plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Festival colaborativo une música e resistência

Em parceria com a Tupã Filmes e o Ouriço Bar, o coletivo Belhell realiza a primeira edição do “Festival Neo Cabano”. Em formato colaborativo, livre e gratuito, o evento ocupará o prédio do Ouriço e a Praça das Mercês, localizada logo em frente ao bar, no

Em parceria com a Tupã Filmes e o Ouriço Bar, o coletivo Belhell realiza a primeira edição do “Festival Neo Cabano”. Em formato colaborativo, livre e gratuito, o evento ocupará o prédio do Ouriço e a Praça das Mercês, localizada logo em frente ao bar, no bairro do Comércio. A programação, que inicia neste sábado, às 15h, reunirá exposições, workshops e sessões de tatuagem. Entre as atrações musicais, que seguem até a madrugada de domingo, estão Dandaras do Norte, DJ Morcegão & Pjó, Pelé do Manifesto, Lari Xavier, Sokera e Feira Equatorial.

Erick Bordalo, da BelHell, conta que tudo foi organizado e decidido de forma colaborativa, inclusive o nome do festival. “Ele veio pela proximidade com o local histórico da batalha da Cabanagem, fizemos uma analogia com a nossa própria batalha, de artistas e produtores independentes, pela Cultura”, comenta. O próprio objetivo dos organizadores é fomentar essa produção diversificada e independente e colaborativa. “O grande lance do festival é a reunião de todo mundo”, completa.

Dentro do Ouriço, a programação musical inicia às 19h, com um lounge eletrônico comandado por Frnsc, Apache, DJ Bad2 e DJ Ereksten. Mais tarde, às 23h, sobem ao palco Pjó & DJ Morcegão, Atomus, Like Joseph e o Belhell Crew. Quem gosta de tatuagem poderá fazer uma na hora com os tatuadores Eric David, Isaias Dias e Yago Freitas. O espaço destinado à performance receberá a drag queen Ravenna em uma apresentação musical, seguida de uma performance surpresa envolvendo fotografia. “Tudo o que posso adiantar é que o público será instigado a participar”, comenta Erick.

Nas paredes do Ouriço, o público confere uma exposição inédita com um pouco da produção dos paraenses Taka, Caê e Lucas Castanha. “Os três são artistas envolvidos com várias linguagens [Lucas Castanha é vocalista da banda Steamy Frogs] e uma delas é a ilustração, mas todos com estilos distintos. Além disso, é bom destacar que vai ter pintura, ao vivo, com uma galera que vem do contexto de rua com grafite, e o resultado vai ficar de presente para o Ouriço”, adianta Erick.

O grupo Sokera leva o rock ao palco do festival. (Foto: divulgação)

PALCO NA PRAÇA MOSTRA DIVERSIDADE

Paralelo à programação dentro do bar, em um palco montado na Praça das Mercês as apresentações começam às 15h, com uma boa diversidade de ritmos e formações. A primeira a passar por lá é a jovem banda de rock progressivo Lótus Áurea, seguida da cantora Lari Xavier, com canções em estilo mais pop, folk e MPB, em especial, com as faixas de seu primeiro EP, intitulado “Alguém”. Na sequência, o hardcore da banda Sokera e a combinação do hardcore com o punk da Klitores Kaos, formada apenas por mulheres.

O músico Felipe Martins, da banda The Last Machine, que apresenta o recente “Transition and Time”, álbum lançado no último semestre, comenta que a iniciativa do festival é muito bem-vinda. “Tocar para um público variado é sempre interessante. Nos tira de nossa zona de conforto, mas em contrapartida ajuda a divulgar nosso som para diversos segmentos. E a ideia de fazer ao ar livre é bem legal, foge daquele clima das casas de show, além de tomar conta de um espaço que é nosso por direito. E vamos fazer um bom uso, levando alegria, cultura e diversão para quem estiver por lá”, garante.

Pelé do Manifesto e Lari Xavier também mostram seus trabalhos no evento. (Foto: divulgação)

A programação musical continua às 18h, com o surf music da Repelente de Tubarão, o gridcore com punk da banda SISA e o rock psicodélico e progressivo da Steamy Frogs. O slam Dandaras do Norte também faz uma apresentação, às 20h, reunindo várias manas em uma badalada batalha de poesia. Em seguida, o rap continua com os integrantes do grupo Linha Aérea 99 International, os rappers Pelé Do Manifesto e Marcel Barretto, a banda Feira Equatorial e o Grupo Caruana, de carimbó de rua, por volta das 23h30, fechando a programação do palco da Praça das Mercês.

WORKSHOPS

O festival oferece duas opções de workshop gratuito e sem inscrição prévia em sua programação: “Conhecendo a Música Eletrônica”, às 16h30, com o pessoal da Belchior Escola de Beats; e “Criação Musical com Instrumentos Eletrônicos”, às 18h30, com Leo Bittencourt. Não é exigido nenhum conhecimento prévio sobre música eletrônica para participar das oficinas. A primeira será para aprender um pouco sobre a linguagem, a técnica de mixagem, a profissão de DJ. Ela é quase um preparatório para o segundo workshop, em que vários instrumentos eletrônicos estarão disponíveis para experimentação e criação, de forma intuitiva e com a orientação de Leo Bittencourt.

GRATUITO

Festival Neo Cabano

Quando: Hoje, a partir das 15h
Onde: Ouriço Bar e Praça das Mercês (Próximo à Trav. Frutuoso Guimarães, Rua Santo Antônio, S/N - Campina)
Quanto: Gratuito

PROGRAMAÇÃO

Palco Praça das Mercês

15h - Lótus Áurea
15h30 - Lari Xavier
16h10 - The Last Machine
16h50 Sokera
17h30 Klitores Kaos
18h Repelente de Tubarão
18h40 Sisa
19h20 Steamy Frogs
20h Slam Dandaras do Norte
20h40 Linha Aérea 99 International
21h20 Pelé Do Manifesto + Marcel Barretto
22h20 Feira Equatorial
23h20 Grupo Caruana (Carimbó de rua)

No Ouriço

Tattos com Eric David, Isaias Dias e Yago Freitas.
16h30 WorkShop “Conhecendo a Música Eletrônica” por Belchior Escola de Beats
18h30 WorkShop
“Criação Musical com Instrumentos
eletrônicos” por Leo Bittencourt
19h20 Apache
20h10 DJ Bad2
21h DJ Ereksten
21h50 Frnsc

Palco Ouriço

23h40 PJO& Dj Morcegão.
00h30 Atomus
01h10 Like Joseph
01h40 Belhell Crew

(Lais Azevedo/Diário do

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias