18 ao 22, a artista Emmelyne Octavie desembarca em Belém para uma série de programações: oficinas (18 e 20/03), mostra no salão da AF em parceria com Shaira Mana Josy, do grupo Slam Dandaras do Norte (20), e apresentação no dia 22, às 20h, no Teatro Waldemar Henrique - com entrada gratuita a estudantes e artistas.


Gastronomia


Dias 26 e 27, às 18h30, no salão cultural da Aliança, com a presença do francês Ronan Kerrest, serão ofertados ateliês e queijos, vinhos, champagne e espumantes - todos franceses - para satisfazer todos os paladares com técnicas de degustação, harmonização, história e geografia da culinária da França. Faça a sua inscrição, as vagas são limitadas.


Diálogos - Filosofia e feminismo


Para finalizar, no dia 29, às 19h, Maxime Rovere, professor de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) apresentará junto com convidada especial um diálogo sobre “Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas”, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA. No sábado (30/03), ele receberá o público para um encontro literário sobre seu novo livro “Que faire des cons?”, lançado pela editora Francesa Flammarion, a partir das 11h30 no salão cultural da AF Belém. Programação com apoio da Delegação Geral das Alianças Francesa do Brasil. Entrada gratuita. 


 


Serviço


Mês da Francofonia – “Mulheres à frente”


De 13 a 30/03/2019


Muitos eventos com entrada gratuita!


Mais informações: (91) 32243998 - [email protected]


(DOL)


 


 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS