Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
A HORA DA ESSÊNCIA

Padre Fábio de Melo traz lições sobre a morte em novo livro

Em novo "A hora da essência", o autor analisa a morte na perspectiva de uma paciente

segunda-feira, 05/04/2021, 19:07 - Atualizado em 05/04/2021, 19:07 - Autor: Com informações de divulgação


O padre Fábio de Melo se dedica à evangelização também por meio da arte
O padre Fábio de Melo se dedica à evangelização também por meio da arte | Kleber Alepereira/Divulgação

De pé, Ana. Deitada, Sofia. Enfermeira e paciente. Uma, inteira. A outra, aos pedaços. É a partir deste encontro que o padre Fábio de Melo mergulha em profundas reflexões sobre a morte.

O novo livro é, na verdade, uma ode à vida. Em ‘A hora da Essência’, o sacerdote analisa a importância de reconciliar-se com si mesmo e valorizar a vida antes que seja tarde demais.

“Morrer requer liturgia. Da verdade. Viver o rito que nos põe diante de nós. Caem as escamas, vedam-se os caminhos, não sobrando mais respiro para as caricaturas que criamos de nós mesmos. Morrer requer coerência. Fazer o caminho de volta, redescobrir o sabor do manancial da verdade, estar em si, inteiramente reconciliado com as escolhas que lhe tornaram quem é. (...) O resultado de quem sacrifica e celebra é a vida na essência. Nada pode ser mais realizador. Não espere a morte para conquistar tão nobre riqueza”. (A hora da essência, p. 3 )

A história começa antes mesmo de Sofia conhecer a companheira de quarto, que espontaneamente, sem mais explicações, decide dedicar parte das  férias para cuidar da paciente recém-chegada.

 

'A Hora da Essência' relata a conversa de duas mulheres, uma delas em vias de morrer
'A Hora da Essência' relata a conversa de duas mulheres, uma delas em vias de morrer Divulgação
 


Internada às pressas, a protagonista se depara com a notícia de que não irá sobreviver ao câncer, diagnosticado inicialmente no pâncreas, mas que acometeu também outros órgãos.

Após estes momentos iniciais de solidão, já com a presença da enfermeira ao lado, Sofia passa a refletir sobre o passado, emergindo boas lembranças, mas também às cicatrizes deixadas por escolhas que hoje percebe equivocadas. Após um casamento de muitos anos terminar, ela passou erroneamente a culpar o único filho, que acabou fugindo de casa.

Por conta da doença inesperada, Sofia então não teve tempo de conseguir informações sobre o paradeiro do filho, aumentando o tormento naquele que seria seu leito de morte. Neste processo, ela toma atitudes para recuperar o que havia deixado para trás e encontrar a verdadeira essência.

‘A Hora da Essência’ é um lançamento da Editora Planeta, responsável pela publicação dos outros títulos do padre Fábio de Melo.

Um dos maiores autores best-sellers do Brasil, o sacerdote se dedica à evangelização também por meio da arte, como escritor, cantor e compositor, e, ainda, como professor universitário.

 

Ficha técnica

Título: A Hora da Essência

Autor: Pe Fábio de Melo

Editora: Planeta

Páginas:  264 páginas

Preço: R$  54,90

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

Para quem vai sua torcida no BBB21?

MAISACESSADAS