Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$
FESTIVAL ONLINE

Psica tem arte do som ao grafite

Festival “Psica Live e Painting” apresenta nesta sexta as várias vertentes da black music

sexta-feira, 19/02/2021, 20:43 - Atualizado em 19/02/2021, 20:43 - Autor: Laís Azevedo/Diário do Pará


| Divulgação

Voltado à cultura urbana e periférica, a segunda semana do festival “Psica Live & Painting” começa nesta sexta-feira (19), com o DJ Morcegão, acompanhado das MCs Íra, Ruth Clark e Yasmin Oss, em uma apresentação online, através da “TV Psica”, no Youtube. O set list vai do rap ao reggaeton e outras vertentes do estilo conhecido como black music. “Vou mostrar um pouco do que eu toco na noite, voltado para o hip hop, o rap, e dentro desse contexto, vamos ter essas três convidadas que fazem rap em Belém”, comenta Morcegão. 

As três artistas são novos e promissores nomes da cultura hip-hop em Belém, especialmente Ruth Clark que já foi destaque no caderno Você, com trabalhos lançados on-line. “No meio do desenrolar da live, elas vão entrando e eu vou sendo DJ, soltando as batidas para a apresentação delas. Eu já toquei com Ruth Clark; e conheci a MC Íra quando ela fez oficina de DJ comigo no Curro Velho. A expectativa para o Psica é das melhores”, diz o DJ, que já soltou em rede social um trecho de sua performance solo, com boa repercussão entre o público. 

Outro destaque da programação são quatro videoaulas mostrando o processo de criação do beatmaker e produtor paraense Navi Beatz. Ele compartilha desde a criação e gravação de beats até a fase de mixagem, tudo disponibilizado nesta segunda-feira (22), 14h, na TV Psica. “Vou mostrar meu processo criativo para a construção de música, gravação e o tratamento de voz. São vídeos de 10 minutos mais ou menos, começando pelo mais básico do programa, mostrando as principais funções”, adianta o beatmaker. 

Trabalhando em seu próprio home studio, ele pontua que a ideia dos vídeos passa também por isso, “em como a gente consegue gravar músicas do nosso próprio quarto e ter resultados positivos. Antes, você tinha que ir para um estúdio maior, mas com a tecnologia atual você consegue fazer um trabalho de qualidade”. O ponto mais avançado da aula será o quarto vídeo, em que Navi mostra como faz para gravar e mixar a voz. 

GRAFITE 

Outro destaque do final de semana é que será exibido o primeiro “Live Painting” da programação. Esta é uma forma de arte performática, na qual os artistas completam uma peça de arte visual em uma apresentação pública - neste caso, em uma transmissão on-line. Neste sábado (20), o público confere o projeto “Muros Que Falam”, com Patrick Santos, o “PTCK”, como ele assina seus grafites. Para o artista de rua e grafiteiro, esta é uma arte que nasceu para expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente sobre os menos favorecidos. “O grafite tem sido a voz das periferias e mostra, fielmente, a realidade das ruas”, pontua. 

PRÓXIMAS SEMANAS 

Ao longo das próximas semanas, mais três projetos artísticos visuais produzidos por grafiteiros serão apresentados: “Murais de Quebrada”, com o TsssRex, dia 26; “Galeria a Céu Aberto”, com o SANTO, dia 27; e o “Mural Inclusivo de Grafite Sensorial”, com a Lenu, dia 5 de março. Entrando no mês de março, haverá uma edição especial da Batalha de São Brás, dia 6, com disputa entre os MC ‘s paraenses, premiação e apresentação musical com o grupo Caruana. E dia 7 de março, será elaborado um roteiro turístico de bicicleta para que as pessoas possam ver as obras visuais dos grafiteiros convidados. Todos os projetos são financiados pela Lei Aldir Blanc. Pará e contam com o apoio do Café com Arte e da APAE.


CURTA!

Psica Live & Painting

Quando: Sexta, 18h, DJ Morcegão; sábado, “Muros Que Falam” com PTCK; e segunda, 14h, Aula com Navi Beatz; demais programações até 7 de março 

Onde acompanhar: Instagram (@psicaproducoes) e Youtube/Tv Psica 

Quanto: Gratuito

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

Para quem vai sua torcida no BBB21?

MAISACESSADAS