plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
GRATUITO

Festival da Diversidade online acontece este final de semana

Primeira edição terá bate-papos e apresentações culturais públicas, e encontros privados para falar sobre retificação de documentos e workshop para ajudar no mercado de trabalho

Imagem ilustrativa da notícia Festival da
Diversidade online acontece este final de semana camera Diversicon - Festival da Diversidade tem como foco tratar temas de raça, corpo e território | Divulgação

Por um mundo mais acolhedor e menos normativo, vem aí o Diversicon! A partir desta sexta-feira (09)e até o dia 11 de abril, vai rolar a primeira edição: gratuita, online e acessível para todos pelo YouTube. Serão painéis, bate-papos e apresentações culturais em um território onde corpos marcados pela cultura se unem para imaginar futuros possíveis.

O Diversicon - Festival da Diversidade foi pensado a partir de um tripé conceitual: raça, corpo e território. As três categorias englobam os debates que constroem a ideia de diversidade e, por meio delas, temas como racismo estrutural, normatividade, gênero, capacitismo, imigração, branquitude, entre tantos outros serão discutidos para a construção de uma sociedade mais justa.

Confira a programação:

Sob o mote A Cultura e os Corpos em Movimento, na sexta-feira, 9 de abril, Jade Odara e a DJ CranMarry comandam as lives do dia. Às 17h, Amanda Palha, militante, travesti e educadora popular, e Ricardo Sfeir, modelo, creator e ativista, trocam uma ideia na live Repensar a Norma: uma Conversa Sobre Acolhimento da Diversidade. Para fechar, a cantora, compositora, poetisa e rapper, Bixarte, faz uma apresentação especial.

No mesmo dia, às 20h, a live Cultura e Representatividade: Sobre Marcadores de Opressão e Privilégios recebe Leandrinha Du Art, ativista LGBTQIA+ e PCD, e Juliana Rangel, creator e apresentadora. A rapper, atriz e ativista da causa indígena, Katú Mirim, se apresenta no final.

Com o tema Olhares Culturais Sobre a Estrutura, no sábado, 10 de abril, a apresentação fica por conta de Jade Odara, DJ CranMarry e Mackaylla Maria. Às 15h, o assunto é Tecnologia, Racismo e Cultura com Zaika dos Santos, multi-artista, cientista e divulgadora do Afrofuturismo, William "Mumu" Silva, afrofuturista, escritor e executivo de TI, e Gabriel "Machadinho", gamer e streamer. A apresentação cultural fica a cargo de Zaika e Leonardo Castilho, arte-educador, produtor cultural, poeta e ativista.

Depois, às 18h, a live Desequilíbrio de Histórias: a Desigualdade do Ponto de Vista Narrativo e Cultural será com Ketty Valêncio, bibliotecária e fundadora da livraria Africanidades, Marcelo Téo, um dos criadores da Diva Inclusive Solutions, e Luiz Marcos de França Dias, professor e líder quilombola. A humorista Cintia Rosini faz um stand up comedy para fechar o dia.

Caminhos Possíveis é o tema do último dia, domingo, 11 de abril, com Jade Odara e DJ CranMarry comandando as lives. Para começar, Diversidade Não é Cartão Postal: Cultura, Mercado e Inclusão, às 15h, com Maira Reis, palestrante LGBTQIA+ e empreendedora, Luiz Vinicius Belizário, docente, consultor e formador de gestores especializado em diversidade, e Alberto Silva, idealizador e coordenador da Casa Florescer, centro de acolhida para travestis e mulheres transexuais. A apresentação cultural será de Kitana Dreams, drag queen, surda e maquiadora.

Para fechar com chave de ouro, às 18h, Cultura, Política, Educação e Ativismo: Resistir, Demandar e Transformar com Helena Vieira, escritora, transfeminista e assessora para a Cultura da Diversidade, Carmen Silva, liderança do Movimento Sem-Teto do Centro e Leticia Barros, do Todas Fridas. O cantor e intérprete Daniel Montelles se apresenta no final.

Além disso, o Diversicon traz dois estandes virtuais que acontecem paralelos ao evento. A inscrição é 100% gratuita, feita pelo Sympla, e comporta até 100 pessoas por sala. O primeiro é um Aconselhamento Sobre Retificação de Documentos com Alexandre de Andrade, no sábado, 10, às 13h. O segundo é um Workshop de Melhores Práticas no LinkedIn com Guilherme Giannotti, a partir das 13h, no domingo, 11.

“Em um momento em que a diversidade vem tomando conta dos debates políticos e culturais de forma bastante polêmica, propomos um evento construído a partir de premissas da representatividade e dedicado a despertar empatia na sociedade. No Diversicon, a diversidade está no palco principal, junto com as responsabilidades que vêm junto com ela”, comenta Erica Arikawa, idealizadora do evento.

O projeto já nasce com uma equipe diversa, permeada pela pluralidade e focada em priorizar - entre as atrações e no staff do evento - pessoas integrantes de comunidades minorizadas. Além disso, a primeira edição do Diversicon propõe trabalho para inúmeros profissionais de eventos que estavam parados por conta da pandemia. Ao invés de fazer em um estúdio pronto, escolheram uma casa noturna que estava sem funcionar. O local é secreto e todos os participantes serão testados para coronavírus.

Serviço

Diversicon

9, 10 e 11 de abril

No Youtube Festival da Diversidade - DiversiCon

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias