plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Livro desvenda produção do programa infantil de maior sucesso da TV paraense

Bastidores, etapas do programa, entrevistas com a equipe de produção e com integrantes da Companhia In Bust – Teatro com Bonecos, responsáveis por dar vida a Preguinho e Dona Preguiça, e até cartas dos fãs para os personagens estão no livro “Catalendas: u

Bastidores, etapas do programa, entrevistas com a equipe de produção e com integrantes da Companhia In Bust – Teatro com Bonecos, responsáveis por dar vida a Preguinho e Dona Preguiça, e até cartas dos fãs para os personagens estão no livro “Catalendas: uma História de Bonecos na TV”, que a TV Cultura do Pará lança hoje, às 19h, no Cine Líbero Luxardo. Com 204 páginas, o livro foi escrito e organizado pelo jornalista Guaracy Britto Júnior, com projeto gráfico de Paulo Maurício, produção de Glenda Abud, Aline Chaves, e consultoria de David Matos.

“O livro mostra as etapas pelas quais passavam o programa, construção de bonecos, cenários, adereços, pesquisa de contos, produção e iluminação”, explica Guaracy. Apesar da atração ser voltada ao público infantil, a publicação é destinada para quem pretende pesquisar sobre o assunto, sobre como funciona o teatro de bonecos dentro da televisão, servindo tanto para quem se interessa pela área de TV como para o teatro.

O livro traz também uma entrevista com o autor da trilha sonora do programa, Fábio Cavalcanti, falando sobre a inspiração para a criação da música. Além disso, a publicação tem croquis, fotografias e 16 ilustrações da paraense Daniela Sá, que reside atualmente em São Paulo, mas foi produtora do programa. “As ilustrações foram feitas especialmente para o livro, elas abrem cada capítulo. Além disso, teremos alguns poemas atribuídos à Dona Preguiça e prefácio do escritor João de Jesus Paes Loureiro”, adianta Guracy.

O programa não está no ar na TV aberta atualmente, mas recentemente a TV Cultura disponibilizou um canal no YouTube com antigos episódios do “Catalendas”, e foi lançado um desafio aos fãs de escreverem cartas para os personagens “Preguinho” e “Dona Preguiça”, revelando aquilo que eles gostariam de dizer aos personagens. Algumas dessas cartas também estarão no livro.

Durante o lançamento, os últimos episódios do programa serão exibidos para o público e exemplares do livro estarão à venda no hall do cinema.

SUCESSO

Produzido pela Companhia In Bust – Teatro com Bonecos, em parceria com a TV Cultura do Pará, o “Catalendas” foi exibido pela TV Cultura do Pará entre os anos de 1999 e 2013 e possui, no total, 115 episódios gravados. Além do Pará, o programa foi veiculado em rede nacional pela TV Brasil, TV Cultura de São Paulo, e no Canal Rá-Tim-Bum. O programa também fez sucesso em alguns países do continente africano por meio da TV Brasil Internacional.

História

Lançamento do livro “Catalendas: Uma História de Bonecos na TV”

Quando: Hoje, às 19h.

Onde: Cine Líbero Luxardo (Centur - Av. Gentil Bittencourt, 650, esquina com Tv. Rui Barbosa - Nazaré)

Quanto: Entrada franca para o lançamento. O livro estará à venda no local e depois poderá ser encontrado Loja Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 459 – Nazaré)

Informações: (91) 98564-2276

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias