plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Circuito de shows mostra guitarra orgânica de Quiure

Barulhos da natureza, o baixo funky, notas de samba, baião eletrônico, batuque e suingue black são alguns dos sons que se encontram de forma sinérgica com a guitarra de Quiure em seu primeiro disco, “Orgânico” (2016), resultado de anos de trabalho na músi

Barulhos da natureza, o baixo funky, notas de samba, baião eletrônico, batuque e suingue black são alguns dos sons que se encontram de forma sinérgica com a guitarra de Quiure em seu primeiro disco, “Orgânico” (2016), resultado de anos de trabalho na música paraense e nacional.

Em dezembro, o disco vai a duas cidades do nordeste paraense com um circuito de shows gratuitos no Parque dos Igarapés, Espaço Cultural Coisas de Negro e Sesc Castanhal, percorrendo rotas alternativas da música entre os dias 15 e 17 de dezembro. O circuito de shows do disco “Orgânico” tem patrocínio do Banco da Amazônia, através da Lei Rouanet.

Ocupando espaços culturais de música fora do centro de Belém, Quiure cria sua própria rota de circulação de seu trabalho. No Parque dos Igarapés, ele apresenta sua música para os amigos do próprio conjunto Satélite, onde nasceu, foi criado e onde hoje reside. Em Icoaraci, o refúgio da música preta, Espaço Cultural Coisas de Negro, recebe a música instrumental do artista e, finalizando o circuito, os castanhalenses recebem o show especial do disco “Orgânico” no Sesc Castanhal.

A banda, formada por Quiure na guitarra, Diogo Rezende no teclado e Elias Coutinho no saxofone, ainda recebe o baixista alagoano Fernando Nunes e o baterista carioca Thiago Silva, que participaram da gravação do álbum. No show do Parque dos Igarapés, Quiure terá as participações especiais de Ronaldo Silva, Allan Carvalho, Rosa Cor e Edilson Morenno. Nos três dias, a programação ainda recebe bandas de abertura, todas instrumentais, com shows do Quinteto Caxangá, Trio Chamote e Maia Trio.

“Moro no conj. Satélite há 42 anos exatamente, e aqui foi onde tudo começou, foi onde eu aprendi a tocar violão sozinho, foi por aqui que percebi a natureza, a mata, o rio, os pássaros, de onde vem os sons mais naturais e puros. Ao mesmo tempo, percebendo a vida, vendo chegar as novas gerações, isso tudo tá contido na maneira de como percebo e faço música”, conta o artista, mostrando as influências para o primeiro disco, “Orgânico”.

Apesar de ter se instruído musicalmente no Conservatório Carlos Gomes e na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, Quiure teve formação artística autodidata, aprendendo sozinho a encontrar acordes e sonoridades no braço do violão e trazendo para a música sua construção pessoal com a natureza e o ambiente em que vive. Com a originalidade e naturalidade afastada dos moldes acadêmicos, a guitarra de Quiure ganha linguagem orgânica num disco que mistura ritmos e segue um fluxo que só pode ser comparado à correnteza de um rio ou à dança das folhas: ora calmo, ora agitado, ora amigável, ora impetuoso.

O disco, que foi lançado de forma independente, surgiu depois de 25 anos de dedicação à música paraense, tempo em que Quiure assumiu guitarras de artistas como Alice Caymmi, Eloi Iglesias, Allan Carvalho, Edilson Morenno, Ronaldo Silva, Olivar Barreto, entre muitos outros. Chegava o momento de registrar toda a experiência e criatividade musical de Quiure em um material que poderia circular o mundo. O disco nasce com nove composições com sonoridade regional e linguagem universal, fazendo dançar, refletir e sentir o poder da música instrumental.

Antes mesmo do álbum, Quiure recebeu o convite para participar do 12º Suriname Jazz Festival, em Paramaribo, no país sul-americano Suriname. Este foi o impulso principal para a tomada de iniciativa da gravação deste trabalho.

Circuito de shows “Orgânico” de Quiure

15 a 17 de dezembro, sempre às 20h.

ENTRADA GRATUITA (sem retirada de ingressos)

15.12 - Parque dos Igarapés (Tv We 12, nº 1000)

Show de abertura: Quinteto Caxangá

16.12 - Espaço Cultural Coisas de Negro (Av. Lopo de Castro, nº 1082)

Show de abertura: Trio Chamote

17.12 - Sesc Castanhal (Av. Barão do Rio Branco, nº 10)

Show de abertura: Maia Trio

Workshops sobre processo criativo

11 de dezembro

10h - Escola Estadual D. Helena Guilhon (Travessa We 5 Cj Satélite - s/n)

12 de dezembro

10h - Espaço Cultural Coisas de Negro (Av. Lopo de Castro, nº 1082)

16h - Sesc Castanha (Av. Barão do Rio Branco, nº 10)

(Com informações de divulgação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias