plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PRÉ-VENDA

Culpa conduz contos em novo livro do escritor Caco Ishak

Devido à pandemia, não haverá lançamento presencial do livro. Com tiragem limitada, a pré-venda, que será realizada no site culpa.cc com 15% de desconto, começa no dia 21 de abril e segue até o dia 27 de maio

Imagem ilustrativa da notícia Culpa conduz contos em novo livro do escritor Caco Ishak camera Caco Ishak estreia como contista: independência e novo histórias | Divulgação

Após seis anos longe das prateleiras, ao menos em carreira solo, o jornalista e escritor Caco Ishak está de volta com o livro de contos Culpa. Projeto selecionado pelo Edital de Livro e Leitura – Lei Aldir Blanc Pará, trata-se da quarta publicação do autor, sua estreia como contista – e independente.

O livro traz nove contos, nove histórias de temáticas diversas que compartilham um mesmo fio condutor: a culpa. Nas acepções psicológica, social e/ou jurídica.

A carta de um clandestino político a sua camarada, à esquerda em geral; a tragédia de uma brasileira trancada no apartamento com sua avó morta pela Covid-19 em tempos de quarentena; as memórias de um palestino sobre os crimes de guerra praticados por Israel; um indígena torturado por um fazendeiro e seus capatazes por causa de um bucho de boi; a alienação parental contra um pai que se assumiu homossexual após o divórcio; uma menina de rua engravidada por um padre; a vingança de uma gangue do Jurunas contra um jornalista chapa-branca; uma vida impune de acidentes no trânsito causados por um playboy; um publicitário machista e abusivo que decide agenciar mártires da sociedade. Gatilhos por todos os lados.

Ilustração do livro "Culpa", de Caco Ishak
📷 Ilustração do livro "Culpa", de Caco Ishak |DIVULGAÇÃO

Personagens de um cotidiano bélico, doloso em sua falta, que teima em não ser esquecido pois simplesmente não há perdão possível. A mensagem é clara: somos todos culpados. Para ficar nas palavras de José Saramago: “Tanto é o que precisamos de lançar culpas a algo distante quando o que nos faltou foi a coragem de encarar o que estava na nossa frente.”

Devido à pandemia, não haverá lançamento presencial do livro. Com tiragem limitada, a pré-venda, que será realizada no site culpa.cc com 15% de desconto, começa no dia 21 de abril e segue até o dia 27 de maio, quando Ishak completa 40 anos de idade, celebrados com uma live de lançamento cujos convidados surpresa, local e hora serão divulgados nas mídias sociais do autor – as poucas que ainda restam. Os compradores na pré-venda também concorrerão ao sorteio dos últimos cinco exemplares do primeiro livro de poesia do autor, "Dos versos fandangos" (2006), há muito esgotado comercialmente.

A obra tem orelha de Fernanda D’Umbra e apresentações de André Sant’Anna e Bibiana Leme, capa com arte do paraense Tiago Trindade sobre ilustração do santista Kael Kasabian.

SOBRE O AUTOR

Caco Ishak nasceu em 1981, na cidade de Goiânia, embora tenha sido criado em Belém. Mora em Salinas, litoral do Pará, desde 2019. Escritor, jornalista e tradutor literário, teve textos publicados em veículos como Le Monde Diplomatique, Rolling Stone, Instituto Moreira Salles, entre outros. Mestre em Epistemologia da Comunicação pela ECA/USP, é autor das compilações de poesia “Dos versos fandangos” (2006) e “Não precisa dizer eu também” (2013), publicadas pela editora 7Letras, e do romance “Eu, cowboy” (2015), publicado pela editora Oito e Meio, além de ter participado como autor convidado de uma dezena de antologias de contos e poesia no Brasil e no exterior. Ainda em 2021, será lançada a coletânea “Bonde cuspindo gente: 400 e poucos anos de prosa”, por ele organizada, reunindo 42 novos escritores da literatura paraense.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias