plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
#BLACKTALKS

Evento debate racismo na mídia e terá Gaby Amarantos como convidada especial 

Entre os seus principais destaques estão, a jornalista Joyce Cursino e a cantora Gaby Amarantos, ambas paraenses e atuantes no enfrentamento ao racismo em seu estado e em suas carreiras. A programação conta ainda com debates, festival de curtas e sorteio de livros cujo tema principal é o enfrentamento ao racismo.

Imagem ilustrativa da notícia Evento debate racismo na mídia e terá Gaby Amarantos como convidada especial  camera Divulgação

Será realizado na próxima quarta-feira (17), das 16 às 21 horas, o evento #BlackTalks - Pensando Racismo na Mídia.

Entre os seus principais destaques estão, a jornalista Joyce Cursino e a cantora Gaby Amarantos, ambas paraenses e atuantes no enfrentamento ao racismo em seu estado e em suas carreiras. A programação conta ainda com debates, festival de curtas e sorteio de livros cujo tema principal é o enfrentamento ao racismo.

O #BlackTalks, nasceu da inquietação da professora Ana Condeixa com manchetes e matérias onde o racismo aparece velado ou não. “É preciso preparar futuros jornalistas para que façam parte da luta contra o racismo, promovendo um jornalismo antirracista. Para que vejamos menos títulos como ‘PM envolvido na morte de mulher arrastada por viatura ganha cargo no Rio´ ou textos onde uma pessoa negra seja comparada a um animal, como no texto de Bruno Marinho.

Diz o texto colega de O Globo para falar da vitória da França sobre a Croácia na final da Copa do Mundo na Rússia: ‘Pogba reagiu como um animal que escapa do cativeiro – a alegria é tanta que ele não sabe nem o que fazer em seguida, defende Condeixa.

O evento faz parte das atividades do Movimento dos 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo. Mais conhecido como 21 Dias, o movimento surgiu há cinco anos no Rio de Janeiro e é liderado pela psicóloga Luciene Lacerda. A motivação foi o dia 21 de março de 1960 quando o Apartheid, o regime racista na África do Sul, assassinou 69 pessoas e feriu 186, em brutal repressão, conhecida como “Massacre de Shaperville”. Nessa data cerca de 5.000 pessoas faziam um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que na época, obrigava os negros a portarem um cartão que indicava os locais onde era permitida sua circulação.

O #BlackTalks - Pensando Racismo na Mídia será transmitido no Youtube do Jornalismo Unifesspa. Os participantes ganharão certificado e 10horas complementares. Atenção! A cada nova atividade, uma lista de chamada será passada. Ganha 10horas, que assistir todas as atividades. As inscrições devem ser feitas no link https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/PRM.

PROGRAMAÇÃO

16horas - Abertura do evento

Ana Condeixa(FACOM)

Luciene Lacerda(Movimento dos 21 Dias)

16h15min - Exibição de curtas metragens

17horas - “Rompendo o pacto racista: colocando a branquitude em questão”

Palestrante - Carla Siqueira - Jornalista, professora do departamento de Comunicação da PUC-Rio e doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio.

18horas - Racismo linguístico na atuação de jornalistas

Palestrante - Gabriel Nascimento - Autor do livro "Racismo Linguístico", Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB).

19horas - É possível fazer um jornalismo antirracista? - Debate

Debatedor - Caio Alex - Jornalista com 25 anos de carreira, passou por várias tv e rádios do Rio.. Atualmente, é repórter e apresentador substituto do SBT RIO e SBT CIDADE.

Debatedora - Marcele Setúbal - Iniciou sua carreira como repórter da rádio BandNews FM Rio. Na TV Bandeirantes Rio, fez reportagens de abrangência local e nacional.

20horas - Criatividade e empreendedorismo no enfrentamento ao racismo no mercado de trabalho - Mesa Redonda

Participante 1 - Joyce Cursino - jornalista há 10 anos, começou sua carreira aos 15 anos.

Participante 2 - Cláudia Nonato - Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. É professora convidada do CELACC/USP (disciplina Mídia e representações sociais da diversidade), vice coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP) e editora executiva da revista Comunicação & Educação (ECA/USP).

Encerramento - Participação Especial - Gaby Amarantos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias