plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VÍDEO

Série mostra mudanças no corpo durante pandemia

Espectadores podem interagir com a artista durante uma live no instagram, onde Paola conta detalhes da produção e curiosidades sobre cada obra. O projeto foi selecionado pelo edital de dança da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Pará, com apoio da Lei Aldir Blanc

Imagem ilustrativa da notícia Série mostra mudanças no corpo durante pandemia camera Danielle Cascaes/Divulgação

Muita coisa mudou em mais de um ano de isolamento social, e com o nosso corpo não foi diferente. Pensando nessas mudanças, a artista Paola Pinheiro criou uma série de videodanças que revelam algumas sensações vividas por ela durante esse período.

(Re) Tocar também traz reflexões sobre como esses sentimentos influenciaram na busca da artista por esse novo olhar para o seu corpo. “O projeto combinou minha necessidade de sentir meu corpo de outras maneiras com a necessidade de fazer arte” explica a artista.

“Questão de tempo”, o segundo vídeo da série, estreia neste domingo (25), às 19h, no canal da Companhia Moderno de Dança, no Youtube. A obra aborda a importância de se desapegar do tempo cronológico e perceber qual é o verdadeiro tempo do seu corpo, uma mudança que contribuiu para o bem-estar e aumento da autoestima da dançarina.

“Esse entendimento não é nada fácil e ainda estou em busca disso, mas percebo hoje em dia que me dou o prazer da pausa. No início da pandemia eu comecei a fazer muitas atividades e sempre tive na cabeça a ideia de precisar ser produtiva, pois tinha bastante tempo em casa. Então essa reflexão do tempo do corpo ajuda muito a encontrar esse equilíbrio. Pausa pra respirar, e se sentir”, completa.

O projeto iniciou com o lançamento do vídeo (A)(R) que mostrou a angústia da artista pela falta de ar de seu pai, ocasionada pela COVID-19. A experiência traumática que lhe possibilitou criar um trabalho artístico que evidenciasse a fragilidade humana frente a um vírus que torna o movimento tão simples, como o ato de respirar, em algo, por vezes, impossível.

Paola sempre teve uma vida artística muito ativa. A dançarina que também é professora de dança e pesquisadora, antes da pandemia desenvolvia diversas atividades ligadas à sua área de atuação. “No início do isolamento eu fiquei muito ociosa e isso me incomodou bastante e então eu comecei a sentir a necessidade de me reconectar e retomar essas atividades, mas percebi que na dança a gente não retoma, a gente cria novos movimentos. Perceber essas mudanças me possibilitou entender como estimular meu corpo de forma saudável durante o isolamento”.

Após o lançamento de cada vídeo, os espectadores podem interagir com a artista durante uma live no instagram, onde Paola conta detalhes da produção e curiosidades sobre cada obra. O projeto foi selecionado pelo edital de dança da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Pará, com apoio da Lei Aldir Blanc e é realizado pela Companhia Moderno de Dança, CYN Produções e DC Artes e Estúdio.

Projeto oferece workshop de dança gratuito

Além da série de videodanças, o projeto realizará, no dia 01 de maio, das 9h às 12h, o Workshop (Re) Tocar: Um convite para sensibilizar o corpo. O evento é online e gratuito e tem o objetivo de trabalhar com os participantes o autoconhecimento corporal, possibilitando novos olhares e experiências. As inscrições podem ser realizadas pelo Google Forms, até o dia 30 de abril, pelo público em geral.

Serviço

Projeto (RE) Tocar disponível no Youtube

Link do Canal

Link para inscrições no Workshop

Data de inscrição: Até 30 de abril de 2021.

Realização Workshop: 01 de maio de 2021, das 9h às 12h.

Valor: Gratuito

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias