plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LITERATURA

Perfil de paraense no Instagram estimula a leitura; conheça!

Com resenhas semanais, perfil no Instagram criado por paraense quer estimular hábito da leitura

Imagem ilustrativa da notícia Perfil de paraense no Instagram estimula a leitura; conheça! camera Reprodução/Instagram

A quinta edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” indicou que a quantidade de leitores no país caiu de 56% em 2015 para 52% em 2019, ou seja, estamos perdendo leitores. Dedicado a avaliar o comportamento do leitor brasileiro, o estudo é feito pelo Instituto Pró-Livro (IPL) a cada quatro anos, desde 2007, e busca contribuir para o estabelecimento de políticas públicas que estimulem o hábito da leitura. Mas como incentivar esse brasileiro a ler mais ou criar esse hábito? Cada um pode dar sua parcela de contribuição, e o perfil Café na Biblioteca, no Instagram, que tem à frente a advogada e doutoranda em Direito do Trabalho pela USP, a paraense Priscila Kuhl Zoghbi, surge exatamente com esse propósito: incentivar o hábito da leitura e trocar experiências.

“Eu sempre gostei muito de ler e sempre fui a pessoa que gosta de sugerir livros. Então, resolvi fazer um perfil no Instagram para incentivar o hábito e indicar livros, esse é meu objetivo. Como as livrarias físicas estão cada vez mais escassas, sentimos falta da figura do livreiro, que é quem te ajuda em uma livraria”, diz Priscila, que tenta postar pelo menos duas resenhas por semana, além de fazer relação entre os livros, indicando a vantagem de cada edição.

“Além disso, eu criei um grupo de leitura chamado ‘Lemos Mulheres’, no qual só escolhemos estudar apenas livros escritos por mulheres. Nós reunimos virtualmente para discutir e eventualmente consigo que a autora também faça parte. Por exemplo, dia 20 o livro escolhido será o ‘Peso do Pássaro Morto’ e a autora Aline Bei estará presente. Em julho, teremos outra autora confirmada, Natália Timerman, que escreveu ‘Copo Vazio’, e em agosto outra, vencedora do Jabuti, Natália Polesso”, adianta Priscila.

No grupo participam homens e mulheres, mas a prioridade é para a participação feminina e Priscila logo adianta que o projeto não é só seu, e sim de todas que participam e buscam fomentar a troca de experiências. “É muito gostoso! Por ser dialético, tanto o grupo quanto o Instagram ajudam na minha própria formação como leitora. A troca é o mais importante”, diz Priscila sobre o retorno das pessoas sobre o projeto.

Este era um desejo antigo da advogada, mas que ganhou força nesse momento de pandemia. E como ela descreve sua relação com a leitura como uma dependência e que faz parte da sua formação, que é continua, era inevitável colocar em prática esse desejo de incentivar a leitura.

“Então, eu gosto de indicações. Por isso a troca é fundamental. Busco também os livros que marcaram a vida de cada autor, não apenas no sentido da obra mais conhecida dele, mas também na obra de outro autor que o marcou”, confessa ela, que considera o ato de ler como uma escolha.

“Tem que analisar com cuidado a obra que você vai escolher. Sempre pergunto ‘quando foi a última vez que você leu um livro escrito por uma mulher?’ Claro que ler não tem que ser uma obrigação. É fundamental que seja prazeroso. Mas assim como qualquer conteúdo, devemos ter atenção no que estamos ‘consumindo’”, pontua ela.

Clássicos como “Dom Casmurro” e contemporâneos como “A Imensidão Íntima dos Carneiros”, ganhador do prêmio Jabuti, já estão no perfil para o deleite dos leitores vorazes de plantão. “No Dia da Mulher, por exemplo, eu não fiz resenha, mas citei cinco autoras contemporâneas muito talentosas”, finaliza Priscila.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias