plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ONLINE

Andréa Silveira lança o EP “Da minha natureza poética”

Este projeto é composto por um livro com fotos e poemas autorais e por um EP com três composições.

Imagem ilustrativa da notícia Andréa Silveira lança o EP “Da minha natureza poética” camera Andréa Silveira é paraense, pedagoga e artista. | Divulgação

Andréa Silveira é paraense, pedagoga e artista. Iniciou seus estudos na Escola de Música da UFPA e, também, passou pelo Conservatório Carlos Gomes. Depois de um tempo distante da música retomou a conexão com a arte através da escrita e da fotografia.

Nesta quarta-feira (21), ela está lançando “Da minha natureza poética”, produto de um projeto de extensão desenvolvido pela FACOM (Faculdade de )Comunicação) da UFPA, coordenado pela Professora Doutora Ana Prado e com recursos oriundos de Emenda Parlamentar do ex-deputado Federal Edmilson Rodrigues. Este projeto é composto por um livro com fotos e poemas autorais e por um EP com três composições.

“Da minha natureza poética” surgiu da grande vontade de criar um roteiro poético de minhas vivências e de criar algo que interagisse com leitores e leitoras em uma tentativa de potencializar futuros poetas. “Combinei diferentes linguagens da arte como a escrita, a fotografia e a música como apoio para escrever o livro com fotografias e poemas e na criação do EP, que leva o mesmo nome e que traz 3 composições. A escrita sempre me acompanhou como uma ferramenta para eu dialogar com meus questionamentos e observações acerca das diferentes fases que eu ía atravessando. A prática da sala de aula e a leitura é por onde eu alimento essa paixão pelas letras e à medida que vou compreendendo melhor essas vivências, vou transformando-as e ressignificando-as”, diz Andréa Silveira.

Os poemas e as fotografias foram produzidos durante o ano de 2020 e majoritariamente em São João de Pirabas, nordeste paraense. Eles utilizam a metáfora da natureza, seus elementos e ciclos como um caminho para uma reconexão com a nossa própria natureza e suas riquezas.

Desta forma, nasceu uma necessidade de alinhamento com as águas, as matas, os 5 sentidos, os animais, com a ancestralidade e com tudo o mais que permeia essa atmosfera abundante da Amazônia.

O livro traz nove “naturezas” e cada uma delas simboliza um Eu. “Contei com a colaboração de seres maravilhosos e que adicionaram ao livro doses extras de poesia. Luciana Leal(capa), Maria do Socorro Marques (revisão gramatical), Laíza Ferreira(colagem para um poema), Maiara Moraes( partituras) e Hamilton Braga (projeto gráfico e editoração eletrônica)”, completa.

As composições do EP, que foi produzido e arrajado por Quiure Soares, seguem esse mesmo caminho. Há o Tema Meditativo que é uma composição com quase dois minutos que eu toco em uma flauta de bambu em momentos que antecedem a minha prática meditativa, já que o timbre da flauta nos transporta para um lugar de calma.

A luz, é um poema recitado que pode ser um mantra e quando repetido várias vezes pode controlar a ansiedade, trazendo uma certa estabilidade emocional. E o Sertão, que é uma composição minha em parceria com Vânia Maria, artista potiguar, e que teve a participação de músicos paraenses incríveis. São eles: Adelbert Carneiro, Jacinto Kahwage e Cláudio Costa. Todo o EP foi gravado e mixado no Midas Amazon Studio, em Belém, entre outubro/2020 e janeiro 2021.

Ela diz que “Da minha natureza poética” chega em um momento no qual, “mais do que nunca, precisamos da arte para nos acalentar, nos dar forças e renovar nossas esperanças”.

“A poesia ao mesmo tempo que nos redimensiona, nos traz para perto de nossas identidades, das nossas naturezas. É lá que habita a força que temos e que podemos utilizar para ativar nossa capacidade de transcender em momento difíceis”, finaliza.

O lançamento acontecerá online nesta quarta-feira (21), às 10h, pelo canal no Youtube. O local escolhido foi o Reserva Amazon Forest Hotel, localizado dentro do Parque dos Igarapés, que é uma reserva cercada por árvores nativas e habitat de animais que transitam livremente pelo espaço, potencializado a atmosfera amazônica deste projeto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias