plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SABORAS DA AMAZÔNIA

Festival Arubé leva música e gastronomia a parque em Belém

Festival será realizado no dia 9 de dezembro comandado pelo chef Ofir Oliveira. Balé Folclórico da Amazônia, Marcos Puff e Vitor Matos estão entre as atrações.

Imagem ilustrativa da notícia Festival Arubé leva música e gastronomia a parque em Belém camera Festival Arubé ocorre neste sábado (9) com atrações musicais e de dança, exposições e gastronomia de alta qualidade | Divulgação

No próximo sábado, 9 de dezembro, o Parque dos Igarapés recebe uma grande festa que une música instrumental, apresentação de balé conclusivo folclórico, exposição de artes visuais e gastronomia amazônica. É o Festival Arubé.

Idealizado pelo chef de cozinha Ofir Oliveira, em parceria com Uirá Seidl, o evento vai começar às 20h e o passaporte também dá direito a um jantar com cardápio exclusivo, assinado por chef Ofir.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Ofir Oliveira explica que o Festival Arubé é um projeto que, na verdade, é uma história de vida. “É quando eu venho de Paris que começo a trabalhar com uma proposta: a culinária a partir da preservação. O principal objetivo dele é a preservação do meio ambiente, porque a culinária vem da floresta. Toda nossa cultura vem da floresta. E em cima disso, eu trabalho para a preservação da nossa floresta para que ela continue”, explica.

Ofir conta também que o evento é apenas o início de uma proposta para essa preservação a partir da culinária. “Esse evento é uma chamada para um processo desde a minha chegada de Paris (nos anos 90) pra cá. Eu trago comigo o sucesso da maniçoba na França e a partir disso a gente faz um processo através da culinária. Agora nós queremos fazer um calendário maior, de um ano, trabalhando esses eventos”.

Quer mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Essas iniciativas serão apresentadas no Festival, que pretende, entre 2024 e 2025, organizar espetáculos culturais que divulguem a cultura amazônica para o Brasil e para o mundo através de debates, cursos e encontros que discutam e gerem novos caminhos sustentáveis e comunitários para projetos na Amazônia; desenvolvimento de projetos modelo de capacitação, beneficiamento e abertura de mercado; lançamento de documentários, programas de TV e internet, livros, cartilhas, operetas, álbuns, shows musicais, exposições de arte, performances, podcasts, e-books, receitas, rotas e trilhas eco-turísticas, espaços de acolhimento alternativo entre outros produtos e ações que apresentem novos rumos para a exploração consciente da floresta e ajudem a ampliar a propagação dessa cultura para os mais diversos públicos.

Chef Ofir Oliveira assina o cardápio do jantar no Festival Arubé
📷 Chef Ofir Oliveira assina o cardápio do jantar no Festival Arubé |Divulgação

O Festival Arubé envolve ações multidisciplinares que abrangem quatro eixos principais: cultura, gastronomia, turismo e meio ambiente, e todos convergem para os mesmos objetivos: difundir a cultura amazônica para o Brasil e para o mundo a partir de grandes espetáculos culturais

O Projeto Arubé é coordenado pelo Instituto Cultural Amazônia Brasil e Associação Sabor Selvagem, mas conta com fundamentais e importantes parceiros em diversos campos, como educação, comunicação, restauração entre outros.

MÚSICA E CULTURA AMAZÔNICA

Aliada à culinária, estão ainda a música e a artes plásticas como parte desse trabalho de preservação amazônica.

Assim, o Festival Arubé começa com apresentação de música e dança do Balé Folclórico da Amazônia. Em seguida, haverá o lançamento do videoclipe “Marujada de São Benedito”, produzido pela Mekaron Filmes e dirigido por Eduardo Souza; encerrando com show instrumental que conta com Marcos Puff e MG Calibre.

MG Calibre é uma das atrações do Festival Arubé
📷 MG Calibre é uma das atrações do Festival Arubé |Divulgação

No menu da noite, chef Ofir vai preparar um jantar completo com entradas de beijú de aviú, beijú de piracuí e caribé; seguido dos pratos principais: arroz dos navegantes, peixe à capitoa, porco ao molho do taperebá, pescalhoada, retumbão e caça falsa; e de sobremesa: doce de cupuaçu e doce de bacuri.

Em paralelo há ainda exposição de artes de Vitor Matos. A entrada para o Festival Arubé custa 150 reais e dá direito a todos os pratos de atrações da noite.

SERVIÇO:

  • Festival Arubé - o molho da Amazônia
  • Dia 09 de dezembro, às 20h.
  • Parque dos Igarapés: Conjunto Satélite, travessa WE 12, nº 1000. Coqueiro, Belém.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias