plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Prêmio Sesc de Literatura tem inscrições abertas para escritos inéditos

Adentrar ao universo da escrita e desempenhar um papel positivo é algo nobre. Para incentivar a escrita criativa de autores estreantes dentro da literatura, o Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas até o dia 14 de fevereiro. Promovido pelo

Adentrar ao universo da escrita e desempenhar um papel positivo é algo nobre. Para incentivar a escrita criativa de autores estreantes dentro da literatura, o Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas até o dia 14 de fevereiro. Promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o prêmio destacará obras inéditas nas categorias conto e romance, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil. De acordo com o edital 2019, as inscrições são gratuitas, devem ser feitas online e o candidato deverá enviar em anexo uma cópia do livro concorrente.

A premiação favorece a visibilidade aos autores e ainda possibilita um circuito de divulgação entre as unidades do Sesc em todo o Brasil, com um grande contato com leitores. "O Prêmio Sesc é uma referência, uma forma de se situar no mercado editorial. É o único prêmio que tem essa característica de colocar o premiado para circular entre os leitores. Percebi que era uma grande oportunidade de publicar o meu livro", destaca a escritora fluminense Juliana Leite, uma das vencedoras do Prêmio do ano passado, com seu romance de estreia "Entre as Mãos", que conta a história de uma tecelã que sofre um acidente de trabalho e os impactos em sua vida depois disso. "A personagem é uma mulher contemporânea que vive do trabalho manual e o livro dialoga sobre essa subjetividade feminina", descreve a autora.

A autora destaca o cuidado editorial com os projetos premiados pelo Sesc. Editado como resultado do prêmio, seu livro trouxe também no projeto gráfico tudo o que ela havia pensado sobre a relação da personagem com o trabalho com as mãos. E ganhou em dezembro passado um dos mais prestigiados prêmios nacionais, o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). "O trabalho com a editora teve todo esse cuidado, na escolha da capa, no design, nas texturas. A capa tem umas texturas para provocar essa sensação de manualidades, de trabalho braçal. Eu fiquei muito feliz por esse resultado", revela.

Outro vencedor do Prêmio Sesc de Literatura foi o estudante de Relações Internacionais Tobias Carvalho. Autor de "As Coisas", Tobias conquistou o primeiro lugar de 2018 na categoria Contos. Também estreante na arte literária, Tobias conta em seu livro histórias de pessoas que buscam, por meio de um aplicativo, relações vazias.

"É um livro de contos que fala da experiência homossexual de jovens de Porto Alegre. Em geral, os jovens utilizam aplicativos para terem relacionamentos sexuais. Mas trata desse vazio de conexões entre pessoas que se relacionam de forma efêmera", conta.

Para Tobias, o fato do prêmio receber as inscrições anonimamente proporciona credibilidade aos resultados. "Tem essa lisura e tem prestígio no mercado literário, ao mesmo tempo que o processo deles torna impossível de premiar nomes conhecidos. A editora tem uma tiragem grande, e a gente acaba entrando no ciclo do livro. Foi meu primeiro livro e mudou muito a minha perspectiva de vida. Tenho 23 anos, e conhecer todas as pessoas que conheci através do meu livro foi bem interessante", considera ele, que disputou a premiação em sua categoria com outros 720 inscritos.

Aos 23 anos, Tobias Carvalho foi o vencedor na categoria contos em 2018. Foto: Divulgação.

Tobias Carvalho acredita que para ter sucesso na escrita literária é preciso que o autor acredite na sua escrita e na sua própria voz e personalidade. "Diria para acreditar na sua arte, porque tem gente que tenta mudar o que é e o que escreve, pensando num público, ou no que podem pensar do que foi escrito, em vez de pensar naquilo que se é. Não só a sua história pessoal, mas não se deve negar aquilo que se quer escrever de verdade", aconselha.

Incentivo que cobre lacuna de políticas públicas na área

Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2 mil exemplares.

Cada vencedor assinará contrato de publicação com a editora, que ficará responsável pelos termos de edição. O Sesc irá adquirir um mínimo de mil exemplares da primeira edição de cada obra vencedora, para utilização em ações culturais e inserção no acervo das bibliotecas da instituição.

A participação no concurso divide-se em quatro etapas: na primeira, após a inscrição online, as obras são enviadas para subcomissões julgadoras, distribuídas em todas as regiões do país. Em seguida, as obras pré-selecionadas são enviadas para a comissão final. As comissões finais são compostas por duas pessoas responsáveis pela categoria "Conto" e duas pessoas pela categoria "Romance".

O anonimato das obras é resguardado até o anúncio do resultado final. O autor vencedor de cada categoria poderá participar de lançamentos da obra em eventos culturais promovidos pelo Sesc, que assume os custos de locomoção, alimentação e estadia do escritor.

Para Juliana Leite, um grande diferencial do prêmio, que proporciona um retorno surpreendente dos leitores. "Após a premiação, começamos a ter retorno da leitura do livro, as pessoas entram em contato com a gente, enviam mensagem, nos encontram nas redes sociais. É tudo novo e gratificante. É a primeira vez que a gente experimenta isso, o que para o autor estreante é incrível, essa experiência de saber o impacto que a obra causa no leitor", avalia a autora, que critica a escassez de políticas para a área.


"A gente vive em um país que não tem uma política de incentivo ao escritor. As leis de incentivo ao livro inexistem. E é por isso que o prêmio se destaca, porque ele tem uma continuidade muito expressiva. Mas ainda, a relevância nos nomes que foram revelados. A maioria vai ganhando outros prêmios. É importante mostrar isso, porque os autores seguem suas vidas literárias conquistando o mundo. É um projeto de incentivo à escrita e à leitura", ressalta.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias