plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Projeto comemora dez anos e leva concertos didáticos gratuitos a escolas públicas de Belém

O programa de educação musical Brasil de Tuhu iniciou a décima temporada no dia 7 de agosto, no Rio de Janeiro. Liderado pela violinista venezuelana e diretora pedagógica do programa Carla Rincón, o Quarteto Brasil de Tuhu – formado também por três jovens

O programa de educação musical Brasil de Tuhu iniciou a décima temporada no dia 7 de agosto, no Rio de Janeiro. Liderado pela violinista venezuelana e diretora pedagógica do programa Carla Rincón, o Quarteto Brasil de Tuhu – formado também por três jovens musicistas, Chiara Pinnola, 23 anos, no segundo violino, Gabriel Vailant, 22 anos, na viola e Matias Roque, 23 anos, no violoncelo – patrocinado pela Wilson Sons, saiu em turnê nacional para realização de 52 concertos didáticos, para 10 mil crianças, por 10 cidades de 6 estados brasileiros - Rio de Janeiro e Niterói (RJ), Rio Grande (RS), Ipojuca (PE), Salvador e Camaçari (BA), Belém (PA), Guarujá, Santos e Santo André (SP).

A capital paraense recebeu os concertos em quatro escolas municipais com o novo Quarteto Brasil de Tuhu e a atriz Maria Ceiça, que trouxeram na bagagem a missão de ampliar a educação musical no país.

A última apresentação é nesta quinta-feira (20) na escola municipal Professora Ida Oliveira, no bairro de Val-de-Cans.

Costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala (responsável, entre outras, pelas trilhas sonoras das minisséries Hoje é Dia de Maria, Capitu e Sítio do Picapau Amarelo), o roteiro do Concerto Didático desenvolvido especialmente para crianças de 6 a 12 anos, se baseou no antológico 'Guia Prático' (1932), de Heitor Villa-Lobos, e ganha um charme a mais com a participação da atriz e cantora Maria Ceiça e do boneco Tuhu, que de forma lúdica e divertida, ensinam noções básicas dos elementos da música, apresentam os instrumentos que compõem um quarteto de cordas e o que é ritmo, melodia e harmonia. Tudo isso foi pensado para favorecer a interação com a plateia infantil, que sempre se encanta com as músicas que o quarteto leva até a escola. O resultado é um concerto apaixonante!

“O nosso objetivo é aproximar as crianças do universo da música brasileira de concerto, estética que, muitas vezes, está distante dos seus cotidianos. Para isso, desenvolvemos uma série de ações que envolvem também os estudantes e educadores. Estas atividades corroboram com nosso objetivo de ampliação e fortalecimento da educação musical no país ”, explica Carla Rincón.

pós os Concertos Didáticos os alunos participantes recebem o gibi O Brasil de Tuhu, com história e jogos de musicalização. Além disso, o programa segue nas escolas por meio de um kit com materiais pedagógicos de musicalização exclusivos que a equipe entrega ao guardião - pessoa indicada pela escola para que siga estimulando a musicalidade dos alunos - contendo diversos materiais educativos, como as Guias Didáticas, CD Brasil de Tuhu – Volume I, DVD com videoaulas e podcasts entre outros.

“A gente trabalha com a ideia de que a música é uma importante ferramenta de transformação, individual e coletiva também. Ajuda a estimular e aprimorar a sensibilização, a sociabilização, a concentração e a aprendizagem, e por isso o contato com ela nas escolas é essencial”, conta Paula Sued, sócia e diretora de projeto da Baluarte Cultura, realizadora do programa em parceira com Carla Rincón.

(Com informações de divulgação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias