plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Grupo cearense desembarca em Belém com espetáculo inspirado em Bertolt Brecht

Quatro artistas do Grupo Teatro Máquina, de Fortaleza, no Ceará, dão vida a personagens do contexto da Primeira Guerra Mundial. Em Belém, o grupo apresentará três sessões do espetáculo “Diga que você está de acordo! – MáquinaFatzer”, no Teatro Cláudio Bar

Quatro artistas do Grupo Teatro Máquina, de Fortaleza, no Ceará, dão vida a personagens do contexto da Primeira Guerra Mundial. Em Belém, o grupo apresentará três sessões do espetáculo “Diga que você está de acordo! – MáquinaFatzer”, no Teatro Cláudio Barradas neste fim de semana. Todas as apresentações são gratuitas e as sessões ocorrem hoje, às 18h, e amanhã em sessão dupla, às 18h e 20h. Além das apresentações haverá ainda ações formativas e de mediação com o ator e diretor paraense Nando Silva.

Com cenas e trilha sonora dramáticas, o espetáculo tem inspiração numa obra homônima do dramaturgo alemão, Bertolt Brecht, que são fragmentos escritos entre 1921 e 1931. Na fábula “brechtiana”, quatro soldados alemães desertores se veem confinados na casa de um deles. Eles tentam chegar a um consenso para cada decisão, segundo explica o ator Levy Mota, um dos integrantes do grupo.

“Todas as situações surgem nesse espaço. Aparecem, por exemplo, a dificuldade de comer e a necessidade de fazer sexo, mas tem apenas uma mulher na casa, então nascem muitos conflitos e tensões humanas possíveis”, descreve.

Na apresentação teatral são exploradas diferentes formas de linguagem, sobretudo verbal, com um idioma inventado, numa proposta que remete também a Brecht. “A gente tentou encarar a noção de fragmento no desenrolar da narrativa. Por exemplo, quase não há fala entre os personagens e, quando existe, ela é incompreensível”, conta Levy. Quanto à linguagem cênica, o ator diz que as cenas se conectam, mas não possuem uma ligação lógica entre elas. “O próprio cenário vai se destruindo, justamente para simbolizar o sentido do termo fragmento”, explica.

As apresentações em Belém serão acessíveis a pessoas com deficiência. Haverá a distribuição do programa do espetáculo em versão braille, além de audiodescrição em todas as sessões. Por aqui também será realizado um encontro com grupos de teatro da cidade, para uma troca de ideias sobre como esses profissionais trabalham e quais suas perspectivas de sobrevivência como artistas. Já o público em geral por interagir com o Grupo Máquina após as apresentações. Na estreia, hoje, Nando Silva é o convidado a mediar essa conversa.

A desmontagem do espetáculo é, também, aberta a profissionais da área. “A gente refaz uma cena, com caráter de ensaio – mais experimental, tendo como foco a realização de uma troca muito importante que acontece com estudantes de teatro e artistas em geral. A ideia é ouvir da plateia sobre o que a cena representa para eles”, diz.

De Belém, o Grupo irá para Palmas (TO), onde encerra a turnê que pelo Norte, que já passou por Rio Branco (AC) e Manaus (AM), em circulalação contemplada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.

Imperdível

“Diga que você está de acordo! – MáquinaFatzer”, do Grupo Teatro Máquina
Quando: Hoje, às 20h, e sábado, às 18h e 20h
Onde: Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com Tv. Dom Romualdo de Seixas - Umarizal)
Quanto: Gratuito

(WalSarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias